Dinamarca avança com ambicioso plano de criar 9 ilhas na costa de Copenhaga

O governo dinamarquês e a autarquia de Copenhaga, em conjunto com um gabinete de arquitectura e planeamento urbanístico, vão avançar com um ambicioso plano de criar nove ilhas na costa da capital do país.

Um megalómano plano dinamarquês de reclamar terra ao mar para criar ilhas habitáveis vai fazer nascer novos espaços que swerão usados para lazer, fins industriais e produção de energia.

O projecto, que foi baptizado de Holmene, ou “As Ilhotas”, na língua original, vai ficar localizado a 10 km de Copenhaga. O enorme empreendimento usará como matéria prima principal cerca de 26 milhões de m3 de terra, provenientes de sobras das obras de extensão do Metro da cidade e dos projectos de construção civil da região.

As nove ilhas irão criar cerca de 3 milhões de m2 de área útil, incluindo espaços comerciais e industriais, além de oferecer uma paisagem natrural esplêndida para a prática de desportos e actividades ao ar livre.

A possibilidade de produzir energia verde é também um dos objectivos do projecto, que apostará para o efeito em instalações eólicas e no que a Urban Power diz que vai ser a maior fábrida de transformação de lixo em energia do norte da Europa.

O empreendimento irá ainda contar com diversos mecanismos de defesa contra inundações e criar refúgios naturais nas “Ilhotas” para acolher vida selvagem da região.

A construção do empreendimento, cujo orçamento está estimado em 425 milhões de euros, terá início em 2022, e será concluída em 2040. As nove ilhas serão construídas uma de cada vez, estando previsto de a primeira “Ilhota” esteja pronta dentro de seis anos.

Esta estratégia tem várias vantagens“, explica o arquitecto Arne Cermak Nielsen, director da Urban Power, gabinete de arquitectura e planeamento urbanístico responsável pelo projecto. “Permite-nos desenvolver o empreendimento passo a passo sem deixar a ideia de termos um projecto incompleto, se as condições económicas nos obrigarem a interromper ou desacelerar a construção”.

“Além disso, cada uma das ilhas pode ter uma abordagem temática, criando as melhores condições de inovação para a indústria e pesquisa científica nos sectores das biotecnologias, tecnologias verdes, e todas as áreas desconhecidas da ciência que o futuro nos reserva”, acrescenta o arquitecto dinamarquês.

“E não podemos também substimar a qualidade da vida que o mar nos dá. A costa destas ilhas e o delta que delas resulta tem, nesse aspecto, um potencial único”, conclui.

ZAP // New Atlas

PARTILHAR

RESPONDER

"Estamos muito longe dos números" do tempo do estado de emergência

Marcelo Rebelo de Sousa disse, esta segunda-feira, que a sua posição, contrária a um regresso ao estado de emergência, “não se altera”. O Presidente da República considerou, esta segunda-feira, que a situação da covid-19 em Portugal …

Há duas estirpes de gripe desaparecidas. Foram vítimas da pandemia

Os virologistas acreditam que a crise pandémica causada pela covid-19 ajudou a erradicar duas estirpes de gripe. As medidas de segurança adotadas, como usar  máscara e manter distância social, foram as principais culpadas. De acordo com …

Cristiano Ronaldo no... Barcelona?

Será uma "utopia" do presidente do Barcelona colocar o português na equipa de Lionel Messi. Mas Laporta já começou a agir. Ainda não se sabe se Lionel Messi vai continuar no Barcelona. A renovação parece estar …

Afinal, a atividade geológica não é aleatória. É impulsionada por ciclos

Ao longos dos tempos, os especialistas têm proposto a existência de ciclos de grandes acontecimentos, tendo em conta a atividade vulcânica e extinções em massa na terra e no mar. Agora, uma análise de grandes …

Confronto de Titãs. Hubble identifica colisão cósmica cataclísmica

Com a ajuda do Telescópio Espacial Hubble, uma equipa de astrónomos capturou uma nova fotografia do sistema de galáxias em interação IC 1623. Também conhecido como Arp 236, ESO 541-23 e IRAS 01053-1746, o par de …

"Dois ingleses de fora? Então a seleção escocesa não vai ter jogadores"

O escocês Billy Gilmour testou positivo à COVID-19 e, por precaução, dois jogadores da seleção inglesa não vão defrontar a República Checa. Lineker não entende esta decisão. Billy Gilmour vai falhar o último jogo da Escócia …

Tribunais franceses "contratam" cães para ajudar a aliviar stress das vítimas

Há dois anos, Lol tornou-se no primeiro cão da Europa a dar apoio a vítimas de crimes quando estas são sujeitas à pressão dos tribunais, e muitas das vezes, têm de enfrentar os seus agressores. …

Finlândia 0-2 Bélgica | Diabos vermelhos picam o ponto

A Bélgica, que já estava apurada, completou o pleno de triunfos no seu grupo, com uma vitória por 2-0 frente à Finlândia, relegando os nórdicos para o terceiro lugar A Bélgica venceu hoje a Finlândia, por …

Rússia 1-4 Dinamarca | Muito coração, por Eriksen

A Dinamarca conquistou hoje um lugar nos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater por 4-1 a Rússia, que eliminou, numa terceira jornada do Grupo B que originou a qualificação de mais cinco …

Netflix consegue acordo importante com produtora de filmes de Steven Spielberg

A Netflix anunciou, esta segunda-feira, que assinou um acordo para a realização de vários filmes com a produtora Amblin Partners, de Steven Spielberg. A plataforma streaming de filmes e séries Netflix conseguiu um acordo com a …