/

Diretores do Novo Banco constituídos arguidos

Novo Banco

-

Dois diretores do Novo Banco, que transitaram do BES, foram constituídos arguidos após as buscas de quinta-feira das autoridades no âmbito das investigações relacionadas com um processo-crime do universo Espírito Santo.

Isabel Almeida e Antónios Soares, ex-diretora financeira do BES e administrador do BES Vida, respectivamente, “são dois diretores, de um universo de 500 diretores que trabalham no Novo Banco”, confirmou à Lusa fonte próxima do processo.

A notícia foi avançada esta sexta-feira pelo jornal Público e pela TVI, tendo a mesma fonte afirmado à Lusa que os dois responsáveis que foram constituídos arguidos estavam ligados à comercialização de dívida das holdings do Grupo Espírito Santo (GES) aos balcões do Banco Espírito Santo (BES).

As buscas policiais foram feitas na sede do Banco Espírito Santo (BES) e nos escritórios e casas de Ricardo Salgado e outros ex-administradores. Durante o dia de ontem foram também apreendidos cinco milhões de documentos.

Foram ainda apreendidos cinco milhões de documentos que estavam nas instalações informáticas do Novo Banco, no Tagus Park, que permitirão analisar as suspeitas que recaem sobre gestores e altos quadros.

O Ministério Público está a investigar indícios de um eventual esquema de financiamento e ocultação de dívida do Grupo Espírito Santo (GES) e suspeitas de recurso a um saco azul, o ES Enterprise, usado para pagamentos não documentados dentro do grupo.

A compra à ESCOM de cerca de 30% das três Torres de Luanda em construção – e posterior revenda -, assim como a dívida do universo empresarial do presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, ao BES estão também sob análise.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.