Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

Bax Lindhardt Denmark Out / EPA

O inventor Peter Madsen depois de ter sido resgatado do naufrágio do seu submarino

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira. As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois.

Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão perpétua pelo assassinato da jornalista sueca Kim Wall, foi detido na terça-feira depois de ter escapado (ainda que por pouco tempo) da prisão, disse a polícia dinamarquesa.

As autoridades foram notificadas de que havia uma fuga da prisão de Herstedvester em Albertslund, na Dinamarca, terça de manhã, disse o departamento de polícia de Copenhaga Ocidental num comunicado.

Mas, passados uns minutos, as autoridades locais cercaram e algemaram o fugitivo, que era Madsen, de 49 anos. O inventor dinamarquês terá fugido após manter um funcionário da prisão como refém, ameaçando-o com objetos que pareciam uma pistola e um cinto explosivo, revelou a Reuters.

Madsen foi detido ainda perto da prisão e “nada indica que o cinto contivesse explosivos”, disse Mogens Lauridsen, agente da polícia.

De acordo com o The Washington Post, o diretor prisional Hanne Hoegh Rasmussen disse que ninguém tinha ficado ferido e que os funcionários da prisão estavam a receber apoio psicológico após o incidente. Além disso, Madsen será acusado de tentativa de fuga.

O ministro da Justiça dinamarquês, Nick Haekkerup, disse em comunicado que as autoridades irão “implementar uma série de outras medidas contra a fuga de prisioneiros num futuro próximo”. “Nem é preciso dizer que os presos que cometeram os piores crimes possíveis não deveriam poder escapar da custódia das autoridades”, disse.

Assassinato da jornalista sueca Kim Wall

Kim Wall, de 30 anos, desapareceu no dia 10 de agosto de 2017, depois de embarcar no submarino privado de Madsen para uma entrevista.

O inventor dinamarquês negou, inicialmente, qualquer envolvimento no seu desaparecimento, alegando tê-la deixado em Copenhaga depois da viagem. Mas acabou por confessar, mais tarde, que a tinha deitado ao mar, após um acidente a bordo.

Entretanto, as autoridades recuperaram o corpo desmembrado da jornalista de 30 anos e, em 2018, Madsen foi considerado culpado de agressão sexual, assassinato premeditado e manuseio indecente de um cadáver.

Durante a sua sentença em abril de 2018, a juíza Anette Burkoe disse que Madsen assassinou Wall de “maneira séria e brutal”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Feira do Livro do Porto partilha recandidatura de Moreira. "Foi erro de funcionária"

A câmara do Porto explicou que a partilha do ‘post’ sobre a recandidatura de Rui Moreira feita este domingo na página de Facebook da “Feira do Livro do Porto” se deveu a “erro de uma …

Emma, uma pequena rinoceronte, viajou para o Japão para encontrar o amor

Uma pequena rinoceronte branca de cinco anos viajou de Taiwan para o Japão. Tudo para encontrar o amor. Tal como muitos humanos, os planos de viagem de Emma acabaram por ter de ser adiados devido ao …

Países Baixos 3-2 Ucrânia | Futebol espectáculo em Amesterdão

Os Países Baixos, campeões em 1988, derrotaram hoje a Ucrânia, por 3-2, em jogo da primeira jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, disputado em Amesterdão. Os Países Baixos estiveram a ganhar por 2-0, com …

Esta pequena ilha nas Caraíbas já não tem restrições (e está a oferecer noites em hotéis)

A ilha de Curaçao está a suspender todas as restrições que foram implementadas no âmbito da pandemia de covid-19 e para comemorar está a oferecer estadias em hotéis para os turistas. Curaçao, um território holandês que …

10 estrangeiros do Benfica já jogaram em Europeus (duas estreias na mesma tarde)

Num espaço de seis horas, Seferović e Vertonghen juntaram-se à lista restrita. É um pouco extensa a lista de futebolistas portugueses que jogaram a fase final de um Europeu enquanto tinham contrato com o Benfica. Portugal participou …

"Clara desconexão". Empresas ganham milhões com o consumo de álcool por menores

Os jovens menores de idade consumiram 8,6% das bebidas alcoólicas vendidas em 2016, o que representa lucros de cerca de 17,5 mil milhões de dólares para as empresas. Os produtos das empresas AB Inbev, MillerCoors e …

Após 12 anos de Netanyahu no poder, Israel tem um novo primeiro-ministro

O Parlamento de Israel aprovou, este domingo, o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, que sucede a Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos. Dos 119 deputados presentes, de um Parlamento …

Áustria 3-1 Macedónia do Norte | Banco austríaco vale triunfo inédito

A Áustria estreou-se, este domingo, com um triunfo sobre a Macedónia do Norte, por 3-1, no Euro2020, no primeiro jogo do Grupo C da competição, disputado em Bucareste. Stefan Lainer (18 minutos), Michael Gregoritsch (78) e …

Facebook restringe conta de André Ventura

A rede social decidiu restringir, durante 24 horas, a conta do presidente e deputado único do Chega, após terem sido denunciadas duas publicações. De acordo com o Correio da Manhã, denúncias em duas publicações feitas por …

Com parecer desfavorável, arraial da IL juntou centenas (e fez mira a adversários)

A Iniciativa Liberal organizou, este sábado, apesar do parecer desfavorável das autoridades de saúde, um arraial comício, onde se juntaram centenas de pessoas, para dar "esperança" a Lisboa e mostrar que "não há impossíveis". No seu …