Dívida vencida do SNS cresceu ao ritmo de 3 milhões de euros por dia em maio

Giuseppe Lami / EPA

As dívidas por pagar há mais de 90 dias do Serviço Nacional de Saúde (SNS) aumentaram, no mês de maio, a um ritmo de três milhões de euros por dia.

A informação é avançada, esta terça-feira, pelo jornal Público, que destaca ainda os avisos do Conselho Estratégico Nacional de Saúde da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), que sublinha que em maio, mês em que o défice ascendia a quase 377 milhões de euros, se assistiu a um “inédito corte no financiamento” do SNS.

Em comunicado, o conselho consultivo da CIP acusa o Governo de estar a “asfixiar financeiramente o SNS” e considera que a situação é “especialmente preocupante”.

“Mesmo num setor tradicionalmente deficitário, é injustificável que as contas publicadas revelem um défice muito superior ao previsto e uma inédita redução do financiamento (-2,5%)” no valor acumulado dos cinco primeiros meses do ano.

Os atrasos nos pagamentos “mais do que triplicaram desde maio de 2020 e mais do que duplicaram desde o início do ano”, passando de 211 para 485 milhões de euros, especifica-se na mesma nota.

“Se nada for feito, arriscamo-nos a ter o maior défice de sempre do SNS este ano”, alertou ao diário Óscar Gaspar, vice-presidente deste conselho consultivo e presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada.

Entretanto, a ministra da Saúde, Marta Temido, em declarações aos jornalistas, assegurou que o Governo tem feito “todo o esforço” para reforçar o orçamento do SNS e capacitá-lo com os meios necessários, nomeadamente de recursos humanos.

“Houve um aumento dos pagamentos em atraso e um aumento da dívida vencida, quer face a dezembro quer face a maio homólogo, mas nós sabemos que a evolução da dívida e dos pagamentos em atraso tem várias flutuações ao longo do ano e, neste momento, aquilo que também é a receita do Serviço Nacional de Saúde nos primeiros cinco meses do ano decresce face ao período homólogo“, adiantou.

A ministra frisou que este é “um trabalho contínuo” feito entre os ministérios da Saúde e Finanças e relativamente ao qual se pode “ter a confiança de que haverá uma continuidade”.

O trabalho, apontou, será feito no sentido da “manutenção da aposta que tem sido feita do reforço do SNS e da dotação do SNS pelos meios necessários” para continuar a fazer investimentos como o realizado no Hospital Santa Maria, onde foram hoje inaugurados dois novos aceleradores lineares e uma tomografia computorizada de planeamento no Serviço de Radioterapia.

Segundo a ministra da Saúde, também vão continuar as contratações de recursos humanos, uma matéria na qual o Governo tem “investido largamente” porque neste momento são essenciais para “servir os portugueses e o Serviço Nacional de Saúde”.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cogumelos laminados

O consumo de cogumelos pode diminuir o risco de depressão

Além de reduzirem o risco de cancro e morte prematura, os cogumelos podem beneficiar a saúde mental de uma pessoa. Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina de Penn State, nos Estados Unidos, analisou dados …

Os hipopótamos de Pablo Escobar começaram a ser esterilizados

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do indesejado legado deixado na Colômbia pelo traficante de droga Pablo Escobar, está a ser esterilizado. Quando o Cartel de Medellín estava no seu auge, Pablo Escobar gastou parte …

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …