Diamante azul excepcionalmente raro descoberto na África do Sul

Um raro diamante azul foi descoberto numa mina na África do Sul. A pedra, de 29,6 quilates, foi encontrada pela empresa Petra Diamonds em Cullinan, a 40 quilômetros ao nordeste de Pretória, capital executiva do país.

“O diamante é uma das pedras mais excepcionais descobertas em Cullinan durante a nossa operação”, afirmou a companhia.

Em 2013, a empresa já tinha descoberto no local um diamante azul de cerca de 25,5 quilates, posteriormente vendido por 16,9 milhões de dólares (cerca de 12,5 milhões de euros).

Valor milionário

Segundo a BBC, especialistas acreditam que o diamante pode ser vendido por um preço recorde.

“A pedra é de uma azul muito vívido, com extraordinárias saturação, tonalidade e claridade, e tem o potencial fr se tornar uma pedra polida de grande valor e importância”, afirmou a Petra Diamonds, em comunicado, na terça-feira.

A mina de Cullinan já produziu centenas de pedras de altíssimo valor e é famosa pelos seus diamantes azuis – considerados os mais raros e cobiçados de todos os diamantes.

Petra Diamonds

Johan Dippenaar, CEO da Petra Diamonds, com o diamante azul

Johan Dippenaar, CEO da Petra Diamonds, com o diamante azul

O local foi adquirido pela Petra Diamonds em 2008. A companhia também opera no Botsuana e na Tanzânia, ambos em África.

Após lapidação, um diamante similar de 26,6 quilates descoberto pela companhia em maio de 2009 alcançou um valor pouco abaixo de 10 milhões de dólares, num leilão promovido pela Sotheby’s.

Um outro diamante azul de Cullinan foi leiloado por 10,8 milhões de dólares em 2012 e registrou um novo recorde de preço por quilate.

Em 1905, também na mina, foi descoberto o diamante azul Estrela da África, o segundo maior diamante lapidado do mundo.

A pedra, de 530 quilates e em forma de pêra, foi oferecida como presente ao então rei Eduardo VII de Inglaterra e tornou-se parte das jóias da Coroa britânica.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …

Fuse Valley, Matosinhos

Está a nascer em Matosinhos a Silicon Valley portuguesa (e até Siza Vieira está "espantado")

O "Fuse Valley" promete ser a Silicon Valley portuguesa, em Matosinhos, num empreendimento inovador da Farfetch e da Castro Group que até deixa o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "espantado". A abertura está prevista …

Portugal aguarda "luz verde" da EMA para avançar com terceira dose aos idosos

Portugal aguarda a autorização da Agência Europeia de Medicamentos para avançar com a administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 a maiores de 65 anos. Com base nos resultados de dois grandes estudos científicos …

E depois de Merkel? Alemanha já sente falta da Chanceler que saiu da sombra para salvar o seu "delfim"

Angela Merkel tinha prometido ficar afastada das eleições legislativas deste domingo, na Alemanha, mas saiu da sombra para apoiar o seu "delfim", o candidato da CDU, Armin Laschet, que deverá disputar a vitória com o …