Directora-Geral da Unesco compara Estado Islâmico a nazis

secretaria_cultura / Flickr

Irina Bokova, Directora-Geral da Unesco

Irina Bokova, Directora-Geral da Unesco

A “limpeza cultural” que o Estado Islâmico está a realizar no norte do Iraque levanta o receio de que culturas inteiras, que já existiam nos primórdios da humanidade, enfrentem actualmente a maior ameaça da sua história, declarou a directora-geral da Unesco Irina Bokova.

Segundo a dirigente da Unesco, citada pela The Christian Science Monitor, “os métodos do Estado Islâmico podem ser comparados aos dos nazis: se algo não corresponde às suas convicções religiosas e políticas, então tem que desaparecer”.

“Não me recordo de nada de semelhante na história contemporânea”, acrescenta Irina Bokova.

“Não se trata apenas da destruição física de santuários e locais de culto, mas da herança cultural intangível de minorias locais como os Yazidis ou Cristãos, que estão em risco.

“Isto é uma forma de destruir a identidade destas minorias”, diz Bokova, durante uma visita à cidade de Erbil, no norte do Iraque.

“Estão a tirar-lhes a cultura, a história, a herança, a memória. Faz parte do genocidio, da perseguição física destas minorias que estão a ser eliminadas”, acrescenta.

De acordo com a directora-geral da organização, a Unesco e a Interpol estão a tomar medidas conjuntas para travar o contrabando de artefactos das antigas civilizações, que serve ao Estado Islâmico de fonte de financiamento das suas operações militares.

Ex-ministra dos Negócios Estrangeiros da Bulgária e ex-deputada do Partido Socialista búlgaro, Irina Bokova, de 62 anos, é desde 2009 a directora-geral da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Caro Jose Nabo

    Está cheio de razão, não sei como é possivel comparar uma seita de analfabetos terroristas como esses, a uma sociedade que embora tenha ficado manchada por alguns actos menos dignos, mas que não foram os piores a comete-los, contribuiu de forma significativa para o grande avanço da humanidade no sec XX.

RESPONDER

"Turbulência política", desvalorização do "vírus da China" e geopolítica. China, Irão e Rússia destroem Trump

As eleições presidenciais que se vão realizar no próximo dia 3 de novembro nos EUA têm despertado o interesse dos eleitores, mas não só. São vários os países do mundo que estão de olhos postos …

OE2021. Bloco prepara voto contra. PSD só salva proposta se Costa pedir desculpa

O Bloco de Esquerda prepara-se para votar contra o Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, avança este sábado o semanário Expresso. Governo e Bloco de Esquerda tem negociado nos últimos dias a proposta de …

Inscrição perdida contém a chave para o enigma dos esqueletos de Almaçã

Uma inscrição de pedra desaparecida esconde a chave para o mistério dos esqueletos de Almaçã, enterrados debaixo de uma muralha medieval. Em Almaçã, Espanha, onze corpos foram enterrados debaixo de uma enorme muralha de uma vila …

Espanha prepara-se para decretar estado de alerta

O Governo espanhol prepara-se para decretar estado de alerta em todo o território, depois de ter colocado a região de Madrid neste nível de alerta. A notícia é avançada este sábado pelo jornal espanhol El País, …

Jerónimo de Sousa deve ser reconduzido na liderança do PCP

O atual secretário-geral do PCP deve ser reconduzido no cargo no congresso que está agendado para o final de novembro, avança este sábado o jornal Público. De acordo com o matutino, as atuais regras sanitárias …

Elixir oral (e outros produtos domésticos) poderá ajudar a neutralizar o SARS-CoV–2

Alguns produtos domésticos, como é o caso do elixir oral e produtos para a descongestionar as vias nasais, mostraram-se eficazes em neutralizar um tipo coronavírus num estudo científico levado a cabo com células humanas. A …

Presidente da Polónia com teste positivo de covid-19

O Presidente da Polónia, Andrzej Duda, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou este sábado o porta-voz do chefe de Estado. "Como se esperava, o Presidente @AndrzejDuda foi ontem [sexta-feira] submetido a um teste para detetar …

"Com o futebol acabei com a Guerra do Iraque". Jorvan Vieira, o treinador português que é Deus no mundo árabe

Jorvan Vieira é um nome que pouco deve dizer à maioria dos adeptos de futebol. Filho de portugueses emigrados no Brasil, fez grande parte da sua carreira no Médio Oriente, onde é acarinhado por milhões. …

Capacidade de cuidados intensivos na Europa vai chegar ao limite, alerta OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira que muitas unidades de cuidados intensivos na Europa vão chegar ao limite da sua capacidade nas próximas semanas. "Há uma situação muito preocupante a acontecer na Europa. …

Geólogos "ressuscitam" placa tectónica desaparecida

A existência da placa tectónica Ressurreição nunca foi consensual: alguns geólogos argumentam que nunca foi real e outros alegam que a placa sofreu um processo de subducção no manto da Terra, em algum lugar da …