Governo vai propor Guterres para a presidência da ONU

European Parliament / Flickr

Ex-primeiro-ministro, ex-líder do PS, o Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres

Ex-primeiro-ministro, ex-líder do PS, o antigo Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres

António Costa revelou que o Governo está já a preparar a candidatura de António Guterres para ocupar o cargo de secretário-geral da ONU em 2017.

O Governo português vai propor o nome do ex-comissário das Nações Unidas para os Refugiados para o cargo de secretário-geral da ONU, avança esta sexta-feira o Público.

“O Governo vai apresentar a candidatura de António Guterres a secretário-geral das Nações Unidas”, declarou o primeiro-ministro ao jornal.

António Costa já informou o atual Presidente da República, Cavaco Silva, desta intenção e a apresentação oficial da candidatura deverá ser feita no próximo mês de fevereiro.

Os líderes partidários com assento parlamentar também já foram informados desta decisão. Aliás, a “reunião mistério” entre Costa e Passos Coelho na semana passada terá sido por isso mesmo.

O Governo está ainda a realizar contactos internacionais e diplomáticos, com uma forte mobilização do Ministério dos Negócios Estrangeiros, para garantir apoios a esta candidatura.

De acordo com o Público, o Governo já terá assegurado que Guterres “não será vítima de veto por parte de nenhum dos cinco países membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas”, entre eles França, Inglaterra, Rússia, China e Estados Unidos.

Apesar do prestígio conseguido dentro das Nações Unidas, o antigo primeiro-ministro terá um percurso complicado para alcançar o objetivo de suceder, em 2017, ao atual secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Além de ser um “processo complexo que envolve vários equilíbrios geoestratégicos e que obedece à necessidade de os candidatos preencherem diversos critérios”, segundo o Público existem dois obstáculos principais.

Em primeiro lugar, o facto de estar praticamente assente dentro da ONU que chegou a vez de eleger uma mulher para o cargo, além do desejo de que o próximo candidato seja oriundo da Europa de Leste.

Perante esta situação, surgem já nomes de possíveis concorrentes, como é o caso das búlgaras Kristalina Georgieva, vice-presidente da Comissão Europeia, e Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

IKEA aumenta salário de entrada dos trabalhadores para 700 euros

A IKEA aumentou o salário de entrada para trabalhadores a tempo inteiro de 650 euros para 700 euros brutos mensais, acima do salário mínimo nacional (635 euros), anunciou hoje a cadeia de venda de mobiliário. Em …

Mortes nos Comandos. Recruta diz que colocaram um cateter em Hugo Abreu já depois de estar morto

Rodrigo Silvano, o último recruta no curso 127 de Comandos a sair da tenda de enfermaria onde morreu Hugo Abreu no primeiro dia da Prova Zero, relatou ao tribunal que viu o enfermeiro do INEM …

Rafa inegociável. Benfica só vende por 80 milhões de euros

Rafa é inegociável. O Benfica só deixar sair o extremo de 26 anos pelo valor da sua cláusula de rescisão, que está fixada nos 80 milhões de euros. A notícia é avançada esta sexta-feira pelo Correio …

França é esta sexta-feira novamente palco de greve geral contra reforma das pensões

Os sindicatos franceses voltam à rua no 51.º dia de greve contra a reforma das pensões que é apresentada esta sexta-feira no Conselho de Ministros. Durante esta sexta-feira, não se espera o nível de paralisação …

Marcelo nada diz sobre eventual candidatura de Ana Gomes à Presidência da República

O Presidente da República recusou esta quinta-feira comentar, em Israel, uma possível candidatura presidencial da ex-eurodeputada do PS Ana Gomes. "Eu não faço comentários sobre a vida política portuguesa", justificou Marcelo Rebelo de Sousa, quando questionado …

Defeito nos travões força Metro do Porto a andar devagar. Falha foi detetada há um ano

O descarrilamento de um metro na estação de Campanhã foi provocado por um defeito nos patins eletromagnéticos. A avaria afeta vários veículos da frota do Metro do Porto. No passado dia 2 de janeiro, uma falha …

Soares da Costa acusada de ajudar hotel-fantasma a "sacar" 1,2 milhões de euros ao Estado

A Soares da Costa e dois ex-responsáveis de um dos maiores grupos de construção civil portugueses estão acusados de fraude e de branqueamento de capitais num processo judicial que envolve um hotel-fantasma, que nunca foi …

Chega vai organizar angariação de fundos para a pediatria do S. João (mas hospital não sabe de nada)

O partido Chega, liderado por André Ventura, vai realizar um jantar no Mercado Ferreira Borges, no Porto, esta sexta-feira, e anunciou que parte da receita reverte para o serviço de Oncologia Pediátrica do S. João. …

Isabel dos Santos também sai da Efacec. Era "o negócio mais vulnerável" da empresária em Portugal

A Efacec anunciou, nesta sexta-feira, que Isabel dos Santos decidiu "sair da estrutura accionista" da empresa, "com efeitos definitivos". Uma decisão que surge no âmbito do "Luanda Leaks" que implica a empresária no desvio de …

Há pessoas a fingir serem funcionários da Segurança Social

A Segurança Social está a alertar para situações de fraude e roubo por pessoas que se fazem passar por funcionários que prometem prémios. Esta sexta-feira, o Instituto da Segurança Social alertou para situações de fraude e …