Dois milhões com primeira dose esta terça-feira. Centros de vacinação precisam de mais 1.700 profissionais

Rungroj Yongrit / EPA

Portugal deve atingir nesta terça-feira a marca dos dois milhões de pessoas vacinadas com a primeira dose de vacina contra a covid-19, adiantou esta segunda-feira a task force responsável pelo plano de vacinação.

“Estima-se que, até dia 20 de abril, se conseguirá atingir os dois milhões de pessoas vacinadas pelo menos com uma dose”, pode ler-se numa nota de imprensa enviada à Lusa pela task force liderada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, na qual são também evidenciados as mais de 2,5 milhões de vacinas já administradas na população.

De acordo com os últimos números disponíveis, até às 23h59 de domingo tinham sido inoculadas com a primeira dose 1.933.854 pessoas, das quais 652.874 já tinham também recebido a segunda, perfazendo, assim, um total de 2.586.728 inoculações.

Segundo o ECO, Portugal administrou, em média, 25,66 doses por cada 100 habitantes com idade igual ou superior a 18 anos, o que coloca o país na 10.ª posição no ritmo de administração de vacinas ao nível da União Europeia (UE), de acordo com o site de motorização de dados Our World in Data.

Isto significa que há apenas nove países com um ritmo de administração de vacinas superior a Portugal: Malta, Hungria, Lituânia, Estónia, Áustria, Dinamarca, Espanha, Alemanha e Finlândia. No polo oposto, a Bulgária é o país da UE com um ritmo de administração de vacinas mais baixo: 9,19 doses por cada 100 habitantes.

Já sobre o processo de vacinação do pessoal docente e não docente das escolas do ensino público e privado, a task force realça as “mais de 184 mil pessoas” vacinadas no fim de semana, com o sábado a registar o recorde diário de inoculações, com cerca de 120 mil.

O comunicado adianta ainda que foram convocadas aproximadamente 189 mil pessoas através de SMS e contacto por telefone. Desta comunidade acabaram por ser excluídas as pessoas que já tinham sido vacinadas no seio de outros grupos, grávidas e anteriores infetados com covid-19.

Quanto aos docentes e auxiliares educativos que não tenham sido vacinados no fim de semana – e sejam posteriormente identificados – podem ser vacinados já a partir desta semana.

São precisos mais 1.700 profissionais

De acordo com o jornal Público, vai ser necessário contratar mais cerca de 1.700 profissionais para reforçar os centros de saúde que têm administrado vacinas contra a covid-19, para que a operação possa entrar em velocidade cruzeiro no início de maio, com a inoculação de pelo menos 100 mil pessoas por dia.

As últimas estimativas das administrações regionais de saúde (ARS) e dos agrupamentos de centros de saúde (ACES) indicam que vai ser preciso contratar mais cerca de mil enfermeiros, 140 médicos e 570 auxiliares para apoio geral nos centros de vacinação.

Para assegurar a campanha de vacinação rápida e em massa a nível nacional, será necessário um total de cerca de 500 médicos e 2.500 enfermeiros entre os que vêm dos centros de saúde e os que vão ser contratados.

Assim, é necessária mais uma centena de médicos do que se previa inicialmente e exatamente o número de enfermeiros contabilizado na primeira estimativa.

Por outro lado, as contas preliminares indicam que bastarão cerca de 850 auxiliares – menos do que se tinha calculado inicialmente (2.300).

Segundo o Ministério da Saúde, alguns dos profissionais que vão reforçar o efetivo dos centros de saúde virão do Serviço Nacional de Saúde (SNS), através de instrumentos de mobilidade ou do recurso a horas extraordinárias.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Sao precisos mais 1700 profissionais para incrementar a vacinação. Entao por isso é que ja vao despedir 60 enfermeiros do Hospital do Padre Americo… assim ja os podem contratar para os centros de saúde

RESPONDER

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: Sporting campeão (Boavista é o próximo)

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sporting-1-0-boavista-o-musical Sei que esta música já foi incluída neste espaço radiofónico. A versão foi outra mas a música era a mesma. Abriu a emissão sobre o FC Porto-Benfica, em janeiro deste ano. Porque esses eram os …

Entidade para a Transparência. Governo quer que o processo seja célere, mas leva atraso de 2 anos

O Governo quer celeridade no processo de criação e instalação da Entidade para a Transparência, um organismo que já foi aprovado há dois anos. Numa audição na Comissão da Transparência, sobre a criação e instalação da …

Jogos da última jornada da Liga NOS vão ter adeptos nas bancadas

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta quarta-feira, que os jogos da última jornada da I Liga vão poder ter público nas bancadas. "Os jogos da última jornada da Liga NOS vão ter público nas …

"Mudou radicalmente". Diretor da PJ diz que Rui Pinto está a colaborar com a Justiça

O diretor nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, enfatizou esta quarta-feira a importância da colaboração estabelecida com Rui Pinto e sublinhou que o principal arguido do processo Football Leaks "mudou radicalmente" de atitude há …

Pessoas sem-abrigo vão poder indicar autarquias como morada

Os portugueses sem endereço postal físico vão poder indicar a morada de uma autarquia, de um serviço local da Segurança Social ou de uma associação da sociedade civil sem fins lucrativos quando fazem o cartão …

Marcelo sobre festejos do Sporting: "Quem deve prevenir não conseguiu prevenir"

O Presidente da República defendeu, esta quarta-feira, que "quem deve prevenir" aglomerados de pessoas como os dos festejos do Sporting, em Lisboa, "não conseguiu prevenir", esperando que tal "não tenha custos" para a saúde pública …

Em 2040, reformas vão cair para metade em Portugal

A Comissão Europeia prevê que, até 2040, os pensionistas passem a viver com pouco mais de metade do salário que tinham. Discrepância entre os últimos rendimentos do trabalho e as pensões de reforma dos portugueses …

Bruxelas piora previsões para défice português, mas melhora as do desemprego

A Comissão Europeia piorou hoje em duas décimas as previsões para o défice português, esperando um saldo negativo das contas públicas de 4,7% este ano. Contudo, melhorou as da dívida pública em três pontos percentuais, …

Barcelona empata com o Levante e "despede-se" do título espanhol

O FC Barcelona deu hoje um gigante passo atrás na corrida ao título espanhol de futebol, ao empatar 3-3 no reduto do Levante, depois de estar a ganhar por 2-0 e 3-2, em encontro da …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: 11.05.2021

Festa verde e assunto encerrado. Sporting quebra jejum de 19 anos e volta a celebrar a conquista de um título de campeão nacional. O novo desafio de Mourinho. As finais da Champions e Liga Europa. …