/

Desempregados recrutados para vigiar as matas de Famalicão

IamNotUnique / Flickr

-

A Câmara de Famalicão recrutou 28 desempregados para vigiarem as matas do concelho durante o período crítico de incêndios, através de uma candidatura à Medida Contrato Emprego e Inserção, informou hoje fonte municipal.

Segundo a mesma fonte, 11 dos contratados ficam responsáveis pela vigilância fixa e 16 pela vigilância móvel.

O Programa Municipal de Prevenção de Incêndios Florestais de Famalicão, que arrancou a 16 de junho e decorre até 15 de outubro, conta ainda com o apoio das corporações de bombeiros, da Polícia Municipal e da GNR.

No que diz respeito à vigilância móvel, a autarquia tem no terreno seis equipas de vigilantes de dois elementos, que funcionam em dois turnos, percorrendo as matas do concelho em motorizadas e sensibilizando a população.

A vigilância fixa tem como principais objetivos detectar focos de ignição e alertar os vigilantes móveis para essas ocorrências.

A vigilância fixa é feita através das torres de vigia, estrategicamente situadas no monte de Santa Catarina, em Calendário, no Monte do Xisto, em Jesufrei, e em Santa Cristina, em Requião.

O Programa Municipal conta ainda com o trabalho e empenho da Polícia Municipal, que colabora nas ações de fiscalização a queimas e vigilância, e dos sapadores florestais, que, para além da missão de vigilância, colaboram nas ações de combate e rescaldo, quando accionados mecanismos legais para o efeito.

Entretanto, estão em curso trabalhos para a beneficiação de troços de caminhos florestais em 23 freguesias do concelho, permitindo agilizar a circulação em cerca de 33 quilómetros de caminhos florestais.

ZAP/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.