Directora-Geral da Unesco compara Estado Islâmico a nazis

secretaria_cultura / Flickr

Irina Bokova, Directora-Geral da Unesco

Irina Bokova, Directora-Geral da Unesco

A “limpeza cultural” que o Estado Islâmico está a realizar no norte do Iraque levanta o receio de que culturas inteiras, que já existiam nos primórdios da humanidade, enfrentem actualmente a maior ameaça da sua história, declarou a directora-geral da Unesco Irina Bokova.

Segundo a dirigente da Unesco, citada pela The Christian Science Monitor, “os métodos do Estado Islâmico podem ser comparados aos dos nazis: se algo não corresponde às suas convicções religiosas e políticas, então tem que desaparecer”.

“Não me recordo de nada de semelhante na história contemporânea”, acrescenta Irina Bokova.

“Não se trata apenas da destruição física de santuários e locais de culto, mas da herança cultural intangível de minorias locais como os Yazidis ou Cristãos, que estão em risco.

“Isto é uma forma de destruir a identidade destas minorias”, diz Bokova, durante uma visita à cidade de Erbil, no norte do Iraque.

“Estão a tirar-lhes a cultura, a história, a herança, a memória. Faz parte do genocidio, da perseguição física destas minorias que estão a ser eliminadas”, acrescenta.

De acordo com a directora-geral da organização, a Unesco e a Interpol estão a tomar medidas conjuntas para travar o contrabando de artefactos das antigas civilizações, que serve ao Estado Islâmico de fonte de financiamento das suas operações militares.

Ex-ministra dos Negócios Estrangeiros da Bulgária e ex-deputada do Partido Socialista búlgaro, Irina Bokova, de 62 anos, é desde 2009 a directora-geral da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Caro Jose Nabo

    Está cheio de razão, não sei como é possivel comparar uma seita de analfabetos terroristas como esses, a uma sociedade que embora tenha ficado manchada por alguns actos menos dignos, mas que não foram os piores a comete-los, contribuiu de forma significativa para o grande avanço da humanidade no sec XX.

RESPONDER

OE2020. Novas medidas valem mais de 200 milhões de euros

As medidas do Orçamento do Estado para 2020 que o Governo já negociou à esquerda na especialidade têm um impacto estimado superior a 200 milhões de euros. Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, referiu, …

Júlio Isidro recebe Medalha de Mérito Cultural

O Governo atribuiu a Medalha de Mérito Cultural ao locutor e apresentador de televisão Júlio Isidro, realçando o “inestimável trabalho de uma vida dedicada” ao audiovisual. A entrega da Medalha de Mérito Cultural foi feita, num …

EUA. Mulher é detida após tentar construir uma bomba numa loja da Walmart

Uma norte-americana foi detida numa loja da Walmart, na Florida, Estados Unidos (EUA), após tentar construir uma bomba dentro do estabelecimento comercial. A mulher, que tinha uma criança consigo, foi identificada pelo segurança quando andava sem …

Simeone reitera confiança em João Félix. "Acreditamos totalmente nele"

O técnico do Atlético de Madrid, Diego Simeone, voltou a falar de João Félix esta sexta-feira, reiterando toda a confiança no avançado de 20 anos. "A Supertaça foi mais um passo de experiência para um rapaz …

Ensino Superior com mais concursos para professores em 2019

As instituições de Ensino Superior abriram, em 2019, mais 948 concursos para a carreira docente do que em 2018, anunciou, esta quinta-feira, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. De acordo com uma nota do …

Paulo Gonçalves. Seguradoras atrasam autópsia e trasladação do corpo para Portugal

Paulo Gonçalves faleceu no domingo, aos 40 anos, na sequência de uma queda sofrida ao quilómetro 273 da sétima de 12 etapas do Rali Dakar. Exigências das seguradoras quanto a despistes toxicológicos ao corpo de Paulo …

Estivadores vão fazer greve em Setúbal e ameaçam fazer o mesmo em Lisboa

O Sindicato dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) revelou esta sexta-feira que vai entregar já na segunda-feira um pré-aviso de greve no Porto de Setúbal e ameaça fazer o mesmo no Porto de Lisboa. “Os trabalhadores …

Segundo maior diamante transforma-se em joias Louis Vuitton

Depois de cortado e polido, o segundo maior diamante da história será transformado numa coleção de joias da Louis Vuitton. A Lucara Diamond encontrou o diamante Sewelo, de 1.758 quilates, na sua mina do Botswana, no …

Filho do presidente da Câmara de Pedrógão Grande "sem memória" no caso da reconstrução de casas

O adjunto do presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Telmo Alves, que também é filho do autarca, disse em Tribunal que desconhece o processo de reconstrução das casas ardidas no incêndio no concelho, em 2017, …

Joacine não está inscrita no congresso do Livre

De acordo com o semanário Expresso, a deputada única do Livre não se inscreveu na reunião magna do partido, que se realiza este fim de semana, em Lisboa. A deputada do Livre, Joacine Katar Moreira, e …