/

Suspeito detido por atentado em discoteca de Istambul foi talibã e da Al-Qaeda

3

Depo Photos / EPA

Abdulkadir Masharipov, autor do atentado na passagem de ano a uma discoteca em Istambul, na Turquia, que deixou 39 mortos e 65 feridos

A polícia turca deteve na noite desta segunda-feira Abdulgadir Masharipov, o presumível autor do atentado perpetrado contra a discoteca Reina na noite de passagem de ano, em Istambul, que vitimou 39 pessoas, informou a agência semi-pública turca Anadolu.

O governador de Istambul afirmou que o homem detido na segunda-feira pela polícia turca confessou o ataque. “O terrorista confessou o seu crime“, disse Vasip Sahin, aos jornalistas, identificando o suspeito como Abdulgadir Masharipov, natural do Uzbequistão.

O autor do atentado contra uma discoteca na noite de passagem de ano terá encetado o seu contacto com organizações terroristas num grupo armado do Uzbequistão. Mais tarde, ter-se-á unido aos talibãs do Afeganistão e depois à Al-Qaeda, antes de se juntar ao movimento extremista Daesh em 2013, segundo avança a estação televisiva CNNTürk.

O atentado, perpetrado no clube Reina, na Turquia, com uma arma automática, vitimou 39 pessoas. A autoria foi reivindicada pelo Daesh.

Depo Photos / EPA

Abdulkadir Masharipov, autor do atentado na passagem de ano a uma discoteca em Istambul, na Turquia, que deixou 39 mortos e 65 feridos

Abdulkadir Masharipov, de 34 anos, foi detido na noite de segunda-feira pela polícia turca no bairro de Esenyurt, na periferia de Istambul. Segundo o diário Hürriyet, o alegado autor do atentado encontrava-se junto do seu filho de quatro anos quando foi detido numa operação durante a qual não sofreu ferimentos.

Além de Abdulkadir Masharipov, que tinha sido identificado inicialmente como, Iakhe Mashrapov, foram detidas outras quatro pessoas, incluindo três mulheres e um homem.

Cerca de mil agentes analisaram 100 mil horas de gravações de câmaras de videovigilância urbanas para poder encontrar o presumível autor do atentado perpetrado contra a discoteca Reina na noite de passagem de ano.

Antes de ser detido, o suspeito escapou por pouco, em três ocasiões, a rusgas levadas a cabo pela polícia. Numa das operações, foi mesmo encontrado um cigarro ainda aceso no interior da casa onde estava escondido.

A polícia turca sabia, há três dias, do seu último paradeiro, mas limitou-se a vigiar a vivenda para apurar quem o visitava antes de lançar a operação que culminou na sua detenção na noite de segunda-feira.

O homem foi levado para esquadra central de Vatan em Istambul, enquanto prosseguem operações simultâneas contra outras células da mesma rede, segundo indicou a agência de notícias turca Anadolu.

As autoridades anunciaram uma conferência de imprensa para esta terça-feira para dar conta das informações relacionadas com a detenção.

Poucos dias depois do ataque, as forças de segurança detiveram a mulher e outros familiares do presumível autor na cidade de Konya, no centro do país.

A mulher declarou a jornal Cumhuriyet que não sabia que Masharipov pertencia ao EI e explicou que ele e a sua família chegaram a 20 de novembro, num voo procedente do Quirguistão, a Istambul, donde seguiram para Ancara e depois, a 22, para Konya, em busca de emprego.

Naquela cidade, segundo o mesmo jornal, arrendaram um estúdio por cerca de 300 dólares e adiantaram o pagamento de três meses de renda.
Masharipov terá viajado, de carro, para Istambul, a 29 de novembro, de acordo com o Cumhuriyet.

ZAP // Lusa

3 Comments

  1. A avaliar pela foto, o bicho está um bocado amassado. Deve ter levado poucas no focinho, deve. E são bem dadas, tendo em conta a dor e sofrimento que causou a tanta gente, além das vidas que tirou.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.