Dois milhões com primeira dose esta terça-feira. Centros de vacinação precisam de mais 1.700 profissionais

Rungroj Yongrit / EPA

Portugal deve atingir nesta terça-feira a marca dos dois milhões de pessoas vacinadas com a primeira dose de vacina contra a covid-19, adiantou esta segunda-feira a task force responsável pelo plano de vacinação.

“Estima-se que, até dia 20 de abril, se conseguirá atingir os dois milhões de pessoas vacinadas pelo menos com uma dose”, pode ler-se numa nota de imprensa enviada à Lusa pela task force liderada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, na qual são também evidenciados as mais de 2,5 milhões de vacinas já administradas na população.

De acordo com os últimos números disponíveis, até às 23h59 de domingo tinham sido inoculadas com a primeira dose 1.933.854 pessoas, das quais 652.874 já tinham também recebido a segunda, perfazendo, assim, um total de 2.586.728 inoculações.

Segundo o ECO, Portugal administrou, em média, 25,66 doses por cada 100 habitantes com idade igual ou superior a 18 anos, o que coloca o país na 10.ª posição no ritmo de administração de vacinas ao nível da União Europeia (UE), de acordo com o site de motorização de dados Our World in Data.

Isto significa que há apenas nove países com um ritmo de administração de vacinas superior a Portugal: Malta, Hungria, Lituânia, Estónia, Áustria, Dinamarca, Espanha, Alemanha e Finlândia. No polo oposto, a Bulgária é o país da UE com um ritmo de administração de vacinas mais baixo: 9,19 doses por cada 100 habitantes.

Já sobre o processo de vacinação do pessoal docente e não docente das escolas do ensino público e privado, a task force realça as “mais de 184 mil pessoas” vacinadas no fim de semana, com o sábado a registar o recorde diário de inoculações, com cerca de 120 mil.

O comunicado adianta ainda que foram convocadas aproximadamente 189 mil pessoas através de SMS e contacto por telefone. Desta comunidade acabaram por ser excluídas as pessoas que já tinham sido vacinadas no seio de outros grupos, grávidas e anteriores infetados com covid-19.

Quanto aos docentes e auxiliares educativos que não tenham sido vacinados no fim de semana – e sejam posteriormente identificados – podem ser vacinados já a partir desta semana.

São precisos mais 1.700 profissionais

De acordo com o jornal Público, vai ser necessário contratar mais cerca de 1.700 profissionais para reforçar os centros de saúde que têm administrado vacinas contra a covid-19, para que a operação possa entrar em velocidade cruzeiro no início de maio, com a inoculação de pelo menos 100 mil pessoas por dia.

As últimas estimativas das administrações regionais de saúde (ARS) e dos agrupamentos de centros de saúde (ACES) indicam que vai ser preciso contratar mais cerca de mil enfermeiros, 140 médicos e 570 auxiliares para apoio geral nos centros de vacinação.

Para assegurar a campanha de vacinação rápida e em massa a nível nacional, será necessário um total de cerca de 500 médicos e 2.500 enfermeiros entre os que vêm dos centros de saúde e os que vão ser contratados.

Assim, é necessária mais uma centena de médicos do que se previa inicialmente e exatamente o número de enfermeiros contabilizado na primeira estimativa.

Por outro lado, as contas preliminares indicam que bastarão cerca de 850 auxiliares – menos do que se tinha calculado inicialmente (2.300).

Segundo o Ministério da Saúde, alguns dos profissionais que vão reforçar o efetivo dos centros de saúde virão do Serviço Nacional de Saúde (SNS), através de instrumentos de mobilidade ou do recurso a horas extraordinárias.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Sao precisos mais 1700 profissionais para incrementar a vacinação. Entao por isso é que ja vao despedir 60 enfermeiros do Hospital do Padre Americo… assim ja os podem contratar para os centros de saúde

RESPONDER

Redução nas portagens implica impacto de 160 milhões por ano, diz Governo

O Governo disse esta segunda-feira que a redução de portagens, a partir de 01 de julho, implica um impacto de 160 milhões de euros por ano e, se for considerado todo o período de concessões, …

França, Espanha e Alemanha chegam a acordo para novo sistema de combate aéreo

A França, a Espanha e a Alemanha chegaram a um acordo sobre a nova fase de desenvolvimento do Futuro Sistema de Combate Aéreo (SCAF, na sigla em francês), após negociações intensas entre os três países, …

Legionella. Empresas chegam a acordo com 57 das 58 vítimas assistentes no processo

As empresas arguidas no processo do surto de legionella que ocorreu em Vila Franca de Xira, em 2014, chegaram a acordo com 57 das 58 vítimas que se constituíram assistentes no processo. A informação foi avançada …

Plásticos do Reino Unido são enviados, despejados e queimados na Turquia

Uma investigação levada a cabo por ativistas ambientais da Greenpeace descobriu plástico do Reino Unido despejado e queimado no sul da Turquia. Os investigadores da Greenpeace, uma organização ambientalista internacional, documentaram pilhas de plástico despejadas ilegalmente …

BE apresenta projeto de lei para criminalizar "terapias de conversão" de orientação sexual

O Bloco de Esquerda (BE) apresentou um projeto de lei que prevê penas de prisão até três anos ou multas para quem promova "procedimentos que visem alterar a orientação sexual de outra pessoa, identidade ou …

Madeira suspende vacinação devido a embalagens da Pfizer com sinais de humidade

A campanha de vacinação contra a covid-19 foi interrompida esta segunda-feira na Madeira porque algumas embalagens das vacinas da Pfizer apresentaram sinais de humidade externa, anunciou o Governo Regional. “Informamos que a campanha de vacinação contra …

Catarina Martins defende presunção de inocência de Luís Monteiro e fala da "situação insustentável" de Cabrita

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou que as denúncias de violência doméstica nunca devem ser desvalorizadas, mas defendeu a presunção de inocência do deputado bloquista Luís Monteiro. Além disso, considerou a situação de Eduardo …

Dermatologistas dizem que 90% das mortes por cancro de pele podem ser evitadas

A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) alerta para o facto de 90% das mortes por cancro de pele serem evitáveis, sublinhando que os custos em tratamento para os serviços de saúde rondam os 20 …

Especialista considera possível "largar as máscaras" antes de julho. Há 85 concelhos com zero casos de covid-19

A maior parte dos concelhos em Portugal encontra-se abaixo do limiar de risco e 85 contam mesmo zero casos. Para o virologista Pedro Simas, é possível que as máscaras deixem de ser utilizadas ainda antes …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Belenenses e Santa Clara também têm direito a nota artística

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/belenenses-0-2-santa-clara-o-musical-1 - Então? Numa jornada de Benfica-Sporting e de um importante Rio Ave-FC Porto, este indivíduo aborda o Belenenses-Santa Clara neste espaço? - É verdade. Por duas razões: a primeira é que fui eleita a Miss Mundo …