Diretor de campanha de Passos apanhado na Lava Jato

PSD / Flickr

Pedro Passos Coelho na 1ª Edição das Conferências da Liberdade em Santarém

Pedro Passos Coelho na 1ª Edição das Conferências da Liberdade em Santarém

As autoridades brasileiras querem saber que atividades desenvolveu em Portugal André Gustavo Vieira da Silva, especialista em marketing político responsável pelas campanhas eleitorais do PSD em 2011 e 2015.

De acordo com o Público, a empresa de comunicação de André Gustavo, que dirigiu as campanhas eleitorais de Pedro Passos Coelho em 2011 e 2015, terá recebido um milhão de reais, em dinheiro vivo, através da Odebrecht.

O Ministério Público Federal (MPF) brasileiro pediu à Procuradoria-Geral da República (PGR) portuguesa informações sobre a atividade do publicitário brasileiro em Portugal, onde a Arcos Comunicação (registada como Arcos Propaganda) teve como único cliente o PSD. O pedido é justificado pelo facto de o nome do pernambucano aparecer mencionado na 23.ª fase da operação Lava Jato.

“Em consultas a fontes, a Arcos Comunicação é mencionada por sua atuação, na pessoa de André Gustavo Vieira da Silva, em campanha eleitoral em Portugal”, lê-se nos autos emitidos em março de 2016 pela Polícia Federal do Estado do Paraná, citado pelo Público.

A PGR confirmou ao Público que “recebeu, das autoridades brasileiras, três cartas rogatórias inseridas no âmbito da designada operação Lava-Jato. Uma já foi devolvida. As restantes encontram-se em execução”, mas “não revela o teor dos pedidos de cooperação”.

O envolvimento de André Gustavo na Operação Lava Jato é expressamente referido num documento do MPF onde são descritos dezenas de pagamentos ilícitos a indivíduos e empresas. O MP brasileiro refere que, em 2015, foram feitas três entregas, no montante de um milhão de reais, ao pai de André Gustavo, o diretor da Arcos Comunicação António Carlos Vieira da Silva Júnior.

No documento, duas funções são atribuídas à empresa: “Prestou serviços eleitorais em Portugal por intermédio de André Gustavo Vieira da Silva “; “possui contrato com o BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social, do Brasil], sendo que André Gustavo teria sido convocado à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do BNDES, por seu vínculo com Delúbio Soares” (ex-tesoureiro do PT e padrinho de casamento de André Gustavo).

À SIC Notícias, no entanto, André Gustavo diz não ter conhecimento de qualquer pedido de informação nem do Brasil, nem de Portugal. O PSD também garante não ter conhecimento do processo em andamento no Brasil.

André Gustavo, referido pelo Correio da Manhã como “amigo de Relvas“, conheceu o ex-presidente do PSD Luís Filipe Menezes há cerca de 20 anos, no Brasil, como foi confirmado pelo próprio à Visão em 2011.

O publicitário, de 47 anos, seria mais tarde apresentado a Marco António Costa, que, por sua vez, o apresentou a Miguel Relvas, de quem é amigo e dono da casa onde o ex-ministro reside em Lisboa.. André Gustavo começou a trabalhar para o PSD em 2010, quando o partido estava na oposição, sob a liderança de Passos Coelho.

De acordo com o Público, o único registo empresarial de André Gustavo em Portugal é uma empresa unipessoal, criada em outubro de 2013, em Lisboa, cujo objeto social é a compra, venda e arrendamento de imóveis.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E a fotografia de Passos Coelho vem na notícia em 1º plano a que propósito? Que eu saiba a notícia visa o director de campanha de Passos Coelho e não Passos Coelho. Seria natural que viesse a fotografia de André Gustavo, mas assim é MAIS NOTÍCIA….

RESPONDER

"Capa de invisibilidade". Novo material permite ocultar objetos

A empresa canadiana fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionados com o Quantum Stealth. O material também é chamado de "capa de invisibilidade". O inventor dos quatro …

Jovem português quer ser o primeiro a dar a volta ao mundo numa moto de 125cc

O jovem português com o recorde de primeiro do mundo a percorrer a América do Sul numa moto de 125 centímetros cúbicos (cc) anunciou hoje que em 2020 tentará registar a mais longa volta ao …

Um grupo de manifestantes cantou o Baby Shark para acalmar um bebé durante um protesto no Líbano

No meio de uma das maiores manifestações do Líbano dos últimos cinco anos, uma mãe avisou os participantes do protesto que o seu filho estava assustado. A reação do grupo de manifestantes foi inesperada. Robin, de …

Tame Impala preparam lançamento de novo álbum

Ao que tudo indica, os Tame Impala preparam-se para lançar um novo álbum ainda este ano. As suspeitas surgem após a banda ter partilhado uma espécie de teaser no seu site oficial. Os Tame Impala divulgaram …

União Europeia favorável a nova extensão do Brexit mas ainda sem resposta para Londres

Os 27 Estados-membros da União Europeia são favoráveis a um novo adiamento do ‘Brexit’, solicitado pelo governo britânico, mas ainda discutem a sua extensão e as conversações prosseguirão no final da semana, revelaram fontes europeias. O …

A maior família do Reino Unido vai crescer. Vem aí o 22º filho

A família Radford, conhecida como a maior do Reino Unido, anunciou através de um vídeo no YouTube que estão à espera do 22.º filho. A família Radford vive em Morecambe, Inglaterra, e anunciou através do seu …

Cientistas testam medicamento que pode revelar-se mais eficaz para tratar gripe

Cientistas testaram em animais um novo medicamento que pode revelar-se mais eficaz no tratamento da gripe, ao induzir mutações genéticas nos vírus que causam a infeção impedindo a sua replicação e a sua atividade, foi …

PSD vai indicar Fernando Negrão para vice-presidente da Assembleia da República

O PSD vai indicar o líder parlamentar cessante Fernando Negrão para vice-presidente da Assembleia da República, disse hoje à Lusa fonte oficial da bancada social-democrata. A mesma fonte indicou que o PSD irá ainda propor como …

Funcionário da Casa Branca que publicou artigo anónimo sobre Trump vai lançar livro "explosivo"

O alto funcionário da Casa Branca que em setembro do ano passado escreveu de forma anónima um artigo de opinião no The New York Times vai lançar um livro no próximo mês. De acordo com o …

Grupos secretos do Facebook prometem falsas curas para cancro e autismo

Uma investigação do Business Insider expôs casos de contas e grupos secretos no Facebook que passam publicitam "medicamentos" e "tratamentos" alternativos que custam milhares de dólares mas que, na verdade, não passam de fraudes. Segundo noticiou …