/

Divulgado vídeo do presumível autor do ataque em Istambul

1

As autoridades turcas acreditam ter descoberto o autor do atentado que, na noite de passagem de ano, matou 39 pessoas numa discoteca em Istambul. Entretanto, a imprensa turca divulgou dois vídeos do suspeito antes e durante o ataque.

De acordo com as últimas informações reveladas pela polícia turca, o responsável pelo atentado na discoteca Reina, na noite de passagem de ano, será originário da Ásia Central e terá cerca de 25 anos.

A imprensa turca vai mais longe e avança o nome de Iakhe Mashrapov, um homem natural do Quirguistão, que teve treino militar na Síria com o Estado Islâmico. Além disso, divulga dois vídeos do homem feitos antes e durante o ataque.

No primeiro registo, o suspeito, que continua fugido das autoridades, filma-se a passear numa rua do centro da capital turca.

No outro vídeo, captado por uma das câmaras de vigilância da discoteca, pode ver-se os tiros disparados de forma indiscriminada pelo terrorista na entrada do bar.

O homicida terá deixado a arma para trás e conseguiu escapar porque terá fingido ser um dos civis que estava a tentar fugir de toda a confusão.

Esta segunda-feira, o Daesh reivindicou a autoria do ataque, declarando que foi um dos seus “soldados do califado”. No mesmo dia, a polícia turca deteve oito pessoas.

Hoje, a polícia deteve dois estrangeiros no aeroporto de Atatürk, em Istambul, e outras quatro pessoas que podem estar ligadas ao atentado.

39 pessoas morreram e outras 69 ficaram feridas. Cerca de dois terços das vítimas mortais são estrangeiras.

Em 2016, morreram pelo menos 180 pessoas em ataques na Turquia levados a cabo pelo Estado Islâmico e por rebeldes curdos.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.