Descoberta casa onde viveu a histórica abolicionista negra Harriet Tubman

A casa do pai de Harriet Tubman foi descoberta por arqueólogos em Maryland, anunciaram autoridades do Harriet Tubman Underground Railroad Visitor Center esta terça-feira.

O local onde Ben Ross viveu – apelidado de Ben 10 – foi descoberto numa propriedade adquirida no ano passado pelo Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos como um acréscimo ao Blackwater National Wildlife Refuge em Dorchester County, Maryland, disse o tenente-governador Boyd Rutherford, de acordo com o NBC News.

Julie Schablitsky, arqueóloga-chefe da Administração de Rodovias Estaduais, explicou que, depois de cavar cerca de mil buracos com a ajuda de uma dúzia de outros arqueólogos, decidiu usar um detetor de metais. Foi assim que, em novembro, descobriu uma moeda de 50 centavos de 1808 – o mesmo ano em que Ben Ross e a esposa se casaram.

“Isso, para mim, foi minha pista de que estávamos a chegar perto”, disse Schablitsky.

A equipa também começou a encontrar peças de cerâmica partidas que datam do início e meados de 1800.

“Examinámos estes artefactos mais de perto e confirmámos que datam da época em que [Ben] morava lá”, disse Schablitsky. “Com os artefactos, a arqueologia, a evidência de uma construção e apenas o local – sabendo que trabalhou em áreas húmidas de madeira -, estas várias linhas de evidência disseram inequivocamente que esta é a casa de Ben Ross.”

Ross adquiriu os quatro hectares no início da década de 1840 de um proprietário de escravos que escreveu no seu testamento que Ross deveria ser libertado cinco anos após a sua morte e herdar a terra.

Harriet Tubman nasceu Araminta Ross no início da década de 1820.

“Durante vários anos, acreditámos que Ross cortava árvores na propriedade e vendia a madeira, que era transportada para estaleiros por marinheiros negros livres para usar na construção de navios em Baltimore”, explicou Rutherford.

“A descoberta da cabana de Ben Ross é uma descoberta importante”, disse Rutherford. “Esta descoberta soma-se a outra peça do quebra-cabeças da história de Harriet Tubman, do estado de Maryland e da nossa nação.”

“Harriet Tubman trabalhou ao lado do seu pai quando era adolescente. E os historiadores acreditam que Tubman aprendeu a navegar pelas terras e rios que mais tarde atravessaria para conduzir os escravos à liberdade”, continuou.

“Quando conseguimos encontrar sítios extra, outras pessoas que a inspiraram, que lhe deram aquela lição de integridade e perseverança como o seu pai, acho que que nos dá vontade de podermos aprender mais sobre Harriet Tubman através dos seus pais”, disse Schablitsky.

A arqueólogo manteve os descendentes de Tubman atualizados durante a escavação do local. “Significa muito para a família poder ver tudo isto”, disse Tina Wyatt, tetraneta de Tubman.

Segundo a parente, a descoberta de peças de placas, um cachimbo e a moeda ajudam-na a humanizar e visualizar os seus antepassados. “É muito importante, não só para a família, mas para o mundo entender a nossa história”, rematou Wyatt.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Deputado do Bloco acusado de violência doméstica avança com queixa em tribunal

Catarina Alves, ex-namorada do deputado Luís Monteiro, acusa-o de violência doméstica. O bloquista nega as acusações e diz que vai apresentar queixa no tribunal. Luís Monteiro vai apresentar queixa contra a ex-namorada que o acusou de …

Gestão do Novo Banco vai receber bónus de 3,9 milhões em 2022

A equipa de administração do Novo Banco tem à sua espera um bónus de 3,9 milhões de euros no próximo ano. O banco registou prejuízos de 1.329 milhões de euros no ano passado. O Novo Banco …

Ainda não há planos para vacinar voluntários com AstraZeneca e Johnson & Johnson (nem dados sobre combinação de vacinas)

A vacinação de voluntários com menos de 60 ou 50 anos que aceitem receber as vacinas da AstraZeneca ou da Johnson & Johnson ainda não tem planos ou datas para arrancar. A Comissão de vacinação …

Celebrar ou cancelar Napoleão? 200.º aniversário da morte do imperador desperta debate em França

No 200.º aniversário da morte de Napoleão Bonaparte, o presidente francês Emmanuel Macron optou por fazer o que os seus antecessores evitaram. Ao escolher colocar uma coroa de flores esta quarta-feira no túmulo de Napoleão sob …

Costa começa a namorar a esquerda. Negociações do Orçamento arrancam em julho

O Governo está a preparar-se para arrancar com as reuniões preliminares de negociação do Orçamento do Estado para 2022. O Público avança, esta quinta-feira, que os encontros formais vão ser realizados com os partidos de esquerda …

O orgulho, os milhões da Champions e (talvez) um título estão em jogo neste Clássico

O FC Porto não desiste da corrida pelo título, mas o segundo lugar é a principal luta deste Clássico. A posição dá acesso direto à Liga dos Campeões. Benfica e FC Porto defrontam-se hoje na Luz, …

"Crise de saúde global". Biden apoia levantamento das patentes das vacinas (e UE segue o exemplo)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, apoiou a proposta da Organização Mundial do Comércio (OMC) para renunciar às proteções de propriedade intelectual para as vacinas contra a covid-19. "Esta é uma crise de saúde global …

-

Confrontos entre polícia e adeptos em Alvalade. PSP avança com participação ao MP

A chegada da equipa do Sporting ao estádio de Alvalade ficou marcada por confrontos entre vários adeptos e a polícia. A PSP já anunciou que vai fazer uma participação ao Ministério Público. Depois da vitória por …

Centeno pressiona Costa: 6 mil milhões de medidas temporárias devem ser revertidos

Esta quinta-feira, o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, avisou que "não podemos querer manter no futuro medidas que foram criadas para serem temporárias". As medidas cíclicas e temporárias adotadas no ano passado para responder …

Apoio ao aumento do salário mínimo "vale 84,5 euros por posto de trabalho"

O ministro da Economia explicou que o apoio ao aumento do salário mínimo, que só vai acontecer em 2021 e que custará cerca de 60 milhões de euros ao Estado, corresponde a 84,5 euros por …