DGS confirma 112 infetados. Há mais de 1.000 casos suspeitos

José Sena Goulão / Lusa

O mais recente relatório da Direção-Geral da Saúde confirmou, esta sexta-feira, que há 112 casos de Covid-19 confirmados em Portugal, mais 34 do que quinta-feira. Há 1.308 casos suspeitos e 5.674 pessoas sob vigilância.

As autoridades de saúde identificaram 11 cadeias de transmissão no país — mais seis do que na quinta-feira. Entre os casos confirmados, 53 estão no norte, seis na região centro, 46 em Lisboa e Vale do Tejo e seis no Algarve. Não há casos nem Alentejo nem nos arquipélagos.

Os casos positivos de Covid-19 incluem nove importados de Espanha, cinco de França, 15 de Itália, três da Suíça e um da Alemanha/Áustria.

Do total dos casos, 44 são mulheres e 68 são homens. O grupo etário mais afetado é dos 40-49 anos (14 homens e 14 mulheres) mas também há 12 crianças/adolescentes (seis homens e 10 mulheres).

Em relação aos sintomas, os mais referidos são tosse (65%), febre (87%), dores musculares (37%) cefaleias (39%), fraqueza generalizada (24%) e dificuldades respiratórias (12%). Ainda assim, do total de casos confirmados, apenas 107 se encontram internados.

De acordo com o boletim sobre a situação epidemiológica, há 1.308 casos suspeitos e 5.674 pessoas sob vigilância. 172 pessoas aguardam ainda os resultados das análises laboratoriais.

Esta leitura indica que a evolução da epidemia em Portugal está a acelerar, como já era esperado pelas autoridades, sendo o número mais alto de novos casos a ser registado num só dia pela DGS.

O Conselho de Ministros decretou na madrugada desta sexta-feira o Estado de Alerta em todo o país, colocando os meios de proteção civil e as forças de seguranças “em prontidão”, e anunciou um pacote de medidas para conter a propagação do Coronavírus.

O Conselho de Ministros aprovou um conjunto de medidas extraordinárias urgentes de resposta à situação de pandemia do coronavírus. Do documento, divulgado em conferência conjunta de cinco dos membros do executivo, constam 30 medidas.

Missas canceladas em todo o país

A Conferência Episcopal Portuguesa confirmou esta sexta-feira que foram canceladas todas as missas no país, confirmou esta sexta-feira.

Além das missas, também estão canceladas todas as celebrações de sacramentos (baptismo, confirmação, eucaristia, reconciliação, unção dos enfermos, ordem e matrimónio), assim como as aulas de catequese.

“Estas medidas devem ser complementadas com as possíveis ofertas celebrativas na televisão, rádio e Internet”, informa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas identificam pela primeira vez expressões faciais emocionais em ratos

Pela primeira vez, cientistas de Neurobiologia do Instituto Max Planck, na Alemanha, identificaram expressões faciais emocionais em ratos. À semelhança dos seres humanos, as expressões faciais dos ratos mudam quando estes animais provam algo doce …

Imprimiram corais artificiais em 3D que podem salvar recifes

Uma equipa de cientistas inspirou-se na natureza para desenvolver estruturas em forma de coral, impressas em 3D, capazes de produzir grandes quantidades de algas microscópicas. Investigadoras da Universidade de Cambridge e da Universidade da Califórnia desenvolveram …

Avalanches submarinas prendem microplásticos no fundo do oceano

As avalanches de sedimentos submarinos transportam os microplásticos para o fundo do oceano e um projeto de colaboração entre as Universidades de Manchester, Utrecht e Durham e o Centro Nacional de Oceanografia acaba de revelar …

Aos 107 anos, Cornelia Ras conseguiu vencer a covid-19

Cornelia Ras, que contraiu o novo coronavírus em meados de março, pode ser a mulher mais velha do mundo a vencer a covid-19. Nunca se é velho demais para vencer o novo coronavírus e a holandesa …

Coreia do Norte pode estar a usar fábricas de fertilizantes para extrair urânio

Um novo estudo norte-americano mostra que a Coreia do Norte pode estar a utilizar fábricas de fertilizantes para produzir mais material nuclear, extraindo urânio de ácidos fosfóricos. Segundo noticiou o Newsweek, na opinião da investigadora Margaret …

Distância social de 1,5 metros é insuficiente para travar contágio

O estudo realizado por investigadores e engenheiros especializados em dinâmica de fluidos concluiu que a distância deve ser de, pelo menos, quatro metros. Um estudo divulgado esta quinta-feira alerta que a distância social de 1,5 metros …

Estados Unidos registam 9 desempregados por segundo

O desemprego está a atingir números preocupantes nos Estados Unidos: só na última semana, 6,6 milhões de pessoas declararam estar sem emprego para poder receber apoios, um número semelhante ao da semana anterior. De acordo com …

Chineses desistem de comprar o BNI Europa. Está agora em mãos angolanas

O contexto de incerteza, provocado pela pandemia de covid-19, levou o Grupo chinês KWG a desistir de comprar 80,1% da participação do BNI Europa. O grupo chinês KWG desistiu de comprar 80,1% da participação do BNI …

Tesla usa peças do Model 3 para construir um ventilador

A Tesla também está a tentar contribuir para colmatar a escassez de ventiladores com um novo protótipo, feito com partes do Model 3. A Tesla construiu um ventilador com recurso a componentes automóveis. A fabricante elétrica …

Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros "disponíveis imediatamente"

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19. O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a …