Donald Trump e Kim Jong-un estão apaixonados (e trocam cartas de amor)

Kevin Lim / The Straits Times / EPA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o Presidente dos EUA, Donald Trump, na cimeira de Singapura

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou este sábado que ele próprio e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, “se apaixonaram”. Trump revelou ainda que a relação com o norte-coreano é estimulada por “cartas bonitas” que recebe de Kim Jong-un.

Depois de anos de costas voltadas, de trocas de insultos e de ameaças, o presidente norte-americano, Donald Trump, elevou a um novo patamar o seu recente entusiasmo pelo líder norte-coreano Kim Jong-un.

Após uma troca de cartas entre os dois líderes, “nós apaixonámo-nos“, afirmou este sábado Donald Trump, durante um comício, arrancando tantos aplausos quantos sorrisos incrédulos entre os seus apoiantes. Trump prosseguiu o seu discurso revelando que, na passada quarta-feira, recebeu uma “carta extraordinária” de Kim.

Eu gosto dele, ele gosta de mim“, disse Trump. “Apaixonámo-nos, ok? Não, a sério, ele escreveu cartas lindíssimas e são excelentes cartas“.

O presidente norte-americano adiantou que “já estava à espera” que os comentadores políticos lhe chamassem “não presidencial” por mostrar simpatia por Kim Jong-un, mas mostrou-se optimista sobre a realização de uma eventual segunda cimeira entre os dois líderes “bastante rapidamente”.

Apesar do aparente caso de amor entre os líderes dos dois países, a Coreia do Norte não cumpre as exigências dos EUA de revelar o inventário completo do seu programa de armas nucleares e de tomar medidas irreversíveis para desistir do seu arsenal, e reclama das sanções contra o país – impostas pelo próprio Trump.

Donald Trump e Kim Jong-un afirmam querer cooperar pela desnuclearização da Península Coreana, tendo realizado uma cimeira histórica no início deste ano, em Singapura, para discutir a ideia. Na sequência da cimeira, Trump e Kim Jong-un assinaram um acordo histórico e prometeram ao mundo “uma grande mudança”.

Nos meses que antecederam o encontro, os dois líderes trocaram ameaças e insultos regularmente, enquanto a Coreia do Norte realizava uma série de testes nucleares, com o objectivo de desenvolver um míssil nuclear capaz de alcançar os Estados Unidos.

Eu estava de facto a ser duro, e ele também”, reconheceu Trump, diante de uma plateia de apoiantes em West Virginia. O ano passado, na mesma tribuna, o presidente norte-americano tinha feito duras críticas a Kim Jong-un, chegando mesmo a afirmar que os EUA estavam prontos para atacar e “destruir totalmente” a Coreia do Norte.

Abdalla All Omari / Facebook

Kim Jong-un. De “Rocket Man” a “Fantastic Man” em menos de um ano

Donald Trump parece agora ter deitado para trás das costas os desentendimentos com Kim Jong-un. Na segunda-feira passada, durante a Assembleia Geral da ONU, o presidente norte-americano chamou “fantástico” ao homem forte da Coreia do Norte, acusado pela ONU e vários países de abusos generalizados contra os direitos humanos.

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. “Puxão de orelhas” extraterrestre, meteu-os na linha….

    Respeitinho e sensatez continuam válidos na ÉTICA Cósmica!!

    Há leis Universais para serem cumpridas por TODOS!!!

RESPONDER

Nasceu o SeeArch, uma espécie de colete salva-vidas para resgates em mar aberto

Se uma pessoa se separar da sua embarcação em mar aberto, permanecer à tona não é o único desafio. Ser visto pelos salvadores é uma missão importante que o novo SeeArch, usável e insuflável, vai …

Há 127 concelhos que vão manter os limites no fim de semana. Saiba quais

Os concelhos que mantém risco muito elevado e extremamente elevado terão de manter até dia 23 deste mês as atuais restrições, incluindo de limitação de circulação ao fim de semana. Houve 27 concelhos que saíram …

Piscina mais profunda do mundo inaugurada na Polónia

Com 45 metros de profundidade, a piscina Deepspot foi recentemente inaugurada na Polónia. Vai servir de zona de treino para mergulhadores, bombeiros e forças armadas. A piscina mais profunda do mundo foi inaugurada esta semana em …

Mais 6087 novos casos de covid-19 em Portugal. Este é o maior número da semana

Portugal registou este sábado 6087 novos casos e 73 mortes por covid-19. No total, mais de 318 mil pessoas já foram infetadas com o novo coronavírus e 4876 morreram. Nas últimas 24 horas, mais 6165 …

Sedada e com um capuz sobre os olhos, a girafa Asiwa foi resgatada de uma ilha no Quénia

Conservacionistas, autoridades do Governo e membros da comunidade local uniram-se para resgatar oito girafas numa ilha no Quénia. A população de girafas em África tem diminuído nas últimas décadas devido à perda de habitat e à …

Governo mantém restrições. Exceções no Natal, mas no Ano Novo volta a ser proibida a circulação entre concelhos

António Costa falou hoje ao país para anunciar as novas medidas para a quadra festiva. O primeiro-ministro revelou que no Natal as medidas serão aliviadas, como já se esperava, porém voltam a apertar no Ano …

Joe Biden está a planear uma tomada de posse em versão reduzida. Trump pode não marcar presença

A pouco mais de um mês de tomar posse como Presidente dos EUA, Joe Biden anunciou que está a planear reduzir a dimensão da cerimónia para garantir a segurança devido à pandemia. Segundo o Público, Joe …

O Peru enfrenta o maior desafio político desde a ditadura de Fujimori. A responsabilidade está nas mãos de Sagasti

O novo presidente do Peru assumiu o cargo em 17 de novembro em circunstâncias nada desejáveis. O país, que até ao ano passado vinha a ser apontado como um exemplo na área económica, enfrenta agora …

Três anti-histamínicos mostram eficácia a inibir infeção pelo coronavírus

Três medicamentos anti-histamínicos mostraram alguma eficácia a inibir a infeção de células pelo novo coronavírus responsável pela covid-19, segundo os resultados preliminares de um estudo da Universidade da Florida divulgado na sexta-feira. As descobertas sobre os …

"Criminoso, cruel e traiçoeiro”. Sobrinha de Donald Trump diz que tio devia ser preso

A sobrinha do atual Presidente dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump, referiu que o tio é “criminoso, cruel e traiçoeiro”, por isso, deveria enfrentar a justiça norte-americana, depois de todos os escândalos que o …