Dois militares constituídos arguidos no caso dos comandos

(dr) Exército Português

-

Dois militares vão ser constituídos arguidos no âmbito do caso da morte de dois comandos em setembro. Ambos terão falhado no socorro imediato aos soldados que morreram nos primeiros dias do 127º curso, Hugo Abreu e Dylan da Silva.

De acordo com a RTP, os dois militares que estavam na assistência à prova serão ouvidos em sede de interrogatório ainda esta tarde pela procuradora titular do inquérito, Cândida Vilar, no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP).

O Correio da Manhã também confirma que dois enfermeiros dos Comandos foram constituídos arguidos no caso das mortes dos militares Hugo Abreu e Dylan Silva, estando em causa a assistência prestada aos 25 feridos na tarde de 4 de setembro, no campo de tiro de Alcochete.

Depois de ter sido ouvido como testemunha o comandante do Regimento dos Comandos, Coronel Dores Moreira, semana passada, o exército fez saber que o inquérito interno feito ao caso tinha permitido identificar “indícios da prática de infração disciplinar” que resultaram na “abertura até à presente data de dois processos disciplinares“.

Até ao momento, ressalva a RTP, não há qualquer confirmação de que os dois militares alvo de processo disciplinar no interior do Exército sejam os mesmos que vão ser esta tarde constituídos arguidos no âmbito do inquérito crime.

Na sexta-feira, o programa da RTP “Sexta às 9” revelara que a investigação da PJ Militar estava praticamente concluída, faltando apenas os relatórios das autópsias aos corpos de Hugo Abreu e Dylan da Silva.

A RTP avança agora que os resultados das autópsias aos instruendos que morreram só serão enviados à procuradora responsável pelo processo no final desta semana, mas que os resultados toxicológicos, que visam determinar se os dois soldados mortos tomaram ou não substâncias proibidas, já estão prontos.

O Correio da Manhã noticia esta terça-feira que existiu erro médico na morte dos comandos.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas identificam a região com o ar mais limpo à face da Terra

Uma equipa de cientistas da Universidade Estadual do Colorado (EUA) identificou a região atmosférica que possui o ar mais limpo à face da Terra. Os especialistas, liderados pela professora Sonia Kreidenweis, descobriram que a camada limite …

Abono extra e complemento de estabilização. Governo cria dois novos apoios cumulativos para quem perdeu rendimentos

O Programa de Estabilização Económica e Social (PEES) do Governo vai incluir dois novos apoios para trabalhadores e famílias que perderam parte dos seus salários nos últimos três meses devido à pandemia de covid-19. A notícia …

Bolsonaro veta transferência de 1,5 mil milhões de euros para estados e municípios

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, vetou na quarta-feira a transferência de 8,6 mil milhões de reais (1,5 mil milhões de euros) do Fundo de Reservas Monetárias (FRM) para estados e municípios combaterem a covid-19. A decisão …

O núcleo da Terra pode esconder mais de cinco oceanos no seu interior

Um novo estudo sugere que o núcleo da Terra pode abrigar uma grande quantidade de água no seu interior. Segundo os investigadores, a quantidade pode chegar ao equivalente a cinco oceanos. Muitos estudos comprovam que, sob …

Descoberto novo tipo de matéria exótica no "coração" das estrelas de neutrões

Uma investigação levada a cabo por um grupo de cientistas da Finlândia encontrou fortes evidências da existência de matéria exótica de quarks no interior dos núcleos das maiores estrelas de neutrões. Em comunicado, os cientistas …

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …