Dona do Montepio em falência técnica com “buraco” de 107 milhões

-

Soam os alarmes em torno da Associação Mutualista Montepio Geral, a dona da Caixa Económica (o banco Montepio), que apresenta um “buraco” de 107 milhões de euros, o que exige uma recapitalização, para evitar o colapso.

O jornal Público teve acesso ao relatório da auditora KPMG que faz soar os alarmes relativamente à Associação Mutualista Montepio Geral, que detém o banco Montepio, cujas contas revelam capitais negativos, com um “buraco” financeiro de 107 milhões de euros.

“A KPMG deixa um forte alerta aos mutualistas de que a Associação Montepio Geral enfrenta um quadro crítico, de falência técnica, com necessidades de uma injecção de fundos”, aponta o Público.

O diário avança que, entre 2011 e 2015, o grupo mutualista apresenta mais de mil milhões de euros de perdas consolidadas e que, pela primeira vez em 175 anos de história, o Montepio encerrou o ano com prejuízos de quase 400 milhões de euros.

Este cenário negro vai ser discutido nesta terça-feira, na reunião do Conselho Geral da Associação Mutualista, e o Jornal de Negócios adianta que haverá quatro iniciativas em cima da mesa, com o intuito de evitar a recapitalização do banco.

Essas medidas passam pela alienação de imóveis, pela venda do crédito malparado, pela redução do risco das operações em Angola (Finibanco Angola) e em Moçambique (Banco Terra) e pela passagem a Sociedade Anónima para se conseguir uma maior margem de manobra, conforme avança o Negócios.

A reunião poderá também discutir um relatório do Banco de Portugal relativo a 2016, que foi divulgado pelo Expresso, e que aponta falhas à gestão do Montepio, realçando que a instituição apresenta “um perfil de risco de nível elevado”.

Apesar desse relatório, o Governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, garantiu que o Montepio está “estabilizado” e” em processo de reformulação” no sentido de “se transformar num pilar financeiro do terceiro sector”.

Entretanto, foi também notícia que o Conselho de Supervisão do Montepio travou um negócio suspeito de 93 milhões de euros com a empresa Martifer e que passava pela “limpeza” das contas do banco com uma participação na sociedade que detém a exploração do complexo mineiro de Aljustrel.

Note-se ainda que o ex-presidente do Montepio e actual presidente da Associação Mutualista, Tomás Correia, é suspeito de ter recebido 1,5 milhões de euros do “amigo” de Ricardo Salgado, o construtor José Guilherme, no âmbito de um empréstimo concedido pelo banco que dirigiu e pelo BES a um fundo para aquisição de terrenos.

Não há risco de “falência”

O presidente da Associação Mutualista Montepio Geral garantiu hoje que não há risco de falência da entidade e que tem atualmente recursos para fazer face às responsabilidades perante os seus associados.

“A questão mais chocante para nós foi a afirmação de uma espécie de falência relativamente a esta associação. Estamos perante uma afirmação que não corresponde à realidade e é bom que afirmemos isso com veemência, é alarmista, não ajuda o movimento mutualista, o setor financeiro português, não ajuda os portugueses e as portuguesas e não ajuda os associados e as associadas”, afirmou António Tomás Correia em conferência de imprensa, na sede da Associação Mutualista em Lisboa.

O responsável afirmou ainda que, ao final da manhã de hoje, a maior associação mutualista de Portugal tinha recursos para fazer face às responsabilidades perante os seus mais de 600 mil associados.

“O nosso balanço que rondará os 3.800 milhões de euros corresponde a responsabilidades hoje calculadas ao final da manhã de 3.100 milhões de euros perante associados”, afirmou, garantindo ainda que os ativos da Associação Mutualista, como imobiliário, estão registados em balanço “subvalorizados”.

Tomás Correia afirmou que estes cálculos “oferecem tranquilidade” e mostram a “gestão conservadora e rigorosa” que tem sido feita na Associação Mutualista.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. glu glu glu glu mais um a afogar-se … e numa realidade alternativa de uma dimensão paralela : Carlos Costa diz que Montepio está estabilizado … valha-nos S. LOL

  2. Desafio o senhor costa do BP a abrir os cofres ás TV e mostrar o ouro que supostamente temos ou se calhar deveríamos de ter acho que já nem isso temos

  3. Então e agora a culpa é da geringonça ou daqueles que administram o Banco? Já agora que apontam tantas culpas a outros esquecendo as deles deveriam vir já a terreiro esclarecer o país.

RESPONDER

Hélder Amaral: "O meu partido de sempre está a morrer"

Em declarações ao semanário Expresso, o antigo deputado do CDS-PP, Hélder Amaral, diz-se desiludido com o seu partido. O ex-deputado centrista Hélder Amaral, que foi também presidente da distrital de Viseu, não está feliz com o …

EDP antecipa pagamento a mais de mil fornecedores em Portugal e Espanha

A EDP vai antecipar o pagamento a mais de mil fornecedores, uma iniciativa que, à semelhança do que já aconteceu no último ano, irá manter-se para todos os pagamentos a fornecedores ao longo do primeiro …

Há centenas de pessoas em busca de tesouros que não existem na Índia (e a culpa é de um boato)

Moradores de pelo menos três vilas no distrito de Rajgarh, no estado indiano de Madhya Pradesh (MP), passaram a última semana à procura de um tesouro antigo que provavemente não existe. Centenas de aldeões estão a …

João Ferreira diz que Marcelo deixou jovens em situação de "vulnerabilidade" (e elogia lay-off a 100%)

João Ferreira criticou este sábado o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa por deixar os jovens em situação de "vulnerabilidade". O candidato presidencial João Ferreira afirmou, este sábado, que o Presidente da República, Marcelo …

Marisa Matias critica que apenas 1% do orçamentado seja gasto com cuidadores informais

Marisa Matias, candidata presidencial apoiada pelo Bloco de Esquerda, criticou este sábado que apenas tenha sido executado 1% da verba prevista no Orçamento do Estado para 2020 para os projetos-piloto dos cuidadores informais. Os atrasos e …

Ana Gomes considera "elucidativo" que Sócrates a ataque e elogie Marcelo

Ana Gomes, candidata às eleições presidenciais, considerou “elucidativo” que o antigo primeiro-ministro José Sócrates a tenha atacado e elogiado Marcelo Rebelo de Sousa. Questionada pelos jornalistas sobre o artigo de José Sócrates divulgado na sexta-feira, em …

Só pela profissão, professores "não são grupo de risco"

Graça Freitas reconheceu a importância dos professores "para o funcionamento do país", mas rejeitou considerá-los um grupo de risco esta sexta-feira. Os professores não são considerados um grupo de risco que deva ser integrado entre as …

João Leão infetado com covid-19

João Leão, ministro das Finanças, testou positivo à covid-19. O governante encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19. A informação foi adiantada este sábado …

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …