Deputado do PAN apresentou mais iniciativas no Parlamento do que toda a bancada do PS

António Cotrim / Lusa

André Silva, o único deputado do PAN eleito em 2015, apresentou 316 iniciativas legislativas, a que se somam 1.281 perguntas e requerimentos ao Governo. 

De acordo com os dados consultados pelo Jornal de Notícias, estas iniciativas são mais do que todas as propostas de lei feitas pela bancada inteira do Partido Socialista, que conta com 85 deputados.

Com apenas um deputado, o PAN apresentou 316 iniciativas legislativas no Parlamento, das quais 158 foram projetos de lei e 158 projetos de resolução. Além disto, efetuou ainda 1281 perguntas e requerimentos ao Governo, sendo que 735 tiveram resposta.

Ao todo, os deputados do PS apresentaram 257 iniciativas legislativas – 93 projetos de lei e 164 projetos e propostas de resolução -, o número mais baixo entre todos os partidos, de acordo com o mesmo jornal. O vice-presidente da bancada dos socialistas, João Paulo Correia, lamentou que as contas feitas pelo jornal não incluam “as propostas de alteração apresentadas na totalidade”. “O PS apresentou centenas que foram decisivas para os textos aprovados”, declarou.

No primeiro lugar do pódio do está o Bloco de Esquerda, que conta com 19 deputados, com 765 iniciativas legislativas apresentadas por uma bancada com 19 deputados. Segue-se o PCP (730 iniciativas, 15 deputados), o CDS (471 propostas, 18 deputados), o PSD (433 iniciativas, 89 parlamentares) e os Verdes (297 propostas para dois deputados). O PAN e o PS encerram a lista.

Para André Silva, os dados mostram “a importância do PAN no panorama político português”, como explicou ao JN, destacando as iniciativas do partido em áreas que “tendiam a ser menosprezadas ou mesmo esquecidas” como os direitos dos animais e as alterações climáticas.

Durante a última legislatura, de acordo com o Expresso, deram entrada no Parlamento um total de 3700 iniciativas legislativas (1412 projetos de lei e 2288 resoluções).

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • primeiro tem que passar todos ao nível de cão para sentirem o impacto das propostas, que não passam de propostas, porque o real efeito nas suas vidas é virtual.

      • Rennie que isso passa. Deve gostar de múmias na política… Eles estão a fazer um bom trabalho. Concordo que quantidade não é qualidade. Outros partidos têm muita mais quantidade… 😛

  1. bom… sem qualquer vontade de desprestigiar o visado, mas, imaginando que é humanamente impossível tanta produção poder ser atribuída ao trabalho de um único cérebro/mente… surge-me uma pergunta que não quer calar:
    – este deputado é o rosto de qual grupo de “pensadores”? Quem é que ele em boa verdade – representa??!!
    PAN = A Natureza e os Animais são – real e sobejamente – inspiradores a esta Pessoa… 🙂

  2. ….obviamente que há uma estratégia caro Whatson….que passa exclusivamente por…. dois pólos…PRIMEIRO : Um manda e todos dizem AMEN (não há pao para malucos-tipo Alegretes ou Assis – TAO CALADOS QUE ELES ESTAO!!); SEGUNDO: o objetivo NR 1 e a caça ao voto….o objetivo NR 2 e a caça ao voto…..o objetivo NR 3 e a caça ao voto….e por aí adiante…….DUVIDAS?? Não há!!

  3. São craques da política! E querem mais transparência nos governos! É obviamente uma equipa não uma só pessoa. Mas o PAN está a fazer um bom trabalho.

RESPONDER

Revelada causa da morte de 300 elefantes no Botsuana

O Governo do Botsuana anunciou, esta segunda-feira, que uma cianobactéria foi a causa da misteriosa morte de cerca de 300 elefantes no Botsuana em meados deste ano. A causa da morte dos paquidermes foi determinada após …

Cavani: brasileiros com milhões... mas pessimistas

O Grémio estabelece quatro parcerias para contratar o uruguaio. No entanto, a direção do clube não acredita que Cavani se vai mudar para Porto Alegre. "Na vida, se não conversas, nada sabes. Até pode surgir uma …

Ministério da Saúde indiano sem dados sobre médicos que morreram de covid-19. Associação fala em 382 óbitos

Depois de o Ministério da Saúde indiano ter afirmado esta semana que o não dispõe dos dados sobre os profissionais de saúde que morreram devido à covid-19, a Associação Médica do país publicou uma lista …

Chega apresenta proposta que prevê castração química para pedófilos

O projeto de revisão constitucional do Chega, entregue hoje no parlamento, prevê a remoção dos órgãos genitais a criminosos condenados por violação de menores, algo que em si mesmo encerra dúvidas de conformidade com a …

Fluminense: as derrotas pós-Evanilson e as quatro ausências de Fred

O reforço do FC Porto deixou a equipa brasileira que, desde essa transferência, contabiliza mais derrotas do que vitórias. A instabilidade de Fred não ajuda. Portugal continua mais atento ao Flamengo do que ao Fluminense, mesmo …

MP suíço pede 28 meses de prisão para presidente do PSG e 3 anos para Valcke

O Ministério Público suíço pediu, esta terça-feira, uma pena de 28 meses de prisão para Nasser Al-Khelaïfi, presidente do Paris Saint-Germain, e de três anos para Jérôme Valcke, antigo número dois da FIFA. Trata-se dos primeiros …

Empresa japonesa cria lâmpada UV inócua para humanos que inativa coronavírus

Uma empresa japonesa desenvolveu uma lâmpada de radiação ultravioleta que inativa o novo coronavírus, recorrendo a um comprimento de onda que um estudo científico diz ser inócuo para os seres humanos. A lâmpada Care 222 foi …

Trump pede à ONU atribuição de sanções à China por ter "ocultado factos relevantes"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, exortou hoje as Nações Unidas a “pedirem responsabilidades à China” pela sua atuação na fase inicial da expansão da pandemia de covid-19. Na sua intervenção durante o debate geral da …

Há um "clima de medo e insatisfação" nas Forças Armadas, diz Associação de Sargentos

O presidente da Associação Nacional de Sargentos (ANS), Lima Coelho, disse à Rádio Renascença que se vive um "clima de medo e insatisfação nas Forças Armadas", que inclui ameaças, avaliações injustas, demora excessiva das reclamações …

Teletrabalho e questões ambientais são prioridade para o PS no início da sessão legislativa

A líder parlamentar do PS afirma que duas das principais prioridades da sua bancada no início da presente sessão legislativa vão passar pela regulamentação do teletrabalho e pela aprovação de uma lei de bases do …