Descida do IVA da energia. Joacine e o CDS com a faca e o queijo na mão

Tiago Petinga, André Kosters / Lusa

Francisco Rodrigues dos Santos, Joacine Katar Moreira

A descida do IVA da energia é um dos temas quentes do Orçamento de Estado para 2020 e depois de anunciada uma eventual coligação negativa, com PSD, Bloco de Esquerda e PCP a aprovarem a medida, e de o PAN ter dito que vota contra, só os votos do CDS e de Joacine Katar Moreira podem valer ao PS para chumbar a proposta.

O PAN anunciou, na semana passada, que vai votar contra a redução do IVA da energia por considerar que a medida é “economicamente irresponsável” e “pouco aceitável, no que diz respeito ao ambiente”. Uma posição que vem ao encontro da pretensão do PS de chumbar as propostas de PSD, Bloco de Esquerda e PCP.

Perante a ameaça de uma coligação negativa e a posição do PAN, o PS consegue os votos suficientes para empatar com os partidos que votam a favor. Neste cenário, as posições dos 5 deputados do CDS e de Joacine Katar Moreira ganham outra importância.

Ainda não se sabe como vão o CDS e Joacine situar-se na votação.

O novo líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, deverá tomar a posição numa reunião com os novos órgãos do partido que vai decorrer na próxima segunda-feira. “Chicão”, como é conhecido, já manifestou a vontade de uma aproximação entre os partidos do “arco da governação” (PSD, PS e CDS), mas falta saber se pretende dar um primeiro passo para mais perto dos sociais-democratas ou dos socialistas.

Joacine Katar Moreira vai votar a medida já como deputada em nome próprio, depois de o Livre lhe ter retirado a confiança política, e o seu voto também é uma incógnita.

ZAP //

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Esta senhora votou pela sua estabilidade….Assim, pisca o olho ao PS.
    A sua falta de credibilidade é total…uma vergonha.
    Que se lixem a maioria das famílias portuguesas que auferem baixos rendimentos e que iriam certamente beneficiar com a redução do IVA…Posso mesmo dizer que iria beneficiar muito mais as famílias imigrantes oriundas de países africanos, pois tem rendimentos familiares muito baixos.~
    O PS vai apanhar à conta desta senhora… e será muito bem feito.

RESPONDER

Macedónia N. 0-3 Países Baixos | Laranja garante pleno

A seleção da Macedónia do Norte ainda deu luta, na primeira parte, aos Países Baixos, na última jornada do grupo C do Euro2020 de futebol, mas perdeu naturalmente por 3-0, face à supremacia da seleção …

Imunidade do grupo com 70% de vacinados é ideia ultrapassada, defende investigador

O investigador Miguel Castanho afirmou esta segunda-feira que a ideia da imunidade do grupo com 70% da população vacinada contra a covid-19 está “completamente desatualizada” porque a vacina não protege contra a infeção e a …

Euro2020. Portugal já demonstrou "qualidade para ultrapassar todas as dificuldades"

O futebolista João Moutinho lembrou esta segunda-feira que Portugal já “demonstrou ter qualidade para ultrapassar todas as dificuldades” e acredita que diante da França, na derradeira jornada do Grupo F do Euro2020, o campeão europeu …

Demolição de construções ilegais em Loures regista “alguns tumultos” com moradores

A Câmara Municipal de Loures avançou esta segunda-feira com demolições de construções ilegais no bairro de Montemor, com o apoio da polícia, verificando-se “alguns tumultos”, porque os moradores se queixam da falta de soluções de …

"O São João é decisivo". Gaia negou pedidos para festejos e faz apelo à contenção

A Câmara de Vila Nova de Gaia negou os pedidos para a realização de festas de São João porque “com esta cadência” o concelho “corre o risco de voltar atrás no confinamento”, disse esta segunda-feira …

Presidente promulga diploma do Governo para acelerar execução do PRR

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto-lei que estabelece o regime excecional de execução orçamental e de simplificação de procedimentos dos projetos aprovados no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Numa nota …

Bielorrússia. Washington anuncia sanções financeiras e restrições de vistos

Os Estados Unidos impuseram esta segunda-feira novas sanções financeiras e restrições de vistos a dezenas de funcionários e entidades na Bielorrússia, em coordenação com a União Europeia, Reino Unido e Canadá. As medidas retaliatórias - que …

Uma provocação de Cristiano iniciou a reviravolta alemã

Opinião de Dietmar Hamann, depois de um toque "artístico" do capitão da seleção portuguesa, quando a Alemanha ainda perdia. Cristiano Ronaldo voltou a jogar para dar espetáculo, num momento do duelo entre Portugal e Alemanha no …

Fotografia mostra princesa Latifa em Espanha

Uma fotografia da princesa Latifa do Dubai, cuja situação preocupa a ONU depois de ter sido apanhada quando tentava fugir do emirado em 2018, foi divulgada esta segunda-feira numa rede social e descrita como tendo …

Microlino, o pequeno carro elétrico com teto dobrável, está cada vez mais perto da produção

Em desenvolvimento há mais de cinco anos, e originalmente com produção prevista para 2019, o terceiro protótipo do Microlino 2.0 da Micro Mobility Systems AG foi concluído. O terceiro protótipo do Microlino é o mais próximo …