Deputado do PSD apela a Marcelo a que não dê posse a Cabrita até bombeiros receberem pagamentos em atraso

O deputado do PSD Duarte Marques, que costuma tratar dos assuntos da Proteção Civil, apelou esta segunda-feira ao Presidente da República par não dê posse ao ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, enquanto o Estado não pagar aos bombeiros honorários de setembro que estão em atraso.

O PSD já tinha enviado uma questão ao ministério Administração Interna sobre esta falta de pagamento. Agora interpela o chefe de Estado através do Twitter: “Apelo ao Presidente da República: não dê posse a Eduardo Cabrita enquanto este não pagar o que deve aos bombeiros“.

Noutra publicação, no Facebook, Duarte Marques lembra que “são já vinte e dois os dias de atraso no pagamento dos honorários dos bombeiros que integram o DECIR”. “Estando prevista a posse do novo governo para o final da semana, e tendo em conta que o Ministro da Administração Interna é o mesmo, apelo a sua excelência que não dê posse a Eduardo Cabrita enquanto este não pagar os honorários de setembro aos milhares de bombeiros envolvidos no DECIR e que desde agosto não recebem a devida compensação”.

https://www.facebook.com/duarte.marques.1420/posts/2649608425133732

Para Duarte Marques, “um ministro tem, acima de tudo, de ter de honra” e se “Eduardo Cabrita não consegue assumir os compromissos com os homens e mulheres que heroicamente arriscam a vida por nós, então não reúne condições necessárias à função para a qual foi indicado.” “Só o Presidente da República poderá conseguir que esta vergonha seja resolvida a tempo.”

Os deputados do PSD pediram, de acordo com o Observador, para saber quando é que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil vai pagar os salários em atraso aos bombeiros que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) de 2019 e também qual o valor em dívida.

Duarte Marques escreve que “mais uma vez o Governo, e em particular o Ministério da Administração Interna, volta a demonstrar o maior desrespeito pelos bombeiros com este atraso” e destaca que “através dos bombeiros e integrando o DECIR, milhares de portugueses têm dado o seu contributo para garantir a segurança das pessoas e dos seus bens que são constantemente ameaçados pelos incêndios. Muitos deles não são profissionais e outros têm, durante estes meses, este como seu único rendimento”.

No mesmo texto, os deputados do PSD acrescentam ainda que alguns destes bombeiros “são mesmo casais que desempenham esta função e cujo rendimento do agregado familiar depende, neste período, deste compromisso que assumiram com o Estado mas que este não cumpre e não respeita”.

O PSD diz que não esquece as “restantes dívidas ainda por saldar por parte do Estado para com os bombeiros relativamente aos diferentes reembolsos de despesas feitas durante a época de combate aos fogos, as dívidas do transporte de doentes, do INEM, entre muitas outras”. Além da pergunta, os deputados exigiam uma “solução imediata para este caso que afeta milhares de famílias portuguesas.”

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Nota-se bem a falta de bom senso e a capacidade de reivindicar algo que, teria o seu lugar em debate Parlamentar. Impedir a nomeação de um Ministro por essa razão, só pode ser mais uma lamentável e infeliz consideração como a dos votos de emigrantes. Com pessoal deste o PSD, está em estado de desnorte e não é de admirar !

  2. Duarte Marque e é só os ministros que deviam ter honra? Então e os Deputados, Autarcas e os restantes políticos não deveriam também ter honra e serem todos mais sérios e menos mafiosos que o que são? Como se o teu PPD fosse o dono da seriedade e da honradez, perguntar não ofende, o que falaste foi plágio ou é mesmo da tua cabeça? Duvido que tenha saído da tua cabeça, tu és mais de plagiar o que te convém.

RESPONDER

Vox quer Armada Espanhola a controlar embarcações de imigrantes

O partido espanhol de extrema-direita Vox pediu esta segunda-feira ao Governo que mobilize a Armada Naval para fazer face ao aumento do número de embarcações com imigrantes que chegam à costa espanhola. Segundo a agência EFE, citada …

Liga Portugal abre inquérito à SAD do Feirense

A Liga vai solicitar a abertura de um processo de inquérito ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), devido à ligação do detentor maioritário da SAD do Feirense a uma casa de …

Morreu John Hume, artífice da paz na Irlanda do Norte

O político da Irlanda do Norte, Prémio Nobel da Paz e artífice da reconciliação na província britânica marcada por décadas de conflito morreu, esta segunda-feira, aos 83 anos, anunciou a família. "John Hume morreu de madrugada na …

OMS admite que pode nunca vir a existir "uma panaceia" contra a covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, esta segunda-feira, que talvez nunca venha a existir "uma panaceia" contra a pandemia de covid-19, apesar das investigações em curso que procuram conseguir uma vacina contra a doença. "Não …

"Lei fundamental é violada por todos os lados". Oposição venezuelana recusa-se a participar nas eleições

Os 27 partidos políticos venezuelanos que se opõem ao chavismo decidiram no domingo não concorrer às eleições legislativas agendadas para dezembro por considerá-las uma "fraude". Entre os partidos, estão aqueles com representação parlamentar, que assinaram um …

Médias dos exames nacionais subiram. Só MACS teve média negativa

As médias nos exames nacionais deste ano subiram em todas as disciplinas em relação ao ano passado, com exceção de duas provas, segundo dados oficiais divulgados esta segunda-feira. De acordo com os dados do Júri Nacional …

Mortes por covid-19 no Irão são quase o triplo dos números oficiais

O número de mortes causadas pela covid-19 no Irão pode ser quase três vezes superior aos números oficiais, o que significa que as autoridades iranianas estão a tentar esconder a gravidade da pandemia no país. Segundo …

Revelado contrato oferecido pelo Real Madrid a Lewandowski. Só faltava assinar

O diário polaco Onet Sport revelou esta domingo o contrato oferecido pelo Real Madrid a Robert Lewandowski no verão de 2014. De acordo com o jornal, Lewandowski esteve muito próximo de rumar a Madrid e …

Capturado El Marro, líder de um cartel dedicado ao tráfico de gasolina no México

Este domingo, as autoridades mexicanas capturaram José Antonio Yépez Ortiz, um dos criminosos mais procurados do país. Forças militares capturaram no domingo José Antonio Yépez, apelidado de "El Marro", líder de um poderoso cartel dedicado ao …

Editoras criticam prazo apertado para distribuir manuais escolares

Uma vez que os alunos não vão ter de devolver os manuais escolares este ano, as editoras são obrigadas a responder ao aumento da procura num "curtíssimo" período de tempo. Este ano, face à pandemia, os …