Diamante azul excepcionalmente raro descoberto na África do Sul

Um raro diamante azul foi descoberto numa mina na África do Sul. A pedra, de 29,6 quilates, foi encontrada pela empresa Petra Diamonds em Cullinan, a 40 quilômetros ao nordeste de Pretória, capital executiva do país.

“O diamante é uma das pedras mais excepcionais descobertas em Cullinan durante a nossa operação”, afirmou a companhia.

Em 2013, a empresa já tinha descoberto no local um diamante azul de cerca de 25,5 quilates, posteriormente vendido por 16,9 milhões de dólares (cerca de 12,5 milhões de euros).

Valor milionário

Segundo a BBC, especialistas acreditam que o diamante pode ser vendido por um preço recorde.

“A pedra é de uma azul muito vívido, com extraordinárias saturação, tonalidade e claridade, e tem o potencial fr se tornar uma pedra polida de grande valor e importância”, afirmou a Petra Diamonds, em comunicado, na terça-feira.

A mina de Cullinan já produziu centenas de pedras de altíssimo valor e é famosa pelos seus diamantes azuis – considerados os mais raros e cobiçados de todos os diamantes.

Petra Diamonds

Johan Dippenaar, CEO da Petra Diamonds, com o diamante azul

Johan Dippenaar, CEO da Petra Diamonds, com o diamante azul

O local foi adquirido pela Petra Diamonds em 2008. A companhia também opera no Botsuana e na Tanzânia, ambos em África.

Após lapidação, um diamante similar de 26,6 quilates descoberto pela companhia em maio de 2009 alcançou um valor pouco abaixo de 10 milhões de dólares, num leilão promovido pela Sotheby’s.

Um outro diamante azul de Cullinan foi leiloado por 10,8 milhões de dólares em 2012 e registrou um novo recorde de preço por quilate.

Em 1905, também na mina, foi descoberto o diamante azul Estrela da África, o segundo maior diamante lapidado do mundo.

A pedra, de 530 quilates e em forma de pêra, foi oferecida como presente ao então rei Eduardo VII de Inglaterra e tornou-se parte das jóias da Coroa britânica.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Alemanha expulsa dois diplomatas russos. Rússia vai tomar medidas

Dois diplomatas russos, acusados pelo Ministério Público alemão de falta de cooperação na investigação de um homicídio, foram expulsos da Alemanha. A Rússia já reagiu e avisou que tomará medidas. Esta quarta-feira, a Alemanha expulsou "com …

Segurança Social demora quase cinco meses a pagar pensões

Em 2018, os beneficiários da Segurança Social tiveram de esperar, em média, 147 dias - cerca de cinco meses -, entre o dia que se aposentaram e o momento que começaram a receber a pensão …

Empresas fechadas e 28 mil despedimentos. Setor têxtil pode atravessar crise

Até 2025, a indústria têxtil em Portugal pode ver um terço das empresas a fecharem e 28 mil trabalhadores a serem despedidos. Este é o pior cenário equacionado no setor nos próximos anos. O setor da …

Ministério Público arquiva queixa de Aguiar-Branco contra Ana Gomes por difamação

Aguiar Branco tinha levantado um processo de difamação a Ana Gomes por declarações sobre alegadas ligações entre o seu escritório de advogados e o grupo Martifer. O Ministério Público (MP) arquivou a queixa apresentada pelo ex-ministro …

66 louvores a funcionários. Centeno é o ministro mais "agradecido" de todo o Governo

Mário Centeno e os seus secretários de Estado publicaram em Diário da República 66 louvores. O seu gabinete garante que não há qualquer significado político associado - nem mesmo uma despedida anunciada. O louvor é dado …

Os glaciares da Nova Zelândia estão a mudar de cor

À medida que o Hemisfério Sul entra no verão, acontece uma temporada catastrófica de incêndios florestais na costa leste da Austrália. Há casas destruídas, coalas a morrer e um fumo espesso que cobre o estado …

Não se irrite. Fisco vai comunicar de forma mais clara

A Autoridade Tributária e Aduaneira vai lançar um serviço de apoio e defesa ao contribuinte que usará uma linguagem mais simples e clara. A alteração é inspirada num modelo britânico. A Autoridade Tributária e Aduaneira vai …

Juiz Rui Rangel justificou ganhos com direitos de autor de programa televisivo

O juiz afirmou, perante o plenário do Conselho Superior da Magistratura, que os ganhos fora da magistratura correspondiam a direitos de autor de um programa na televisão. O juiz Rui Rangel, que foi demitido da magistratura esta …

Governo faz ultimato: empresas têm 30 dias para regularizar fundos europeus parados (ou devolver dinheiro)

O Governo vai dar 30 dias para que as empresas que têm fundos comunitários parados regularizem a situação. Findo esse período, terão de devolver o dinheiro. José Mendes, secretário de Estado do Planeamento, garantiu, em entrevista …

Pelo menos 58 mortos em naufrágio ao largo da Mauritânia

Pelo menos 58 pessoas morreram, esta quinta-feira, num naufrágio ao largo da costa da Mauritânia. Pelo menos 58 migrantes morreram num naufrágio ao largo da costa da Mauritânia, anunciou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). …