/

Doença respiratória de Wuhan identificada como novo tipo de coronavírus

Jeon Heon-Kyun / EPA

Uma investigação preliminar identificou uma doença respiratória que infetou dezenas de pessoas numa cidade no centro da China como sendo um novo tipo de coronavírus, informou esta quinta-feira a imprensa estatal chinesa.

Os resultados da investigação foram avançados pela CCTV, citada pela agência Lusa, mas as autoridades de saúde chinesas ainda não confirmaram as informações.

Os coronavírus são uma espécie de vírus que causam infeções respiratórias em seres humanos e animais e são transmitidos através da tosse, espirro ou contacto físico.

Alguns destes vírus resultam apenas numa constipação, enquanto outros podem gerar doenças respiratórias mais graves, como a pneumonia atípica, ou síndrome respiratória aguda grave (SARS), que entre 2002 e 2003 matou globalmente mais de oito mil pessoas.

A investigação citada pela CCTV identifica a doença que infetou 59 pessoas na cidade de Wuhan, centro da China, como um novo coronavírus, diferente daqueles que foram identificados anteriormente.

Segundo a Comissão Municipal de Saúde de Wuhan, sete dos pacientes encontram-se em estado crítico e os restantes em condição estável. Oito receberam alta na quarta-feira, sem apresentar qualquer sintoma de pneumonia, avançou a agência noticiosa oficial Xinhua.

Os especialistas detetaram o novo coronavírus em 15 dos 59 casos de Wuhan, mas mais pesquisas serão realizadas antes de se obter uma conclusão.

Possíveis casos da mesma doença foram relatados em Hong Kong e na Coreia do Sul, envolvendo pessoas que viajaram recentemente a Wuhan. Na Coreia do Sul, uma mulher chinesa que trabalha para uma empresa sul-coreana foi diagnosticada na terça-feira com pneumonia, disseram os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças da Coreia.

Desde o final de 2019, os hospitais públicos de Hong Kong relataram 38 pacientes com febre, infeção respiratória ou sintomas de pneumonia, após visitas recentes a Wuhan. Vinte e um desses pacientes já receberam alta, informou a Autoridade Hospitalar de Hong Kong. Não foram encontrados casos graves relacionados aos de Wuhan.

Também em Macau, o diretor dos Serviços de Saúde, Lei Chin Ion, disse não ter sido registada qualquer ocorrência em Macau, que tem duas ligações aéreas diárias com Wuhan. Ainda assim, a região semiautónoma chinesa anunciou no domingo que o nível de alerta de emergência foi elevado para três para reforçar a prevenção e coordenação na resposta à pneumonia viral do centro da China.

Nos últimos anos, a MERS (síndrome respiratória do Médio Oriente), doença causada por um coronavírus com origem na Jordânia e na Arábia Saudita, em 2012, alastrou por cerca de duas dezenas de países, tendo sido relatados cerca de 2.500 casos confirmados em laboratório, e mais de 800 mortes.

Lusa //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.