Durão reage à polémica do Goldman Sachs. “É-se criticado por ter cão e por não ter”

European People's Party / Wikimedia

“Falta de vergonha”. Eis como o Bloco de Esquerda reage à ida de Durão Barroso para o Banco de Investimento Goldman Sachs. O ex-presidente da Comissão Europeia reage lamentando que “é-se criticado por ter cão e por não ter”.

A Esquerda, em particular o Bloco, reagiu com críticas à contratação de Durão Barroso como novo presidente não-executivo do Goldman Sachs, considerando que atesta que “não há vergonha na elite europeia” e que a “qualidade da democracia tem ainda muito caminho para fazer” no espaço europeu.

Palavras do líder parlamentar bloquista, Pedro Filipe Soares, que diz que “termos um ex-presidente da Comissão Europeia a assumir o lugar de chairman significa, na prática, que não há vergonha na elite europeia da qual Durão Barroso faz parte”.

“Que a Goldman Sachs é um grupo económico com escolhas duvidosas, ninguém duvidava. Que tem uma fama perto de miserável, ninguém duvida”, nota o bloquista, lembrando que o Banco esteve envolvido na crise financeira e económica de 2008.

Francisco Louçã, ex-líder do BE, já tinha afirmado, num espaço de comentário na SIC Notícias, que a contratação de Durão Barroso pelo Goldman Sachs “confirma a proximidade entre as elites políticas e financeiras”.

Durão lamenta que se é “criticado por ter cão e por não ter”

Em resposta à polémica, Durão Barroso lamenta: “é-se criticado por ter cão e por não ter“.

“Se se fica na vida política é porque se vive à conta do Estado, se se vai para a vida privada é porque se está a aproveitar a experiência adquirida na política“, considera o ex-primeiro-ministro em entrevista ao semanário Expresso.

O ex-presidente da Comissão Europeia ainda lembra a experiência dos últimos anos, nomeadamente a lidar com as reformas que sucederam à crise económica de 2008, e realça a sua independência financeira como argumentos de peso para a aposta que o Goldman Sachs faz nele.

Quem não quis entrar na onda de críticas a Durão foi Marcelo Rebelo de Sousa. O Presidente da República nota que o ex-líder do PSD atinge assim, o “topo da vida empresarial”, o que “tem muito mérito” e “deve ser naturalmente reconhecido”.

Nas declarações divulgadas pela TSF, recolhidas durante a inauguração do Auditório Machado Macedo, na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova Lisboa, Marcelo considera ainda que “gosta de ver portugueses reconhecidos em lugares cimeiros dos vários domínios da actividade profissional, cívica, cultural”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. O quê? Senão fosse dramático e vergonhoso seria para rir!
    Você, Durão Barroso, é um cómico, um desavergonhado!
    O que está em causa não é o fazer a sua vida no pós carreira politica, pois todos nós portugueses percebemos e compreendemos que alguém que saia da politica ( onde poderá estar apenas alguns anos) terá de viver e, portanto,fazer a sua vida profissional, o que está em causa é, seguindo aliás o que já todos lhe conhecemos, o seu oportunismo (conhecendo o seu percurso dá bem para perceber e nem é preciso meter explicador ) em juntar-se a escumalha,como o Goldman Sachs, comprovadamente um banco de investimentos que existe e esteve na origem da crise mundial, juntamente com Lehmann Brothers ( já falido ) para arruinar países, entre eles o nosso, QUE porventura será o seu TAMBÉM!
    VOCÊ ENVERGONHA-ME COMO PORTUGUÊS. PARA MIM VOCÊ É AMERICANO OU ALEMÃO. PORTUGUÊS NÃO É DE CERTEZA!

    Estou em (pseudo) democracia mas não me autolimito no meu pensamento.
    O mundo está cheio de gente como este pilantra.
    Adoro o meu País PORTUGAL. QUERO VÊ-LO RESPEITADO! TEMOS CONDIÇÕES PARA SER UM PAÍS A SÉRIO. ONDE OS NOSSOS COMPATRIOTAS MAIS POBRES POSSAM TER UMA VIDA DIGNA E SEREM UTEIS AO PAÍS, DENTRO DAS SUAS POSSIBILIDADES, E CONTRIBUIREM (VOLTO A DIZER, DENTRO DAS SUAS POSSIBILIDADES, PORQUE NEM TODOS PODEMOS GANHAR O MESMO ). NUNCA CHEGAREMOS LÄ SENDO GOVERNADOS POR INDIVIDUOS COMO ESTE DURÃO BASSOSO. ESTE NÃO VALE MESMO NADA.

  2. o burroso está a deturpar o velho ditado popular que não foi criado para canalha do nivel dele. o ditado que se aplica a gente como ele é simplesmente ” quem já foi cão volta sempre a ser cão”.portanto se já é, não necessita adquiri-lo. e o homem do PAN não diz acerca deste abuso do bom nome do cão (animal doméstico).

  3. Ele chama-lhe “experiência”. Eu chamo-lhe contactos e favores. Vergonha? Isso não se põe. Um homem que é eleito pelo povo desrrespeita esse voto ao fim de dois anos. É óbvio que vergonha é coisa que ele não tem.

  4. Coitadinho do DR. Cherne, desejem-lhe sorte. Lembram-se de 1975? Pois é, fazia comícios a toda a hora desde a Universidade, até Almada. O que é que esperavam deste chernezito de Carrazedo-Valpaços, militante do MRPP ? Já se esqueceram das teorias e discursos do MRPP ? pois então não se queixem. Estamos hoje a colher o que plantamos nessa altura. A culpa não é dele, mas sim de todos nós. Perguntem-lhe: porque eu já lhe perguntei, se lhe custou muito a passagem do MRPP para o PSD, e vão ver como é. Por agora fico por aqui a lembrar- me do arquipélogo de ABROLHOS ( abram os olhos ).

  5. “adoro” este espirito grosseiro e destrutivo desta nossa sociedade lusa, em que a inveja e a destruição imperam acima de tudo!! Nao conseguem orgulhar-se com o sucesso e prestigio alheios mesmo que sejam compatriotas!! Ainda se Durao fosse jogador de bola…aí sim seria europeu de primeira e orgulho nacional. Nem a literacia aumentada conseguiu reverter este espirito mesquinho e maledicente!! RASCAS, RASCAS, RASCAS!!!!

    • Inteiramente de acordo com o “alguém”.
      Inveja? De quem? Deste abutre oportunista Durão Barroso?
      Sucesso? Onde? Só fez trampa e nos momentos decisivos tratou foi da vidinha dele e borrifou-se para Portugal.
      Sabe que mais? Nem devia era estar a perder o meu tempo com gente que não vê um palmo à frente do nariz..

    • Coitado!…
      A tua falta de cultura e de valores morais é que é “grosseira e destrutiva”!…
      Tu é que deves ser tão rasca, mas tão rasca, que deves ter tanto ” sucesso e prestigio” como ele!…
      Um orgulho, não haja duvida…

  6. Pois, cherne! é um bocado triste para este peixe, PIRANHA; PIRANHA, é o que ele é e a outra PIRANHA da Luisa. que o DAEH,
    se lembre principalmente dele.
    Vivam os Portugueses honestos e que trabalham, porque de facto é difícil viver com estes escroques, corruptos, vigaristas traidores,etc, etc,.

  7. A cimeira dos Açores foi o melhor investimento da tua carreira política! Mordomo do crime ainda tens umas contas para prestar à humanidade

  8. O BE e os comentários nesta notícia é que haviam de ter vergonha. Sempre a roer de inveja porque o vizinho tem mais que o próprio.

  9. Se fosse partidário do Bloco seria um grande homem, se amanhã a menina Catarina chegar a presidente da UE será uma grande mulher, para este o melhor que teria a fazer depois de ter abandonado a UE era ter voltado ao homem das cavernas, deveria ter-se instalado na serra da Estrela numa caverna de cajado na mão e tapado apenas com uma pele de ovelha e alimentado de frutos silvestres, aí sim seria um grande homem e o exemplo de um bom português!.

  10. Força, Dr. Durão Barroso! Parabéns e boa sorte!
    O que deveria ser um motivo de orgulho e satisfação para nós, todos os seus concidadãos, é, felizmente, para muito poucos, só inveja.
    Esses não vão lá, desses não vai rezar a História.

RESPONDER

Alemanha expulsa dois diplomatas russos. Rússia vai tomar medidas

Dois diplomatas russos, acusados pelo Ministério Público alemão de falta de cooperação na investigação de um homicídio, foram expulsos da Alemanha. A Rússia já reagiu e avisou que tomará medidas. Esta quarta-feira, a Alemanha expulsou "com …

Segurança Social demora quase cinco meses a pagar pensões

Em 2018, os beneficiários da Segurança Social tiveram de esperar, em média, 147 dias - cerca de cinco meses -, entre o dia que se aposentaram e o momento que começaram a receber a pensão …

Empresas fechadas e 28 mil despedimentos. Setor têxtil pode atravessar crise

Até 2025, a indústria têxtil em Portugal pode ver um terço das empresas a fecharem e 28 mil trabalhadores a serem despedidos. Este é o pior cenário equacionado no setor nos próximos anos. O setor da …

Ministério Público arquiva queixa de Aguiar-Branco contra Ana Gomes por difamação

Aguiar Branco tinha levantado um processo de difamação a Ana Gomes por declarações sobre alegadas ligações entre o seu escritório de advogados e o grupo Martifer. O Ministério Público (MP) arquivou a queixa apresentada pelo ex-ministro …

66 louvores a funcionários. Centeno é o ministro mais "agradecido" de todo o Governo

Mário Centeno e os seus secretários de Estado publicaram em Diário da República 66 louvores. O seu gabinete garante que não há qualquer significado político associado - nem mesmo uma despedida anunciada. O louvor é dado …

Os glaciares da Nova Zelândia estão a mudar de cor

À medida que o Hemisfério Sul entra no verão, acontece uma temporada catastrófica de incêndios florestais na costa leste da Austrália. Há casas destruídas, coalas a morrer e um fumo espesso que cobre o estado …

Não se irrite. Fisco vai comunicar de forma mais clara

A Autoridade Tributária e Aduaneira vai lançar um serviço de apoio e defesa ao contribuinte que usará uma linguagem mais simples e clara. A alteração é inspirada num modelo britânico. A Autoridade Tributária e Aduaneira vai …

Juiz Rui Rangel justificou ganhos com direitos de autor de programa televisivo

O juiz afirmou, perante o plenário do Conselho Superior da Magistratura, que os ganhos fora da magistratura correspondiam a direitos de autor de um programa na televisão. O juiz Rui Rangel, que foi demitido da magistratura esta …

Governo faz ultimato: empresas têm 30 dias para regularizar fundos europeus parados (ou devolver dinheiro)

O Governo vai dar 30 dias para que as empresas que têm fundos comunitários parados regularizem a situação. Findo esse período, terão de devolver o dinheiro. José Mendes, secretário de Estado do Planeamento, garantiu, em entrevista …

Pelo menos 58 mortos em naufrágio ao largo da Mauritânia

Pelo menos 58 pessoas morreram, esta quinta-feira, num naufrágio ao largo da costa da Mauritânia. Pelo menos 58 migrantes morreram num naufrágio ao largo da costa da Mauritânia, anunciou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). …