Durão apoia Guterres e diz que está mais sincero desde que saiu da política

Partido Social Democrata / Flickr

Durão Barroso

Durão Barroso

Os ex-primeiros-ministros Durão Barroso e António Guterres já estiveram em lados opostos da barricada, mas na segunda-feira à noite concordaram em quase tudo, num debate na RTP1.

Sob o mote “Que mundo é este?”, os dois ex-governantes de PSD e PS deixaram as antigas divergências políticas de lado e deram o seu testemunho na qualidade de ex-presidente da Comissão Europeia e de ex-Alto Comissário da ONU para os Refugiados, respectivamente, numa entrevista na RTP.

E Durão Barroso até manifestou o seu apoio a Guterres na corrida para o cargo de secretário-geral das Nações Unidas, considerando que tem “qualidades suficientes” para desempenhar a função.

O ex-líder social-democrata também confessou que o seu “nível de sinceridade tem aumentado todos os dias” desde que deixou o mundo da política.

“Não tenho os constrangimentos que tinha quando ocupava as funções que ocupei”, sublinha Durão Barroso.

E é com a sua sinceridade social-democrata que diz que “foi um erro a fórmula governativa seguida” em Portugal, entendendo que temos um governo minoritário “apoiado no Parlamento por forças que são contra o consenso europeu”.

E é neste ponto que António Guterres não concorda inteiramente com Durão Barroso, defendendo as suas cores socialistas e considerando que os partidos que apoiam o governo de António Costa aceitaram a sua “posição de fidelidade em relação aos compromissos europeus e atlânticos de Portugal”.

Durão Barroso ainda notou que “os governos gostam de fazer a europeização dos fracassos e a nacionalização do sucesso”. “Quando as coisas correm bem, o mérito é nosso. Quando as coisas correm mal, é de Bruxelas”, constatou.

Ideia que António Guterres corrobora, frisando ainda o “défice de solidariedade terrível entre os Estados europeus”, mas acreditando que isso “não vai por em causa a União Europeia”.

Os dois concordaram também com as ideias de que no estrangeiro ainda se vê Portugal como “um país pobre e atrasado” e que as mentalidades entre portas giram entre o “complexo de inferioridade” e a “exaltação nacionalista”.

Circunstâncias que imputam às “elites portuguesas” que “não estão à altura dos portugueses que temos”, concluiu Guterres.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …