Dinamarca vai construir a primeira ilha de energia renovável do mundo

A Dinamarca aprovou esta quinta-feira um plano para construir a primeira ilha artificial no Mar do Norte que irá produzir e armazenar energia verde suficiente para cobrir as necessidades de eletricidade de três milhões de lares europeus.

De acordo com a agência Reuters, a ilha, que na sua fase inicial terá o tamanho de 18 campos de futebol, será ligada a centenas de turbinas eólicas offshore e fornecerá energia a residências e hidrogénio verde para uso em navegação, aviação, indústria e transporte pesado.

A mudança ocorreu no momento em que a União Europeia (UE) revelou planos para transformar o seu sistema elétrico de forma a depender principalmente de energias renováveis ​​dentro de uma década e aumentar a sua capacidade de energia eólica offshore em 25 vezes até 2050.

“Este é realmente um grande momento para a Dinamarca e para a transição verde global”, disse o ministro da Energia, Dan Jorgensen, em conferência de imprensa. “[A ilha] dará um grande contributo para a concretização do enorme potencial da energia eólica offshore europeia”.

A ilha de energia é uma parte importante da meta legalmente vinculativa da Dinamarca de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 70% até 2030 em relação aos níveis de 1990, uma das mais ambiciosas do mundo.

O país nórdico, com as suas velocidades de vento favoráveis, foi um pioneiro em energia eólica onshore e offshore, construindo o primeiro parque eólico offshore do mundo há quase 30 anos.

Em dezembro, a Dinamarca decidiu suspender a busca de petróleo e gás na parte dinamarquesa do Mar do Norte.

A ilha artificial, a 80 quilómetros da costa oeste da Dinamarca, e as turbinas eólicas ao redor terão uma capacidade inicial de três gigawatts, custará cerca de 210 milhões de coroas dinamarquesas (equivalente a 28 milhões de euros) e estará operacional em 2033.

A Dinamarca também tem planos para criar uma ilha de energia no Mar Báltico.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Digby, o cão dos bombeiros, ajudou a salvar uma mulher do suicídio

O cão Digby desempenhou um importante papel ao salvar uma mulher que estava a ponderar pôr fim à sua própria vida no Reino Unido. Digby é um cão terapeuta que ajuda as pessoas a lidar com …

Seca pode ser a "próxima pandemia e não há vacinas que a curem", alerta a ONU

A seca e a escassez de água podem afetar o planeta de forma sistémica se não forem tomadas medidas urgentes sobre a gestão da água e dos solos, alertou a Organização das Nações Unidas (ONU) …

Três portugueses morrem em desabamento de escola na Bélgica

O desabamento de uma escola em construção em Antuérpia, na Bélgica, provocou, esta sexta-feira, a morte de três portugueses. As circunstâncias em que o desabamento ocorreu ainda não são conhecidas. Fonte consular portuguesa confirmou à RTP …

António Oliveira desiste de candidatura à Câmara de Gaia

Esta sexta-feira, numa reunião de emergência, António Oliveira, candidato à Câmara de Vila Nova de Gaia, anunciou ao líder do PSD, Rui Rio, a sua desistência da corrida eleitoral. António Oliveira tinha sido a escolha de …

Elemento da comitiva olímpica portuguesa recusou vacina

Todas as outras pessoas que estarão em Tóquio, a representar Portugal, já foram vacinados contra a COVID-19. Quase todos os membros da comitiva olímpica portuguesa, que vão estar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, foram vacinados contra …

Os balões incendiários são a mais recente arma nas tensões Israel-Hamas

Durante a noite, forças israelitas voltaram a quebrar o cessar-fogo e lançaram um ataque aéreo na Faixa de Gaza em resposta a balões incendiários lançados pelo Hamas. Ativistas palestinianos lançaram dezenas de balões incendiários por cima …

Croácia 1-1 República Checa | Perisic empata e ninguém se chateia

A República Checa empatou hoje a um golo com a Croácia, em encontro da segunda jornada do Grupo D do Euro2020 de futebol, disputado em Glasgow, colocando-se em boa posição para chegar aos oitavos de …

Rio Ave não vai admitir adeptos nos jogos

Federação confirmou que o público pode voltar ao futebol mas o clube de Vila do Conde considera que a medida anunciada é injusta e tardia. Algumas competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol estão autorizadas a …

Parlamento levanta imunidade a André Ventura

O levantamento da imunidade parlamentar permite a André Ventura responder perante o Tribunal Judicial da Comarca de Braga sobre o jantar-comício nas presidenciais, que contou com mais de 170 pessoas. O Parlamento levantou, esta sexta-feira, a …

Adeptos do Parma contestam regresso do Buffon "mercenário"

Faixa exibida à porta do estádio do Parma recorda saída para a Juventus, em 2001: "Saíste como mercenário". Gianluigi Buffon está de volta ao Parma, 20 anos depois. Mas nem todos os adeptos do emblema italiano …