Dona do Montepio em falência técnica com “buraco” de 107 milhões

-

Soam os alarmes em torno da Associação Mutualista Montepio Geral, a dona da Caixa Económica (o banco Montepio), que apresenta um “buraco” de 107 milhões de euros, o que exige uma recapitalização, para evitar o colapso.

O jornal Público teve acesso ao relatório da auditora KPMG que faz soar os alarmes relativamente à Associação Mutualista Montepio Geral, que detém o banco Montepio, cujas contas revelam capitais negativos, com um “buraco” financeiro de 107 milhões de euros.

“A KPMG deixa um forte alerta aos mutualistas de que a Associação Montepio Geral enfrenta um quadro crítico, de falência técnica, com necessidades de uma injecção de fundos”, aponta o Público.

O diário avança que, entre 2011 e 2015, o grupo mutualista apresenta mais de mil milhões de euros de perdas consolidadas e que, pela primeira vez em 175 anos de história, o Montepio encerrou o ano com prejuízos de quase 400 milhões de euros.

Este cenário negro vai ser discutido nesta terça-feira, na reunião do Conselho Geral da Associação Mutualista, e o Jornal de Negócios adianta que haverá quatro iniciativas em cima da mesa, com o intuito de evitar a recapitalização do banco.

Essas medidas passam pela alienação de imóveis, pela venda do crédito malparado, pela redução do risco das operações em Angola (Finibanco Angola) e em Moçambique (Banco Terra) e pela passagem a Sociedade Anónima para se conseguir uma maior margem de manobra, conforme avança o Negócios.

A reunião poderá também discutir um relatório do Banco de Portugal relativo a 2016, que foi divulgado pelo Expresso, e que aponta falhas à gestão do Montepio, realçando que a instituição apresenta “um perfil de risco de nível elevado”.

Apesar desse relatório, o Governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, garantiu que o Montepio está “estabilizado” e” em processo de reformulação” no sentido de “se transformar num pilar financeiro do terceiro sector”.

Entretanto, foi também notícia que o Conselho de Supervisão do Montepio travou um negócio suspeito de 93 milhões de euros com a empresa Martifer e que passava pela “limpeza” das contas do banco com uma participação na sociedade que detém a exploração do complexo mineiro de Aljustrel.

Note-se ainda que o ex-presidente do Montepio e actual presidente da Associação Mutualista, Tomás Correia, é suspeito de ter recebido 1,5 milhões de euros do “amigo” de Ricardo Salgado, o construtor José Guilherme, no âmbito de um empréstimo concedido pelo banco que dirigiu e pelo BES a um fundo para aquisição de terrenos.

Não há risco de “falência”

O presidente da Associação Mutualista Montepio Geral garantiu hoje que não há risco de falência da entidade e que tem atualmente recursos para fazer face às responsabilidades perante os seus associados.

“A questão mais chocante para nós foi a afirmação de uma espécie de falência relativamente a esta associação. Estamos perante uma afirmação que não corresponde à realidade e é bom que afirmemos isso com veemência, é alarmista, não ajuda o movimento mutualista, o setor financeiro português, não ajuda os portugueses e as portuguesas e não ajuda os associados e as associadas”, afirmou António Tomás Correia em conferência de imprensa, na sede da Associação Mutualista em Lisboa.

O responsável afirmou ainda que, ao final da manhã de hoje, a maior associação mutualista de Portugal tinha recursos para fazer face às responsabilidades perante os seus mais de 600 mil associados.

“O nosso balanço que rondará os 3.800 milhões de euros corresponde a responsabilidades hoje calculadas ao final da manhã de 3.100 milhões de euros perante associados”, afirmou, garantindo ainda que os ativos da Associação Mutualista, como imobiliário, estão registados em balanço “subvalorizados”.

Tomás Correia afirmou que estes cálculos “oferecem tranquilidade” e mostram a “gestão conservadora e rigorosa” que tem sido feita na Associação Mutualista.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. glu glu glu glu mais um a afogar-se … e numa realidade alternativa de uma dimensão paralela : Carlos Costa diz que Montepio está estabilizado … valha-nos S. LOL

  2. Desafio o senhor costa do BP a abrir os cofres ás TV e mostrar o ouro que supostamente temos ou se calhar deveríamos de ter acho que já nem isso temos

  3. Então e agora a culpa é da geringonça ou daqueles que administram o Banco? Já agora que apontam tantas culpas a outros esquecendo as deles deveriam vir já a terreiro esclarecer o país.

RESPONDER

Regra para filhos de pais separados em casas alternadas divide partidos

A lei já prevê que os filhos de pais separados possam ficar em residência alternada se o tribunal assim o decidir. Porém, as regras não são claras e vai ser discutida a melhor forma de …

Helicóptero do INEM avariou durante missão. Vítima que ia socorrer acabou por morrer

Um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), localizado em Loulé, teve uma avaria a meio de uma missão de socorro, sendo obrigado a abortar a viagem que visava ajudar uma mulher de 22 …

Águas do Porto alerta para cobranças fraudulentas porta a porta

A empresa municipal Águas do Porto alertou, esta segunda-feira, para uma fraude que está a ser cometida em seu nome com falsos funcionários que tentam fazer cobranças à porta. De acordo com a Águas do Porto, …

Um terço dos universitários de Lisboa já sofreu violência sexual física

Um terço dos estudantes universitários da área metropolitana de Lisboa já foi vítima de violência sexual física pelo menos uma vez, mas são muitos poucos os que denunciam as agressões, raramente o fazendo à …

OE2020: Esquerda vai negociar "até ao último minuto". PSD não comenta eventual traição madeirense

O Governo apresentou, nesta terça-feira, na Assembleia da República, as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) aos partidos com representação parlamentar. Dos encontros, não saiu fumo branco, com o Bloco …

Turismo fez subir o custo de vida dos portugueses. Salários continuam estagnados

O crescimento do turismo em Portugal fez crescer o custo de vida dos portugueses, especialmente nos que vivem nas grandes cidades, apesar de estes continuarem com os salários estagnados, escreve o Jornal de Notícias. Entre 2013 …

Contrato público. Amazon apresenta queixa em tribunal contra Trump

A Amazon revela que os "insistentes ataques públicos e de bastidores" de Donald Trump contra Jeff Bezos causaram "pressão" que levou à perda de contrato público com o Departamento de Defesa.  A Amazon apresentou uma queixa …

Empurrões, insultos e (talvez) um murro: Sérgio Conceição e Pedro Ribeiro perderam as estribeiras no túnel do Jamor

Os treinadores de FC Porto e Belenenses, Sérgio Conceição e Pedro Ribeiro, desentenderam-se no túnel de acesso ao relvado do Estádio Nacional, ao intervalo do jogo em que as duas equipas empataram a uma bola. …

Acordo entre Rússia e Ucrânia para cessar-fogo até ao final do ano

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, chegaram na segunda-feira à noite a um acordo de cessar-fogo que deverá ter efeito até ao final do ano de 2019. "As partes …

Nova Zelândia abre investigação. Erupção do Whakaari já fez pelo menos 13 mortos

Pelo menos cinco pessoas morreram e oito continuam desaparecidas, na sequência da erupção do vulcão Whakaari, na Nova Zelândia. As autoridades afirmam que há poucas chances de terem sobrevivido. "Diria com forte convicção de que ninguém …