“Ministro da Cultura” de Cavaco constituído arguido por suspeitas de corrupção

PSD / Flickr

Manuel Frexes, ex-subsecretário de Estado da Cultura, deputado do PSD e ex-autarca da Câmara Municipal do Fundão.

O deputado do PSD Manuel Frexes foi constituído arguido por suspeitas de corrupção e prevaricação enquanto presidente da Câmara do Fundão. O ex-autarca terá recebido ilicitamente um apartamento em Lisboa.

O Ministério Público acusa Manuel Frexes de prevaricação e corrupção durante o seu mandato como presidente da Câmara do Fundão, no distrito de Castelo Branco. Frexes já estava sob investigação desde outubro do ano passado. Nessa altura, o Ministério Público pediu um levantamento da sua imunidade ao Parlamento para interrogar o deputado.

O social-democrata, que foi titular da pasta da Cultura como Subsecretário de Estado no XII Governo Constitucional, liderado por Aníbal Cavaco Silva, terá alegadamente recebido um apartamento em Lisboa, de forma ilícita.

Manuel Frexes esteve, esta quinta-feira, presente nas instalações do Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal (MP/DIAP) de Coimbra, onde foi informado sobre o processo.

Em sua defesa, o antigo presidente da Câmara Municipal do Fundão disse que o processo que lhe foi instaurado é “um amontoado de interpretações que não têm nada a ver com realidade“. Frexes apenas teve acesso a uma “versão resumida” desse processo.

Manuel Frexes liderou a autarquia do Fundão entre 2002 e 2012. Segundo a Sábado, “alguns dos contratos” que a Câmara celebrou com “três empresas de projeto e fiscalização” de obras, entre 2009 e 2011, estão a ser investigados pelo DIAP.

O deputado do PSD é suspeito de ter benefícios dessas sociedades para obter vantagens patrimoniais, entre as quais um apartamento em Lisboa. “Nunca tive um apartamento em Lisboa. Eu vivo na casa do meu sogro, que é um apartamento de 1974”, assegurou.

O estatuto dos deputados só permite que os titulares de cargos públicos sejam ouvidos como testemunhas ou arguidos com a autorização do Parlamento. No entanto, quando este se trata de um crime intencional punido com pena de prisão superior a três anos, a Assembleia da República é obrigada a autorizar o seu interrogatório.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

A famosa estrela Betelgeuse está a recuperar o seu brilho

Novas observações revelaram que a famosa estrela Betelgeuse, cujo brilho diminuiu de forma inexplicável desde outubro, está a conseguir reverter este efeito de escurecimento, recuperando o seu brilho.  A estrela, uma super-gigante vermelha pertencente à …

Sardenha vai cobrar entrada em praia invadida por turistas

Sardenha, em Itália, quer limitar a entrada de turistas numa das suas famosas praias, La Pelosa. A praia vai ter lotação limitada e a entrada vai ser paga para maiores de 12 anos. As medidas de …

Se não quer que a Alexa e a Siri ouçam a sua vida privada, basta usar uma "pulseira do silêncio"

Uma equipa de professores de ciência da computação da Universidade de Chicago inventou uma pulseira especial que interfere com todos os microfones próximos, incluindo os dos altifalantes e assistentes inteligentes. As câmaras de segurança e altifalantes …

Algoritmo analisa textos de Edgar Allan Poe e indica que autor pode não ter cometido suicídio

Através de um algoritmo que identifica marcadores linguísticos de depressão e cognição suicida, investigadores norte-americanos que o escritor Edgar Allan Poe pode não ter cometido suicídio. Nesta análise, investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos …

Mudanças climáticas estão a secar um rio que fornece água a milhões de pessoas nos Estados Unidos

As mudanças climáticas reduziram drasticamente o fluxo do rio Colorado, nos Estados Unidos, deixando em risco o abastecimento de cerca de 40 milhões de pessoas e milhões de hectares de terrenos agrícolas. O alerta consta …

Trump vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou na segunda-feira que vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros, à chegada à cidade de Ahmedabad, para uma visita …

Vale e Azevedo livre de processo de desvio de fundos do Benfica

O Tribunal Judicial de Lisboa declarou a prescrição do processo em que o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo era acusado de ter desviado dinheiro do clube. O Tribunal Judicial de Lisboa declarou, na …

O Pentágono acabou de simular uma guerra nuclear com a Rússia

O Pentágono realizou um exercício de treino na semana passada, no qual simulou uma guerra nuclear com a Rússia. Apesar de ser comum passar por conflitos simulados, é incomum divulgá-los.  De acordo com a National Defense …

Novo passaporte britânico é desenhado em França e feito na Polónia

A ministra do Interior britânica, Priti Patel, apresentou no sábado os novos passaportes. Começam a ser emitidos em março e recuperam a cor azul que tinham antes de 1988, quando o Reino Unido se juntou …

Confirmados resultados das presidenciais da Guiné-Bissau e vitória de Sissoco Embaló

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau confirmou os resultados das eleições presidenciais e a vitória de Umaro Sissoco Embaló. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau confirmou esta terça-feira os resultados das eleições presidenciais …