Deputados da oposição britânica admitem votar contra ativação do Brexit

Sean Dempsey / EPA

-

Vários deputados da oposição britânica revelaram, esta sexta-feira, que tencionam votar contra o artigo que ativa o processo de saída do Reino Unido da UE e que vão pedir uma nova votação.

Segundo a BBC, o líder democrata liberal, Tim Farron, indicou que a sua formação vai opor-se o processo de retirada do Reino Unido, a menos que o Governo britânico convoque um segundo referendo sobre os termos da rutura com Bruxelas.

O Tribunal Superior de Londres determinou recentemente que o Parlamento britânico deve ser consultado antes de se iniciar o Brexit, dando assim hipótese aos deputados autorizar ou não a ativação do artigo 50.

No entanto, o Governo britânico considera que não é aceitável que o Parlamento se pronuncie sobre a questão da saída do país da UE uma vez que os cidadãos já se decidiram pelo Brexit.

Theresa May decidiu recorrer da decisão judicial, e a audiência vai acontecer a 5 de dezembro, com a decisão final a ser anunciada apenas no próximo ano.

“Acreditamos que o governo tem argumentos legais fortes, vamos apresentar esses argumentos ao Supremo Tribunal que fará o seu julgamento”, disse May na segunda-feira, citada pela BBC.

Caso o Supremo determine – seguindo a sentença do Tribunal Superior de Londres – que o Parlamento tem mesmo de ser consultado, os deputados poderão votar sobre o assunto ainda antes de março de 2017, prazo apontado por Theresa May para invocar o artigo 50 e iniciar um processo de negociação de dois anos com a UE.

Vários deputados trabalhistas estão dispostos a votar contra o artigo, ainda que a direção da principal força da oposição não tenha anunciado formalmente um voto contra, destaca a BBC.

Os democratas-liberais têm defendido a convocação de uma nova consulta sobre o alcance das negociações do Governo com a UE, enquanto os deputados do Partido Nacionalista Escocês (SNP) estão contra a saída do Reino Unido da UE.

Ainda assim, apesar destes votos contra, uma votação sobre a ativação do artigo 50 deverá saldar-se numa vitória do sim, devido ao apoio dos deputados conservadores e boa parte dos trabalhistas.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Gabinetes dos novos membros do Governo custam 71 milhões de euros

O novo Governo terá 70 gabinetes no total, que representarão uma despesa anual de, pelo menos, 71 milhões de euros aos cofres públicos, mais sete milhões de euros do que o último. O primeiro-ministro, António Costa, …

Fim do cessar fogo na Síria. Turquia ameaça que milicianos curdos no terreno serão abatidos

O período de cessar-fogo de 120 horas acordado entre a Turquia e os Estados Unidos (EUA) para permitir que as milícias curdas saiam do nordeste da Síria termina esta terça-feira, pelas 19:00 (20:00 em Lisboa), …

Ministro adjunto cabo-verdiano encontrado morto no gabinete

O ministro adjunto do primeiro-ministro de Cabo Verde para a Integração Regional, Júlio Herbert, foi encontrado morto, esta segunda-feira, no seu gabinete, no Palácio do Governo, na Praia, confirmou fonte governamental. Elementos da Polícia Nacional cabo-verdiana …

"Risco de desvio significativo" nas contas do Governo. Bruxelas com reservas sobre esboço do OE2020

A Comissão Europeia (CE) pediu esta terça-feira ao Governo português que apresente uma versão atualizada do projeto orçamental para 2020 “tão cedo quanto possível”, observando que o ‘esboço’ recebido aponta para o risco de um …

Goldman Sachs. Funcionário acusado de divulgar informação em troca de dinheiro

Bryan Cohen, vice-presidente de um dos departamentos do Goldman Sachs, foi acusado de tirar proveito de um esquema que gerou alegadamente cerca de 2,3 milhões de euros em lucros ilegais. Nos últimos 18 meses, dois funcionários …

Encontrada carruagem romana milenar com restos fósseis dos cavalos

Uma equipa de arqueólogos do Museu da Cidade de Vinkovci e do Instituto da Arqueologia de Zagreb, na Croácia, encontrou uma carruagem romanda de duas rodas com os corpos fossilizados de dois cavalos. Os especialistas consideram …

Caos no Chile. Governo anula aumento do preço do metro que iniciou protestos

O Governo do Chile anulou esta segunda-feira o aumento do preço dos bilhetes do metropolitano, depois de a medida ter provocado violentos protestos que se generalizaram no país. Esta terça-feira, com apenas uma linha do metro …

Deputado do PSD apela a Marcelo a que não dê posse a Cabrita até bombeiros receberem pagamentos em atraso

O deputado do PSD Duarte Marques, que costuma tratar dos assuntos da Proteção Civil, apelou esta segunda-feira ao Presidente da República par não dê posse ao ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, enquanto o Estado …

Cientistas "ressuscitaram" o gene que fez nascer a malária

O gene ancestral que fez nascer a doença mais mortal da História foi "ressuscitado" por cientistas, para que lhes fosse possível perceber a série de eventos que levou o parasita da malária a infetar humanos. A …

Governo anuncia acordo para dívida do sistema de ação social dos militares

Os ministérios da Defesa Nacional e das Finanças assinam “até ao final da semana” um acordo para a regularização de dívidas do Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA) aos prestadores de saúde, foi …