Autor do ataque em Istambul planeou massacre na praça de Taksim

Murat Ergin / Ihlas News Agency / EPA

-

O autor confesso do atentado perpetrado numa discoteca na noite de passagem de ano em Istambul declarou que o plano inicial era cometer um massacre na praça Taksim, no centro da cidade turca, informa o jornal Hürriyet.

Abdulkadir Masharipov confessou o crime e afirmou que não pôde concretizar o plano inicial por causa das fortes medidas de segurança previstas para a noite de passagem de ano.

Masharipov declarou que “um emir do Estado Islâmico” na cidade síria de Raqa lhe deu ordem para que levasse a cabo um massacre no fim de ano no centro de Istambul.

Fui a Taksim, mas havia muitas medidas de segurança. Contactei a pessoa que me deu a ordem novamente. Disse-me que procurasse um novo alvo na região. Fui para a costa de táxi. [A discoteca] Reina pareceu adequada. Perguntei à pessoa de Raqa e [ela] aceitou”, disse Masharipov à polícia turca.

Depois de receber a referida ordem, foi até ao bairro de Zeytinburnu, onde conseguiu uma arma, a qual usou no atentado no clube Reina que vitimou 39 pessoas.

Masharipov, de 34 anos, foi detido na noite de segunda-feira pela polícia turca no bairro de Esenyurt, na periferia de Istambul. Segundo o diário Hürriyet, o autor do atentado encontrava-se junto do seu filho de quatro anos quando foi detido numa operação durante a qual não sofreu ferimentos.

Além de Abdulkadir Masharipov, que tinha sido identificado inicialmente como Iakhe Mashrapov, foram detidas outras quatro pessoas, incluindo três mulheres e um homem.

Antes de ser detido, o suspeito escapou por pouco, em três ocasiões, a rusgas levadas a cabo pela polícia. Numa das operações, foi mesmo encontrado um cigarro ainda aceso no interior da casa onde estava escondido.

Desde o ataque da noite de passagem de ano, a polícia turca deteve 20 presumíveis membros do autoproclamado Estado Islâmico, que reivindicou a autoria.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.