Donald Trump exige que o seu nome apareça nos cheques de apoio financeiro

Chris Kleponis / EPA

O Presidente norte-americano exigiu que o seu nome aparecesse nos cheques de apoio financeiro que vão ser entregues a milhões de norte-americanos para atenuar o impacto da crise provocada pela pandemia de covid-19.

De acordo com a rádio TSF, que cita o jornal Washington Post, a ordem, que exige que o nome de Donald Trump apareça nos cheques de 1200 dólares (1095 euros) que vão ser entregues a milhões de norte-americanos, foi dada pelo Departamento do Tesouro.

Esta será a primeira vez que os cheques deste departamento norte-americano aparecem com o nome de um Presidente e, graças a esta exigência, a entrega deste estímulo económico poderá atrasar, uma vez que foi necessário fazer mudanças informáticas.

Contudo, um representante do Departamento do Tesouro garantiu que não há qualquer atraso e que os primeiros pagamentos deverão ser emitidos no início da próxima semana, cita o jornal online Observador.

Funcionários do Governo disseram ao jornal norte-americano que o chefe de Estado chegou a sugerir que os cheques tivessem mesmo a sua assinatura, mas o procedimento não é sequer legal.

Ao todo, 150 milhões de norte-americanos vão receber este apoio do Governo. Os cheques destinam-se, na sua maioria, a famílias com poucos rendimentos, que vão receber o dinheiro até setembro.

Segundo o semanário Expresso, a exigência do Presidente republicano já deu aso a críticas, com muitos a considerar que está a fazer um aproveitamento político de um departamento do Estado.

Na terça-feira, Trump também foi muito criticado por ter anunciado que ia cortar o financiamento à Organização Mundial de Saúde (OMS), justificando a decisão com a “má gestão” da pandemia de covid-19 pela agência da ONU.

Os Estados Unidos registam já 27.085 óbitos e 614.482 infetados, sendo o país mais afetado em termos de mortes e de casos.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Isso é que é gozar à grande com os necessitados, e sobretudo com a dita Democracia. Pessoalmente não viria mal nenhum que os cheques fossem identificados com o Nome Trump, na condição que o cacau saísse do bolso dele, o que está claro, não é o caso !……

  2. E viva o Acacio Trampaso .
    Devia ir fazer-lhe companhia , se é assim , se acha bem o que se está a passar com o povo americano, que se calhar , aqueles que mais estão a sofrer , até nem serão os mais apoiantes .
    Cuide-se !! E escreva ao tramp , pode ser que lhe arranje , trabalho , mas não volte
    Cuidem-se

RESPONDER

"Nenhuma era apenas um número". NYT dedica toda a primeira página a mil vítimas da pandemia

Mil nomes de pessoas numa primeira página. O jornal norte-americano The New York Times dedicou a primeira página da edição deste domingo a mil vítimas mortais da pandemia de covid-19, para assinalar a iminente passagem …

A economia é a vítima colateral da estratégia singular da Suécia

A Suécia deixou nas mãos dos cidadãos a responsabilidade pela sua saúde e a abordagem relaxada do país em relação à pandemia de covid-19 trouxe resultados negativos. O Governo sueco não impôs um confinamento à população …

Polícia de Hong Kong detém 180 manifestantes. E elogia lei da segurança nacional

A polícia de Hong Kong elogiou a lei da segurança nacional chinesa, horas depois de ter detido pelo menos 180 manifestantes que protestaram, este domingo, contra a legislação anunciada por Pequim. O comissário da polícia, Tang Ping-keung, …

Pinto da Costa recandidata-se a "pensar nas dificuldades do presente"

Pinto da Costa admitiu, este domingo, no lançamento do site oficial da recandidatura à presidência do FC Porto, que vai a eleições "a pensar nas dificuldades tremendas do presente". No site oficial da sua candidatura, Pinto …

Abraços e apertos de mão. Bolsonaro junta-se a manifestação sem distanciamento social

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, participou, este domingo, em mais uma manifestação sem respeitar as regras de distanciamento social. A manifestação decorrer na Praça dos Três Poderes, em Brasília. De acordo com o jornal Público, …

"Relativamente rápido". Centeno acredita que países europeus vão recuperar da crise até ao fim de 2022

O ministro das Finanças português e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, acredita que a União Europeia vai conseguir ultrapassar a crise económica provocada pela pandemia de covid-19 de forma "relativamente rápida". Em entrevista ao jornal alemão …

Florentino congelado, Jota (e mais dois) na porta de saída. Mercado já mexe na Luz

Apesar da pandemia, que paralisou quase todas as competições europeias e que deverá atrasar a janela de transferência no futebol, o mercado já mexe na Luz. A imprensa desportiva dá conta nesta segunda-feira que Florentino …

Cova da Piedade abandona direção da Liga e convida Proença a demitir-se

O Cova da Piedade juntou-se ao Benfica na decisão de abandonar a direção da Liga de clubes e convidou Pedro Proença a demitir-se da presidência do organismo. Em comunicado, o Cova da Piedade justifica a decisão …

Milhares foram a banhos este domingo. Só nas praias da Caparica estiveram mais de 180 mil pessoas

As elevadas temperaturas que se fizeram sentir neste domingo levaram milhares de portugueses à praias. Só na Costa da Caparica, no concelho de Almada, mais de 180 mil pessoas foram a banhos. Entre as 9 e …

"Há outras prioridades". Ana Gomes está a refletir sem "pressa" sobre eventual candidatura a Belém

No espaço de comentário da SIC Notícias, a ex-eurodeputada Ana Gomes disse que ainda está a "refletir" sobre uma eventual candidatura à Presidência da República. Ana Gomes ainda não tomou uma decisão sobre uma possível candidatura …