22 deputados portugueses pedem liberdade de Lula da Silva

Ricardo Stuckert / Instituto Lula

O ex-Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva

Um grupo de 22 deputados portugueses endereçou uma carta ao Supremo Tribunal Federal brasileiro, na qual apelam que o ex-Presidente possa voltar ao “pleno exercício dos seus direitos fundamentais”, afirmando que Lula da Silva é, nestas circunstâncias, “um preso político”. 

Na petição que circula nas redes sociais, os subscritores “apelam ao Supremo Tribunal Federal do Brasil para que reponha as condições mínimas aceitáveis de funcionamento do Estado de Direito no processo que atinge o Presidente Luís Inácio Lula da Silva, determinando a sua libertação e garantindo o pleno exercício dos seus direitos fundamentais”.

Os deputados – do PCP, PS, PEV, BE – recordam que o “o cumprimento da pena de prisão pelo Presidente Luís Inácio Lula da Silva está a ter lugar antes do trânsito em julgado da decisão judicial, pondo em causa o princípio da presunção de inocência universalmente reconhecido em processo penal”.

Acrescentam ainda que a pena contraria “frontalmente a jurisprudência firmada pelo Supremo Tribunal Federal do Brasil, sendo pública e notória a existência de uma chicana judiciária de caráter político visando impedir Lula da Silva de se candidatar às eleições presidenciais”. Os deputados que assinam a petição afirmam ainda que, nestas condições, Lula da Silva é um “preso político”.

“Ninguém ignora que o processo que lhe foi movido, a tramitação excecional que foi seguida, a sua condenação sem provas, a sua reclusão e as condições que lhe são impostas, servem unicamente o objetivo de impedir a sua candidatura às eleições presidenciais, lesando gravemente os seus direitos fundamentais, contribuindo para o desprestígio do sistema judicial brasileiro e pondo gravemente em causa a democracia no Brasil”, argumentam no texto.

Os deputados sublinham ainda que Lula da Silva é “mundialmente reconhecido pelo progresso conhecido no Brasil durante a sua Presidência na redução das desigualdades sociais ao retirar dezenas de milhões de brasileiros da miséria”.

A petição é assinada por 22 deputados portugueses, nomeadamente: António Filipe (PCP), Carla Cruz (PCP), Fernando Anastácio (PS), Fernando Rocha Andrade (PS), Heloísa Apolónia (PEV), Isabel Moreira (PS), Joana Mortágua (BE), João Barroso Soares (PS), João Oliveira (PCP), Jorge Costa (BE), Jorge Machado (PCP), José Luís Ferreira (PEV), José Manuel Pureza (BE), Luís Monteiro (BE), Moisés Ferreira (BE), Paula Santos (PCP), Paulo Pisco (PS), Pedro Bacelar de Vasconcelos (PS), Pedro Filipe Soares (BE), Rita Rato (PCP), Tiago Barbosa Ribeiro (PS) e Wanda Guimarães (PS).

Um juiz federal brasileiro ordenou, no passado domingo, a libertação imediata do antigo Presidente do Brasil, preso desde 7 de abril. Pouco depois, o juiz federal João Pedro Gebran Neto, relator dos processos da Operação Lava Jato no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, suspendeu a decisão do desembargador Rogério Favreto.

Lula da Silva encontra-se a cumprir uma pena de 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

26 COMENTÁRIOS

  1. Sempre ao lado dos Corruptos.
    Os mesmos que estão ao lado de Sócrates e de Maduro.
    Os mesmos que não deixam divulgar os autores do mega roubo na CGD.
    Os mesmos que continuam a defender o sigilo bancário.
    Os mesmos que votam contra a prova do “enriquecimento ilícito”.
    Temos um Parlamento contaminado de corruptos e a precisar de desinfecção.

    • Os deputados que trabalhem!
      O problema é que trabalhar custa!
      Deixem-se de perder tempo e limitem-se a cumprir o seu dever!

    • Os mesmos que fazem negócios com imobiliário.
      Os mesmos que metem os familiares todos em tachos.
      Os mesmos que deixam o país sempre com buracos.
      Os mesmos que têm amigos ricos.
      Os mesmos que dizem defender os pobres e apoiam os maiores banqueiros pondo sempre a mão por baixo quando necessário.
      Os mesmos que nomeiam profundos incompetentes para altos cargos do Estado.
      Os mesmos que insistem em dizer uma coisa e em fazer sempre o seu oposto.
      Enfim… deviam estar todos a fazer companhia ao Lula.

  2. Realmente começo a acreditar quando o Brasileiro diz que aprenderam connosco. Como é possível…..

    E não me venham com o discurso de ” roubou mas fez “. Roubo é roubo.

  3. Para os desinformados que se manifestaram contra a manifestação sugiro que antes leiam todo o processo, Lula é inocente, ele só foi preso para não concorrer nas eleições em que ganharia. ele foi condenado por reformas que não foram feitas em apartamento que nunca foi dele. Ele foi condenado por ato de ofício indeterminado, que pode ser qualquer coisa, desde peidar até errar no cálculo de uma raiz quadrada de nove dígitos.

    • Só faltou o Lula assumir o que fez (preferiu culpar a falecida), de resto está lá tudo. Só não vê quem não quer.

    • O socras44 também foi embrulhado na operação marquês para não concorrer a presidente da república. Não acha???

  4. Os deputados que trabalhem!
    O problema é que trabalhar custa!
    Deixem-se de perder tempo e limitem-se a cumprir o seu dever!

  5. A meu ver os deputados portugueses que fizeram o pedido, têm a “mioleira vazia”. Não temos nada de interferir na política ou nos tribunais estrangeiros. Devem cumprir o dever para que foram incumbidos. Preocupem-se com este país(Portugal”. Ponham de lado o lavar roupa suja…

  6. Isto não é uma notícia isto é propaganda. Como é que o Zap se presta ao papel de dar como notícia um texto propagandista o elaborado pelo Instituto Lula, entidade criada e mantida com os milhões de reais em luvas pagos a Lula e seus corregelionarios pelas grandes construtoras do Brasil.

  7. Adérito, isto não foi provado, tanto não é verdade que o Instituto Lula conta com poucos recursos financeiros, Lula é perseguido por ter elevado o salário mínimo brasileiro ao equivalente a 300 euros.

    • Porque será que não pedem o mesmo para os empresários que o corromperam?? também estão todos detidos.

      Acham mesmo que ainda conseguem enganar alguém?

      • Os empresários aos quais se diz que o corromperam só foram presos para prenderem o Lula, seriam capazes de prender até a própria mãe se isto fosse necessário para prender o Lula.

    • Luciano já chega de dizeres tantos disparates, o Lula é talvez o maior ladrão que o Brasil já conheceu, nem existem duvidas disso, aliás, a unica duvida vai ser em quantos mais processos ele vai ser condenado e quantos anos vai atingir de prisão.

    • Eu li todo o processo, Lula é inocente, aliás, quando não é a quadrilha de curitiba que julga ele é inocentado. Se os tugas gostam do Moro que fiquem com ele, o Brasil não abre mão de Lula.

  8. Nossa que ótimo!!! Quanta gente quer o Lula livre… aproveita e leva pra Portugal, assim ele para de roubar o Brasil, e para economizar no bolso dele,( porque coitadinho ele precisa de ajuda) levem ele pra casa de vocês, já que são 20 deputados, cada dia dia ele fica na casa de 1, olha que solidariedade… o Brasil agradece

  9. O que os deputados portugueses tem que meter o focinho nas coisas do Brasil?
    Será que esses parvos não tem nada para fazer em Portugal?
    Afinal, eles foram eleitos para cuidarem das coisas do Brasil ou de Portugal?
    Portugal deve estar uma maravilha para esses fofoqueiros virem chafurdar no chiqueiro de além-mar.
    Vão procurar o que fazer, seus bostas.

  10. São uns borra botas – O que os deputados portugueses tem que meter o focinho nas coisas do Brasil?
    Será que esses parvos não tem nada para fazer em Portugal?
    Afinal, eles foram eleitos para cuidarem das coisas do Brasil ou de Portugal?
    Portugal deve estar uma maravilha para esses fofoqueiros virem chafurdar no chiqueiro de além-mar.
    Vão procurar o que fazer, seus bostas.

  11. Que seita!… E haverá muitos outros sem tomates para assumir a solidariedade do presidiario. La para os lados de Oeiras este condenado por varios juizes “ignorantes em leis quando comparados com esta seita dos 22” , deve ter um batalhao de defensores.
    Sugiro que simplesmente se mobilize uma peticao para os tirar da Assembleia da Republica e se enviem para o Brasil numa cesta de sardinhas atlantico fora com escala na ilha do Tarrafal.

  12. Ora ora ora, vão mas é apanhar o autocarro ( ónibus) 307 de Minas Gerais……. Aqui no país fazem tanta falta como a lepra!!!

RESPONDER

Nova Zelândia quer tornar a próxima geração completamente não fumadora

A Nova Zelândia anunciou um conjunto de propostas que visam banir os cigarros entre a próxima geração e aproximar o país da sua meta de ser livre de fumo até 2025. Desta forma, o Governo pretende …

Porto lança cartão da cidade para munícipes. Vantagens incluem descontos na cultura

O cartão foi lançado no dia 5 de abril e permite que os utilizadores tenham acesso a descontos em museus, teatros, piscinas e utilização gratuita do elevador dos Guindais. Destina-se aos moradores da cidade e …

Afinal, o SEF ainda não foi extinto. Governo vai publicar decreto-lei

Afinal, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) ainda não foi extinto. Segundo o Ministério da Administração Interna, o Governo vai "aprovar por decreto-lei a orgânica do novo serviço público [SEA] e as novas competências …

Mais quatro mortes e 553 casos nas últimas 24 horas

De acordo com a Direção-Geral da Saúde, Portugal registou nas últimas 24 horas 553 novos casos de covid-19 e quatro mortes associadas à doença. Portugal regista hoje mais quatro mortes relacionadas com a covid-19, 553 novos …

Familiares das vítimas do voo MH-17 na Ucrânia vão pedir indemnizações

Uma das advogadas das vítimas do voo MH-17 da Malaysia Airlines anunciou que 290 familiares apresentaram pedido de indemnização contra os quatro suspeitos do acidente. Uma advogada das vítimas do derrube do voo da Malasya Airlines …

1.º de Maio. CGTP duplica lotação, UGT festeja online com ex-ministros socialistas

As centrais sindicais voltam a estar divididas quanto às comemorações do 1.º de Maio. A CGTP vai organizar dois desfiles e duplicar a concentração na Alameda Dom Afonso Henriques; a UGT cancelou qualquer iniciativa presencial …

"Vice" da bancada do PS contestado por pedir autocrítica do partido sobre Sócrates

Pedro Delgado Alves defendeu que o PS deveria refletir sobre a ação de José Sócrates. O deputado foi contestado por outros dirigentes do grupo parlamentar, nomeadamente Ana Catarina Mendes, que reagiu de forma dura à …

Japão responde à China e garante que derrame de Fukushima será seguro

O vice-primeiro-ministro japonês, Taro Aso, reafirmou esta sexta-feira, em resposta às críticas da China, que a descarga da central nuclear de Fukushima aprovada pelas autoridades japonesas estará dentro dos limites de segurança da água potável. "Estou …

Ninguém quer "a batata quente" do caso Sócrates. Ivo Rosa e Carlos Alexandre com nota máxima

Os juízes Ivo Rosa e Carlos Alexandre foram avaliados com a nota máxima de "Muito Bom" pelo Conselho Superior da Magistratura em inspecções realizadas entre 2013 e 2018, ou seja, abarcando o período da investigação …

João Leão afasta criação de imposto de solidariedade para pagar crise pandémica

O ministro das Finanças, João Leão, argumenta que a criação de um imposto de solidariedade para pagar a crise pandémica não ajudaria nem seria benéfica. Em entrevista ao semanário Expresso, o ministro das Finanças, João Leão, …