Número de desempregados voltou a subir em todo o país

Paulo Novais / Lusa

O número de inscritos nos centros de emprego nacionais voltou a aumentar em dezembro, com 85% dos concelhos de Portugal Continental a ver os seus níveis de desemprego aumentar desde o início da pandemia, revelou o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Apesar do recuo da recuperação económica, o desemprego registado – travado pelas medidas de incentivo à manutenção de emprego que o Governo disponibilizou às empresas – estava desde outubro de 2020 em queda.

Mas, no fim do mês de dezembro, o número de desempregados registados nos Serviços de Emprego do Continente e Regiões Autónomas subiu para 402.254 (60% de 582.926 pedidos de emprego), segundo os dados divulgados pelo IEFP.

Ainda de acordo com o mesmo relatório, foram registados mais 91.772 (29,6%) desempregados comparativamente ao mesmo mês de 2019 e mais 3.967 (1%) face ao mês anterior.

“No mês de dezembro de 2020, o desemprego registado aumentou em todas as regiões do país”, lê-se ainda no mesmo relatório.

Já em termos geográficos, e apesar de o desemprego registado ter aumentado em todas as regiões, a do Algarve foi a mais fustigada pelos impactos da pandemia no mercado de trabalho.

Dos 402.254 desempregados registados em Portugal, a maioria concentra-se na região Norte (150.308), à qual se segue a região de Lisboa e Vale do Tejo com 125.213 desempregados e a região Centro com 50.576.

Nos últimos dez meses, a pandemia provocou uma acentuada subida do desemprego nacional que teve o seu maior aumento em abril, o primeiro mês completo de confinamento no país, relata o jornal Expresso.

Nessa altura, o número de desempregados registados nos centros de emprego aumentou em mais de 49 mil indivíduos em cadeia, ou seja face ao mês anterior, totalizando 392.323 desempregados.

A análise ao perfil dos desempregados inscritos por grupo profissional demonstra que os trabalhadores não qualificados (25,1%) foram os mais sacrificados com o aumento do desemprego registado em dezembro.

A seguir na lista estão os trabalhadores dos serviços pessoais, de proteção e segurança e vendedores (22,2%), o pessoal administrativo (11,4%), os especialistas das atividades intelectuais e científicas e os trabalhadores qualificados da indústria, construção e artífices, com aumentos de 10,4% e 10,3%, respetivamente.

Gráfico IEFP – Desemprego registado por grupo de profissões

No último mês de 2020, o número de novas inscrições registadas nos serviços públicos de emprego totalizou 44.030, cuja maioria (56,4%) indicou como motivo da inscrição o fim de um contrato de trabalho não permanente.

Além disso, 13,8% foram despedidos e 7,8% são ex-inativos. Os despedimentos por mútuo acordo representaram em dezembro 3,4% dos novos inscritos nos centros de emprego do continente.

Sofia Teixeira Santos Sofia Teixeira Santos, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A democracia xuxalista tem destas coisas. Existem locais onde se vão inscrever os desempregados aos quais chamam de Centro de Emprego! Não conheço ninguém que tenha arranjado emprego no Centro de Emprego!! Porque é que não chamam “os bois” pelos nomes? Esses locais são Centro de Desemprego!! Por acaso um chama-se stand de automóveis a um local onde de vendem bicicletas??

RESPONDER

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …