Deputados do PSD-Madeira vão abster-se (e Rio deverá ser informado por SMS)

Homem de Gouveia / Lusa

A abstenção foi discutida na reunião da comissão política e fechada esta quinta-feira. Os três deputados do PSD-Madeira deverão abster-se, viabilizando o Orçamento de Estado, enquanto que o PSD de Rui Rio votará contra.

De acordo com o semanário Expresso, Miguel Albuquerque deverá anunciar a decisão na apresentação do novo hospital do Funchal esta sexta-feira, que tem reservados 17 milhões de euros neste orçamento e o aval do Estado para o empréstimo que a Madeira irá fazer.

As relação entre o PSD e o PSD-Madeira estão no seu pior momento. Aliás, ainda não se sabe se Rui Rio será informado desta decisão, que difere da sua, uma vez que o PSD vai votar contra o Orçamento de Estado para 2020. Dentro do PSD-Madeira, a ideia é que, no máximo, o líder nacional do partido será informado por SMS.

O Expresso explica que, com o hospital garantido e a promessa de redução dos juros dos empréstimos, a região não podia votar contra. Porém, Miguel Albuquerque quer continuar a negociar quando se iniciar o debate na especialidade. A Madeira insiste em ter passagens a aéreas a 86 euros nas viagens para continente.

Assim, neste orçamento, os três deputado do PSD-Madeira vão colocar os interesses regionais à frente da disciplina partidária, posição que Miguel Albuquerque já defende desde outubro.

Deputados da Madeira podem “ter esta posição diferente”

A liberdade de voto do PSD/Madeira no Orçamento foi algo defendido esta quinta-feira pelo candidato à liderança do PSD, Miguel Pinto Luz. “Quando o interesse nacional não é o primeiro interesse sobre a mesa, a liberdade de voto deve ser entendida no sentido em que os deputados devem, em primeiro lugar, servir aqueles que os elegeram. Os deputados da Madeira têm o direito de ter esta posição diferente do resto da bancada parlamentar do PSD”, disse Miguel Pinto Luz.

O candidato à liderança do PSD sublinhou, no entanto, que os deputados social-democratas na Assembleia da República devem ter uma hierarquia de interesses que deve ser muito clara e objetiva, e que coloque “em primeiro lugar o interesse nacional”.

horasis / Flickr

Miguel Pinto Luz

Miguel Pinto Luz considerou que o PSD/Madeira deve continuar a ter regras próprias como sempre aconteceu naquela região autónoma, tal como na Região Autónoma dos Açores. “Do meu ponto de vista, devemos ter uma visão sobre a autonomia da Madeira, que foi aquela que o PSD sempre teve. O PSD é o partido da autonomia na Madeira e nos Açores. Foi connosco que se ganhou esse direito a existir um regime especial para a Madeira e para os Açores. O PS veio atrás de nós, há mais de 40 anos, nesse registo de beneficiar aquelas duas regiões, com um regime alternativo de financiamento mais autonómico”, adiantou.

“É isso que temos de valorizar. O PSD não pode ter um discurso à segunda e outro à quarta-feira. E, por isso mesmo, não compreendo esta atitude de perseguição a uma região autónoma que tem tido sempre – aliás, as duas regiões autónomas têm tido sempre – essas regras próprias, fruto da sua autonomia”, acrescentou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Curva em Itália parece estar a aplanar. Confirmado primeiro caso num campo de refugiados grego

A Itália registou mais 4.053 casos positivos e mais 837 mortes em 24 horas, valores semelhantes aos de segunda-feira e que sugerem que a curva da covid-19 parede estar a estabilizar. De acordo com o Observador, …

Há mais de 8 mil infetados e 187 mortes por covid-19 em Portugal

Há mais 27 mortes em relação a terça-feira, aumentando o número total de óbitos para 87. O número de casos confirmados em Portugal já ascende as 8 mil pessoas. O boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da …

Há falhas no sistema que regista casos de covid-19. A "esmagadora maioria" não vai ser notificada

O sistema que regista os casos de covid-19 em Portugal é "um pesadelo burocrático", denunciam os infecciologistas. A "esmagadora maioria" dos casos vai acabar por não ser notificada, acrescentam. O problema tornou-se público quando a Direção-Geral …

Mais de 3600 empresas já pediram acesso ao lay-off simplificado

O Governo já recebeu 3600 pedidos de empresas para aderirem ao regime lay-off lançado na semana passada, disse, esta terça-feira, a ministra do Trabalho e da Segurança Social. Ana Mendes Godinho, que falava aos jornalistas no …

Em tempos de crise, os emprestados podem ser a solução do Benfica

Bruno Varela, Cristián Lema, Filip Krovinovic, Gedson Fernandes e Diogo Gonçalves são hipóteses que Bruno Lage tem a seu dispor para regressar dos empréstimos. A suspensão das competições desportivas deixa muitos clubes entre a espada e …

Trump muda de discurso. Próximas duas semanas serão "dolorosas" e podem morrer 100 mil pessoas

Esta terça-feira, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou ao país com um discurso mudado, mais pessimista e alarmista. Com o número de doentes infetados com covid-19 nos Estados Unidos a superar os 187 mil …

Autódromo do Algarve já pode receber corridas de Fórmula 1

Pista de Portimão deverá receber ainda este ano testes privados de uma das equipas do pelotão da Fórmula 1 e pretende candidatar-se a receber os testes de inverno a partir de 2021. O Autódromo Internacional do …

Medidas de contenção já salvaram 120 mil pessoas na Europa

As medidas de contenção adotadas por vários países europeus salvaram a vida de cerca de 120 mil pessoas na Europa, revela um novo relatório de investigadores britânicos. Um estudo do Imperial College London revela que as …

Ronaldo pode regressar a Manchester. PSG também está na corrida

O Manchester United pondera trazer Cristiano Ronaldo de volta ao clube. O internacional português também está a ser seguido atentamente pelo Paris Saint-Germain. Com a Juventus a enfrentar problemas financeiros devido à pandemia de covid-19, o …

Presidente da República prepara-se para renovar estado de emergência

O Presidente da República decide, esta quarta-feira, sobre o prolongamento do estado de emergência por novo período de 15 dias, com parecer do Governo que reunirá o Conselho de Ministros para esse efeito. A reunião do …