/

Coreia do Norte no centro dos discursos na ONU. “Estamos prontos a atacar”

6

Andrew Gombert / EPA

Donald Trump nas Nações Unidas

Durante a Assembleia-geral das Nações Unidas, Donald Trump diz que os Estados Unidos estão prontos para “destruir totalmente” a Coreia do Norte. António Guterres, no seu primeiro discurso como secretário-geral da ONU também abordou o assunto para avisar que “conversa inflamável pode conduzir a mal entendidos fatais”.

“Estamos prontos, dispostos e aptos a atacar, mas esperamos que não seja necessário. Vamos ver como se saem”. Foi assim que Donald Trump abordou o assunto Coreia do Norte no seu discurso na tarde desta terça-feira, na Assembleia-geral das Nações Unidas.

No seu primeiro discurso na 72ª Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, Trump falou sobre a ameaça de “países erráticos” e mencionou também o Irão e a Síria.

O presidente norte americano puxou o humor para o seu discurso, ao apelidar Kim Jong-un, o líder norte coreano, de “rocket man” (homem foguete, em português). De acordo com a BBC, Trump acredita também que os lançamentos de mísseis que Kim tem executado são uma “missão suicida”.

Os testes de bombas e mísseis feitos pela Coreia do Norte nas últimas semanas, têm sido alvo de críticas da comunidade internacional e têm desafiado os Estados Unidos, as sanções da ONU e até os pedidos da China, o seu principal aliado.

Trump afirmou que países de culturas e valores diferentes devem ser capazes de conviver como nações soberanas, mas também criticou duramente o Irão, uma “ditadura corrupta que exporta violência, sangue e caos”, segundo o presidente norte americano.

Trump pediu que o Teerão deixasse de “apoiar grupos terroristas” e disse que os EUA podem desistir do acordo feito com o Irão durante o governo Obama caso o país continue o desenvolvimento de um programa nuclear. “Este foi o pior acordo em que os Estados Unidos já entraram. Francamente, é uma vergonha e vocês ainda vão ouvir falar muito disso”.

Quem também não esqueceu a crescente tensão que se vive a nível mundial devido às ameaças da Coreia do Norte foi António Guterres. O secretário-geral da ONU alertou que a ameaça nuclear está “ao nível mais alto desde a Guerra Fria” e avisou as partes envolvidas na crise da Coreia do Norte que “conversa inflamável pode conduzir a mal-entendidos fatais”.

“As ansiedades globais sobre armas nucleares estão ao nível mais alto desde a Guerra Fria”, disse Guterres no seu primeiro discurso como secretário-geral da ONU durante a Assembleia-Geral da organização.

Sobre a Coreia do Norte, disse que o uso das armas nucleares é “impensável”, mas que o medo “não é abstrato”. Sublinhou que “apenas a unidade pode conduzir à desnuclearização da Península da Coreia e criar uma oportunidade para uma relação diplomática que resolva a crise”.

“O nosso mundo está em problemas. As pessoas estão a sofrer e zangadas. Veem a insegurança a aumentar, a desigualdade a crescer, o conflito a espalhar-se e o clima a mudar. Somos um mundo em pedaços. Precisamos de ser um mundo em paz”, disse o secretário-geral, num discurso em que foi alternando entre inglês, francês e espanhol.

“A confiança entre os nossos países está a ser levada para baixo por aqueles que demonizam e dividem”, defendeu.

ZAP // Lusa

6 Comments

  1. Atacar!? O quê? O que havia de valor foi destruído na última guerra. O melhor que se pode fazer é desenvolver a contra-informacção. Como foi feito com a união soviética e deixar os norte coreanos resolver os seu problema com a arma da informação e do desejo de acesso às novas tecnologias.

  2. Depois vem dizer que quer a paz!!! Os eua são presentemente o eixo do mal. Como é possivel pedir ao Irão que nao apoie o terrorismo quando os eua são o país que mais fomenta, apoia, financia e arma grupos terroristas???? Será preciso falar no caso da siria??? É obvio que perante as ameaçãs que os eua fizeram na ONU (para que serve???) a CN continue o seu desenvolvimento nuclear para se poder defender de um ataque dos eua. A CN nao pode nem deve atacar primeiro, para nao ficar com o onus da culpa, e o mundo nao compreenderia essa atitude, se for atacada o caso é diferente e o mundo e principalmente a China e russia devem contra atacar imediatamente e pulverizar as grandes cidades americanas, e a NATO nao tem que se meter, dado que foi um dos seus paises a atacar e nao atacado.

    • Em teoria, acho que tem razão, só que se um desses charutos aterra por acidente no japão não adianta dizer “Ups!”. Por uma fatela sem jeito nenhum foram ao iraque e deram cabo de tudo,e provou-se que o homem de lá nada tinha a ver com torres… Serviu de muito? Alguém quis saber? Nada. Nadica de nada. Os nada-imperialistas dos usa decidiram que aquele país tinha de levar nas trombas e pronto. Lindo. Guerra é lucro e poder para alguns. Terror angaria aliados. Tipo nós.
      Os teóricos da conspiração dizem que a guerra é inevitável para impedir o colapso financeiro dos usa e o abandono puro e simples do (famigerado) petro-dollar. Será? Se calhar até é. Mas se houver, pouco vai restar para gozar. Aqui como lá. A não ser que os brinquedos novos dos usa, que o famoso “complexo” tanto quer ver em uso façam uma diferença muito inesperada. Tipo… um terremoto na CN?

      • Achei o comentário engraçado e concordo a China e a Russia não vão fazer nada. Mas mais que isso é que ao contrário do Iraque é garantido que a Coreia do Norte tem armas nucleares e pelo andar da conversa até está a pensar utiliza-las caso seja necessário. É um perigo mundial que tem que ser travado duma maneira ou de outra. Porreiro era travar de forma pacifica, se não der de forma inteligente mas isso não sei se vai dar porque se o tirano se vê entalado é bem capaz de lançar uma bomba só para ameaçar. O Trump pronto acha que é rebentar com aquilo tudo. Se isso acontecer vamos ver é o que acontece a Coreia do Sul que está mesmo ao lado.

  3. sinceramente, respeito a opinião dos outros mas não aceito, pois parece que a coreia do norte é que é a boazinha, quem começou a ameaçar, foram os americanos?, agora digam se o vosso vizinho andar a ameaçar-vos todos os dias que vos mata e a familia, que fazem depois de tantas ameaças, eu penso assim( vou matálo antes que ele me mate) pois um dia ele vai mesmo fazelo , como aconteçe com mulheres que os maridos ameaçam de morte e ninguém faz nada e um dia aconteçe, e depois coitada ele era um bandido, pois enquanto se podia ninguém evitou, e no iraque á males que vêm por bem, se o filho do vosso presidente violasse a vossa noiva que no dia de lua de mel, o tal filho disse-se aos seus guarda costas tragam-me a noiva do gajo, quero pinar com ela, coitada suisidou-se depois, abram a mente e digam sou livre pois se vivessem na coreia do norte estavam a rezar para que alguém atacasse o seu ditador

  4. Pior que os EUA iniciarem guerras é que depois não as terminam. Foi um erro atacar o Iraque mas pior que isso foi sair do Iraque. O mesmo para a guerra das Coreias. Não deviam ter saído porque foi isso que levou estes tiranos ao poder e a desenvolverem armas nucleares. O presidente George W. Bush apesar de todas as tolices que fez teve razão num aspecto que ele chamou “The Surge” que foi aumentar o número de tropas para manter a segurança do Iraque. Foi o mesmo que dizer fizemos porcaria mas agora vamos ter que terminar a porcaria que fizemos. O presidente Obama estragou completamente o plano ao retirar as tropas Americanas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.