Deputado do PSD apela a Marcelo a que não dê posse a Cabrita até bombeiros receberem pagamentos em atraso

O deputado do PSD Duarte Marques, que costuma tratar dos assuntos da Proteção Civil, apelou esta segunda-feira ao Presidente da República par não dê posse ao ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, enquanto o Estado não pagar aos bombeiros honorários de setembro que estão em atraso.

O PSD já tinha enviado uma questão ao ministério Administração Interna sobre esta falta de pagamento. Agora interpela o chefe de Estado através do Twitter: “Apelo ao Presidente da República: não dê posse a Eduardo Cabrita enquanto este não pagar o que deve aos bombeiros“.

Noutra publicação, no Facebook, Duarte Marques lembra que “são já vinte e dois os dias de atraso no pagamento dos honorários dos bombeiros que integram o DECIR”. “Estando prevista a posse do novo governo para o final da semana, e tendo em conta que o Ministro da Administração Interna é o mesmo, apelo a sua excelência que não dê posse a Eduardo Cabrita enquanto este não pagar os honorários de setembro aos milhares de bombeiros envolvidos no DECIR e que desde agosto não recebem a devida compensação”.

https://www.facebook.com/duarte.marques.1420/posts/2649608425133732

Para Duarte Marques, “um ministro tem, acima de tudo, de ter de honra” e se “Eduardo Cabrita não consegue assumir os compromissos com os homens e mulheres que heroicamente arriscam a vida por nós, então não reúne condições necessárias à função para a qual foi indicado.” “Só o Presidente da República poderá conseguir que esta vergonha seja resolvida a tempo.”

Os deputados do PSD pediram, de acordo com o Observador, para saber quando é que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil vai pagar os salários em atraso aos bombeiros que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) de 2019 e também qual o valor em dívida.

Duarte Marques escreve que “mais uma vez o Governo, e em particular o Ministério da Administração Interna, volta a demonstrar o maior desrespeito pelos bombeiros com este atraso” e destaca que “através dos bombeiros e integrando o DECIR, milhares de portugueses têm dado o seu contributo para garantir a segurança das pessoas e dos seus bens que são constantemente ameaçados pelos incêndios. Muitos deles não são profissionais e outros têm, durante estes meses, este como seu único rendimento”.

No mesmo texto, os deputados do PSD acrescentam ainda que alguns destes bombeiros “são mesmo casais que desempenham esta função e cujo rendimento do agregado familiar depende, neste período, deste compromisso que assumiram com o Estado mas que este não cumpre e não respeita”.

O PSD diz que não esquece as “restantes dívidas ainda por saldar por parte do Estado para com os bombeiros relativamente aos diferentes reembolsos de despesas feitas durante a época de combate aos fogos, as dívidas do transporte de doentes, do INEM, entre muitas outras”. Além da pergunta, os deputados exigiam uma “solução imediata para este caso que afeta milhares de famílias portuguesas.”

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Nota-se bem a falta de bom senso e a capacidade de reivindicar algo que, teria o seu lugar em debate Parlamentar. Impedir a nomeação de um Ministro por essa razão, só pode ser mais uma lamentável e infeliz consideração como a dos votos de emigrantes. Com pessoal deste o PSD, está em estado de desnorte e não é de admirar !

  2. Duarte Marque e é só os ministros que deviam ter honra? Então e os Deputados, Autarcas e os restantes políticos não deveriam também ter honra e serem todos mais sérios e menos mafiosos que o que são? Como se o teu PPD fosse o dono da seriedade e da honradez, perguntar não ofende, o que falaste foi plágio ou é mesmo da tua cabeça? Duvido que tenha saído da tua cabeça, tu és mais de plagiar o que te convém.

RESPONDER

O oxigénio em Marte está a comportar-se de forma misteriosa (e não se sabe porquê)

Depois do mistério do metano de Marte que aparecia e reaparecia, agora, os níveis de oxigénio no Planeta Vermelho têm estado a subir e a descer na cratera Gale em quantidades que não encaixam em …

A NASA pode já ter encontrado o misterioso Planeta X

O misterioso Planeta X, um planeta gigante desconhecido nos confins do Sistema Solar e que mexe com as órbitas de algumas das rochas do Cinturão de Kuiper, pode já ter sido visto pela NASA. Acredita-se que …

Episódio de “Os Simpsons” com Michael Jackson retirado do Disney+

No seguimento da controvérsia em torno de Michael Jackson depois do documentário Leaving Neverland, o episódio de Os Simpsons com a presença do cantor foi deixado de fora do catálogo do Disney+, a nova plataforma …

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …