Descida do IVA da energia. Joacine e o CDS com a faca e o queijo na mão

Tiago Petinga, André Kosters / Lusa

Francisco Rodrigues dos Santos, Joacine Katar Moreira

A descida do IVA da energia é um dos temas quentes do Orçamento de Estado para 2020 e depois de anunciada uma eventual coligação negativa, com PSD, Bloco de Esquerda e PCP a aprovarem a medida, e de o PAN ter dito que vota contra, só os votos do CDS e de Joacine Katar Moreira podem valer ao PS para chumbar a proposta.

O PAN anunciou, na semana passada, que vai votar contra a redução do IVA da energia por considerar que a medida é “economicamente irresponsável” e “pouco aceitável, no que diz respeito ao ambiente”. Uma posição que vem ao encontro da pretensão do PS de chumbar as propostas de PSD, Bloco de Esquerda e PCP.

Perante a ameaça de uma coligação negativa e a posição do PAN, o PS consegue os votos suficientes para empatar com os partidos que votam a favor. Neste cenário, as posições dos 5 deputados do CDS e de Joacine Katar Moreira ganham outra importância.

Ainda não se sabe como vão o CDS e Joacine situar-se na votação.

O novo líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, deverá tomar a posição numa reunião com os novos órgãos do partido que vai decorrer na próxima segunda-feira. “Chicão”, como é conhecido, já manifestou a vontade de uma aproximação entre os partidos do “arco da governação” (PSD, PS e CDS), mas falta saber se pretende dar um primeiro passo para mais perto dos sociais-democratas ou dos socialistas.

Joacine Katar Moreira vai votar a medida já como deputada em nome próprio, depois de o Livre lhe ter retirado a confiança política, e o seu voto também é uma incógnita.

ZAP //

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Esta senhora votou pela sua estabilidade….Assim, pisca o olho ao PS.
    A sua falta de credibilidade é total…uma vergonha.
    Que se lixem a maioria das famílias portuguesas que auferem baixos rendimentos e que iriam certamente beneficiar com a redução do IVA…Posso mesmo dizer que iria beneficiar muito mais as famílias imigrantes oriundas de países africanos, pois tem rendimentos familiares muito baixos.~
    O PS vai apanhar à conta desta senhora… e será muito bem feito.

RESPONDER

Cientistas mediram o período de tempo mais curto de sempre

Uma equipa de físicos e metrologista da Universidade Goethe de Frankfurt, na Alemanha, anunciou que conseguiu medir o menor período de tempo já determinado - são 247 zeptosegundos, segundo os cientistas. O processo físico cuja …

Viagens expresso no Sistema Solar. Nave espacial pode chegar a Titã em apenas 2 anos

Uma equipa de cientistas está a trabalhar num propulsor de nave espacial que, segundo eles, poderia alcançar a misteriosa lua de Saturno, Titã, em menos da metade do tempo que o satélite Cassini demoraria. Apesar de …

Depois do "selo Brexit", os correios da Áustria emitem o "selo corona" impresso em papel higiénico

O serviço postal da Áustria uniu dois pontos da pandemia do novo coronavírus ao criar um selo impresso em papel higiénico que, segundo os correios, as pessoas também podem, a qualquer momento, usar para ajudar …

A Moog celebra os 100 anos do Theremin com um novo instrumento: o Claravox Centennial

Este ano marca o 100º aniversário do Theremin - um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrónicos, controlado sem qualquer contacto físico pelo músico. Para celebrar vai ser lançado o Claravox Centennial. Foi em 1920 que Leon Theremin, …

Depósito inexplorado na Sibéria tem uma das maiores reservas de ouro do mundo

O maior produtor de ouro da Rússia, PJSC Polyus, anunciou esta semana que o seu depósito inexplorado em Sukhoi Log, na região siberiana de Irkutsk, possui uma das maiores reservas mundiais deste metal preciosos. De …

Os novos iPhones não trazem carregador. Apple poupa muito nos custos, mas não no ambiente

A Apple decidiu vender os seus novos iPhones sem carregador ou auscultadores, alegando que a alteração tem em conta o ambiente, uma vez que serão utilizados menos produtos na embalagem dos telemóveis, mas os especialistas …

Caça ao tesouro secular. Lendária ilha pode esconder Santo Graal, manuscritos de Shakespeare e jóias reais

Perto da Nova Escócia, no Canadá, há uma lendária ilha com misteriosos túneis e estranho artefactos. Há quem acredite que esconde o Santo Graal, os manuscritos de Shakespeare e um tesouro de um capitão. Porém, …

Aprender "baleiês" pode evitar choque de navios com o animal

Uma equipa de cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, tem uma nova ideia para salvar as baleias-azuis em migração das colisões com navios. Durante a época de migração das baleias-azuis, os animais enfrentam sérios …

Afinal, os carros elétricos não são a melhor resposta para combater as alterações climáticas

Os carros elétricos, surgem como alternativas mais sustentáveis aos veículos a gasolina ou gasóleo, podem não ser a melhor forma de combater as alterações climáticas no âmbito dos transportes, de acordo com um novo estudo. …

Seria Jesus um mágico? Há arte romana que parece sugerir que sim

Em alguma arte antiga, Jesus é retratado a fazer milagres com algo na mão que parece ser uma varinha. Investigadores sugerem que se trata de um cajado, que era usado como símbolo de poder. Segundo a …