/

Descoberta casa onde viveu a histórica abolicionista negra Harriet Tubman

A casa do pai de Harriet Tubman foi descoberta por arqueólogos em Maryland, anunciaram autoridades do Harriet Tubman Underground Railroad Visitor Center esta terça-feira.

O local onde Ben Ross viveu – apelidado de Ben 10 – foi descoberto numa propriedade adquirida no ano passado pelo Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos como um acréscimo ao Blackwater National Wildlife Refuge em Dorchester County, Maryland, disse o tenente-governador Boyd Rutherford, de acordo com o NBC News.

Julie Schablitsky, arqueóloga-chefe da Administração de Rodovias Estaduais, explicou que, depois de cavar cerca de mil buracos com a ajuda de uma dúzia de outros arqueólogos, decidiu usar um detetor de metais. Foi assim que, em novembro, descobriu uma moeda de 50 centavos de 1808 – o mesmo ano em que Ben Ross e a esposa se casaram.

“Isso, para mim, foi minha pista de que estávamos a chegar perto”, disse Schablitsky.

A equipa também começou a encontrar peças de cerâmica partidas que datam do início e meados de 1800.

“Examinámos estes artefactos mais de perto e confirmámos que datam da época em que [Ben] morava lá”, disse Schablitsky. “Com os artefactos, a arqueologia, a evidência de uma construção e apenas o local – sabendo que trabalhou em áreas húmidas de madeira -, estas várias linhas de evidência disseram inequivocamente que esta é a casa de Ben Ross.”

Ross adquiriu os quatro hectares no início da década de 1840 de um proprietário de escravos que escreveu no seu testamento que Ross deveria ser libertado cinco anos após a sua morte e herdar a terra.

Harriet Tubman nasceu Araminta Ross no início da década de 1820.

“Durante vários anos, acreditámos que Ross cortava árvores na propriedade e vendia a madeira, que era transportada para estaleiros por marinheiros negros livres para usar na construção de navios em Baltimore”, explicou Rutherford.

“A descoberta da cabana de Ben Ross é uma descoberta importante”, disse Rutherford. “Esta descoberta soma-se a outra peça do quebra-cabeças da história de Harriet Tubman, do estado de Maryland e da nossa nação.”

“Harriet Tubman trabalhou ao lado do seu pai quando era adolescente. E os historiadores acreditam que Tubman aprendeu a navegar pelas terras e rios que mais tarde atravessaria para conduzir os escravos à liberdade”, continuou.

“Quando conseguimos encontrar sítios extra, outras pessoas que a inspiraram, que lhe deram aquela lição de integridade e perseverança como o seu pai, acho que que nos dá vontade de podermos aprender mais sobre Harriet Tubman através dos seus pais”, disse Schablitsky.

A arqueólogo manteve os descendentes de Tubman atualizados durante a escavação do local. “Significa muito para a família poder ver tudo isto”, disse Tina Wyatt, tetraneta de Tubman.

Segundo a parente, a descoberta de peças de placas, um cachimbo e a moeda ajudam-na a humanizar e visualizar os seus antepassados. “É muito importante, não só para a família, mas para o mundo entender a nossa história”, rematou Wyatt.

Maria Campos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.