Donald Trump vai ao México falar com o presidente Peña Nieto

donaldjtrump.com

O milionário e candidato republicano às eleições norte-americanas, Donald Trump

O milionário e candidato republicano às eleições norte-americanas, Donald Trump

O candidato republicano anunciou que vai ao México, esta quarta-feira, para se encontrar com o presidente Enrique Peña Nieto, antes do discurso do candidato à Casa Branca sobre imigração, no Arizona.

“Aceitei o convite do presidente Enrique Peña Nieto, do México, e estou muito ansioso para me encontrar com ele”, escreveu Trump na sua conta do Twitter.

O gabinete presidencial mexicano também confirmou a visita de Donald Trump, escrevendo no Twitter, em espanhol, que o magnata de Nova Iorque “aceitou o convite e vai encontrar-se com o presidente”.

Na passada sexta-feira, Peña Nieto enviou convites aos dois candidatos, que foram recebidos em “bons termos pelas suas respetivas equipas de campanha”.

“Gostaria eventualmente de dialogar com os dois candidatos, porque creio que é importante. Ouvi diferentes argumentos, o que disseram nos discursos, e parece-me que há uma visão distorcida do que realmente significa a relação entre o México e os Estados Unidos”, sustentou o presidente.

Ao longo da campanha, Trump tem lançado vários ataques aos imigrantes mexicanos que cruzam ilegalmente a fronteira para os Estados Unidos – descrevendo-os como “traficantes de droga e violadores” – e já prometeu severas medidas anti-imigração, incluindo deportações em massa.

O candidato republicano prometeu ainda que, caso seja eleito para a presidência dos EUA, irá mandar construir um muro na fronteira entre os dois países, que será pago pelo Governo mexicano – mas Peña Nieto disse que não havia nenhuma possibilidade de isso acontecer.

Apesar das dificuldades logísticas e de segurança, o encontro pode representar uma oportunidade política para Trump, que tem dado sinais de querer suavizar o seu discurso anti-imigração.

Depois de ter garantido que iria deportar os 11 milhões de imigrantes que estão no país sem documentos, o candidato do Partido Republicano alterou o discurso e agora diz que só quer deportar os “maus” – uma nova estratégia que incomodou alguns dos seus apoiantes.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Pescadores indonésios podem ter encontrado a mitológica "Ilha do Ouro"

Pescadores indonésios encontraram um tesouro que pode revelar a localização da mitológica "Ilha do Ouro", cujos governantes acumularam riquezas lendárias. O Império Serivijaia foi um antigo império malaio da ilha de Sumatra, no sudeste asiático, com …

Otamendi e Vertonghen disputam a bola com Lewandowski

UEFA: como é que o Benfica travou o Bayern durante 70 minutos?

Agressividade, coragem e pressão alta: a análise do painel da UEFA à derrota do Benfica contra o campeão alemão. O jogo acabou com uma derrota clara, por 0-4, mas durante a maioria do duelo o Benfica …

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, em conferência de imprensa

À 25.ª hora, não se esperam golpes de magia. O fim do que restava da geringonça está praticamente consumado

A corda já não estica: nem para o lado do Governo, nem para a outrora enamorada esquerda. Todos batem o pé na reta finalíssima e a vigésima quinta hora não parece trazer novidades. "Tudo tem um …

Segundo mandado de detenção de Rendeiro poderá ser anulado

O ex-líder do Banco Privado Português (BPP) tem dois mandados de captura internacional, sendo que um deles pode vir a ser anulado. Segundo o jornal online Observador, foi o próprio Ministério Público (MP) que pediu ao …

Novo estudo mostra de que forma a covid-19 pode danificar as células cerebrais

O estudo é a primeiro a demonstrar de que forma o vírus SARS-CoV-2 pode atingir diretamente as células do cérebro. Os investigadores descobriram que as células vasculares que compõem a barreira hematoencefálica podem ser destruídas pelo …

E se o Orçamento chumbar? Costa não se demite - e o Governo ainda pode aprovar “diplomas fundamentais”

O primeiro-ministro já esclareceu que não tenciona demitir-se em caso de chumbo do Orçamento do Estado 2022, mas a sua governação ficará limitada. Na possibilidade de haver um chumbo do Orçamento do Estado, Marcelo Rebelo de …

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro

YouTube suspende conta de Bolsonaro por desinformação

Presidente do Brasil é já reincidente na divulgação de notícias falsas sobre a pandemia (tendo já sido alertado antes), pelo que a plataforma avançou de imediato para a suspensão dos seus canais oficiais. O Youtube suspendeu …

Conselho de Ministros acabou em silêncio. Governo só fala esta terça-feira, no Parlamento

Conselho de Ministros extraordinário convocado por António Costa após ser conhecido o sentido de voto do PCP relativamente ao Orçamento do Estado para 2022 durou mais de duas horas, mas terminou sem declarações oficiais. O primeiro-ministro …

Descobertos antigos vestígios de vida envoltos em rubi com 2,5 mil milhões de anos

Um equipa de investigadores da Universidade de Waterloo descobriu resíduo de carbono que já foi uma vida antiga. Estava envolto num rubi com 2,5 mil milhões de anos. Ao analisar algumas das pedras preciosas coloridas mais …

O Sistema Solar pode estar cercado por um túnel magnético

O Sistema Solar pode estar rodeado por um túnel magnético. Cientistas sugerem que as estruturas brilhantes, em lados opostos do céu, estejam interligadas à nossa volta, a 350 anos-luz de distância. Jennifer West, investigadora do Instituto …