Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

Bax Lindhardt Denmark Out / EPA

O inventor Peter Madsen depois de ter sido resgatado do naufrágio do seu submarino

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois.

Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão perpétua pelo assassinato da jornalista sueca Kim Wall, foi detido na terça-feira depois de ter escapado (ainda que por pouco tempo) da prisão, disse a polícia dinamarquesa.

As autoridades foram notificadas de que havia uma fuga da prisão de Herstedvester em Albertslund, na Dinamarca, terça de manhã, disse o departamento de polícia de Copenhaga Ocidental num comunicado.

Mas, passados uns minutos, as autoridades locais cercaram e algemaram o fugitivo, que era Madsen, de 49 anos. O inventor dinamarquês terá fugido após manter um funcionário da prisão como refém, ameaçando-o com objetos que pareciam uma pistola e um cinto explosivo, revelou a Reuters.

Madsen foi detido ainda perto da prisão e “nada indica que o cinto contivesse explosivos”, disse Mogens Lauridsen, agente da polícia.

De acordo com o The Washington Post, o diretor prisional Hanne Hoegh Rasmussen disse que ninguém tinha ficado ferido e que os funcionários da prisão estavam a receber apoio psicológico após o incidente. Além disso, Madsen será acusado de tentativa de fuga.

O ministro da Justiça dinamarquês, Nick Haekkerup, disse em comunicado que as autoridades irão “implementar uma série de outras medidas contra a fuga de prisioneiros num futuro próximo”. “Nem é preciso dizer que os presos que cometeram os piores crimes possíveis não deveriam poder escapar da custódia das autoridades”, disse.

Assassinato da jornalista sueca Kim Wall

Kim Wall, de 30 anos, desapareceu no dia 10 de agosto de 2017, depois de embarcar no submarino privado de Madsen para uma entrevista.

O inventor dinamarquês negou, inicialmente, qualquer envolvimento no seu desaparecimento, alegando tê-la deixado em Copenhaga depois da viagem. Mas acabou por confessar, mais tarde, que a tinha deitado ao mar, após um acidente a bordo.

Entretanto, as autoridades recuperaram o corpo desmembrado da jornalista de 30 anos e, em 2018, Madsen foi considerado culpado de agressão sexual, assassinato premeditado e manuseio indecente de um cadáver.

Durante a sua sentença em abril de 2018, a juíza Anette Burkoe disse que Madsen assassinou Wall de “maneira séria e brutal”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de …

Da "política do filho único" a incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …

O maior elevador panorâmico do mundo tem vista para os cenários de Avatar

Com o recente lançamento de fotografias subaquáticas dos bastidores do Avatar 2 e a notícia de que Avatar 3 está quase a terminar as filmagens, não há melhor momento para revisitar o parque nacional que …

Pandemia tirou comida da mesa, mas deu asas a startup que transforma plástico do mar em máscaras

A startup portuguesa Skizo transformou a pandemia numa oportunidade de crescimento. Quando faltava comida nalgumas mesas, a empresa de produção de sapatilhas e bolsas passou a fazer máscaras a partir de plástico retirado dos oceanos …

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …