Deputado do PAN apresentou mais iniciativas no Parlamento do que toda a bancada do PS

António Cotrim / Lusa

André Silva, o único deputado do PAN eleito em 2015, apresentou 316 iniciativas legislativas, a que se somam 1.281 perguntas e requerimentos ao Governo. 

De acordo com os dados consultados pelo Jornal de Notícias, estas iniciativas são mais do que todas as propostas de lei feitas pela bancada inteira do Partido Socialista, que conta com 85 deputados.

Com apenas um deputado, o PAN apresentou 316 iniciativas legislativas no Parlamento, das quais 158 foram projetos de lei e 158 projetos de resolução. Além disto, efetuou ainda 1281 perguntas e requerimentos ao Governo, sendo que 735 tiveram resposta.

Ao todo, os deputados do PS apresentaram 257 iniciativas legislativas – 93 projetos de lei e 164 projetos e propostas de resolução -, o número mais baixo entre todos os partidos, de acordo com o mesmo jornal. O vice-presidente da bancada dos socialistas, João Paulo Correia, lamentou que as contas feitas pelo jornal não incluam “as propostas de alteração apresentadas na totalidade”. “O PS apresentou centenas que foram decisivas para os textos aprovados”, declarou.

No primeiro lugar do pódio do está o Bloco de Esquerda, que conta com 19 deputados, com 765 iniciativas legislativas apresentadas por uma bancada com 19 deputados. Segue-se o PCP (730 iniciativas, 15 deputados), o CDS (471 propostas, 18 deputados), o PSD (433 iniciativas, 89 parlamentares) e os Verdes (297 propostas para dois deputados). O PAN e o PS encerram a lista.

Para André Silva, os dados mostram “a importância do PAN no panorama político português”, como explicou ao JN, destacando as iniciativas do partido em áreas que “tendiam a ser menosprezadas ou mesmo esquecidas” como os direitos dos animais e as alterações climáticas.

Durante a última legislatura, de acordo com o Expresso, deram entrada no Parlamento um total de 3700 iniciativas legislativas (1412 projetos de lei e 2288 resoluções).

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • primeiro tem que passar todos ao nível de cão para sentirem o impacto das propostas, que não passam de propostas, porque o real efeito nas suas vidas é virtual.

      • Rennie que isso passa. Deve gostar de múmias na política… Eles estão a fazer um bom trabalho. Concordo que quantidade não é qualidade. Outros partidos têm muita mais quantidade… 😛

  1. bom… sem qualquer vontade de desprestigiar o visado, mas, imaginando que é humanamente impossível tanta produção poder ser atribuída ao trabalho de um único cérebro/mente… surge-me uma pergunta que não quer calar:
    – este deputado é o rosto de qual grupo de “pensadores”? Quem é que ele em boa verdade – representa??!!
    PAN = A Natureza e os Animais são – real e sobejamente – inspiradores a esta Pessoa… 🙂

  2. ….obviamente que há uma estratégia caro Whatson….que passa exclusivamente por…. dois pólos…PRIMEIRO : Um manda e todos dizem AMEN (não há pao para malucos-tipo Alegretes ou Assis – TAO CALADOS QUE ELES ESTAO!!); SEGUNDO: o objetivo NR 1 e a caça ao voto….o objetivo NR 2 e a caça ao voto…..o objetivo NR 3 e a caça ao voto….e por aí adiante…….DUVIDAS?? Não há!!

  3. São craques da política! E querem mais transparência nos governos! É obviamente uma equipa não uma só pessoa. Mas o PAN está a fazer um bom trabalho.

RESPONDER

Dezenas de mulheres abusadas por funcionários da OMS na República Democrática do Congo

Dezenas de mulheres e meninas foram abusadas sexualmente por voluntários da Organização Mundial de Saúde (OMS) destacados para enfrentar o Ébola na República Democrática do Congo (RDC), entre 2018 e 2020, concluiu um inquérito independente …

Evolução de parasita está a tornar mais difícil detetar e tratar a malária

Uma mutação do parasita que causa a malária está a "camuflar" as proteínas que são identificadas nos testes rápidos, tornando mais difícil detetar e tratar a doença. De forma semelhante aos testes à covid-19, baratos e …

Banguecoque em alerta. Mais de 70.000 casas inundadas na Tailândia

As autoridades tailandesas têm feito esforços para proteger partes de Banguecoque das cheias, que já inundaram 70.000 casas e mataram seis pessoas nas províncias no norte e centro do país. A tempestade tropical Dianmu causou cheias …

Exilados sírios obrigados a pagar taxas para evitar o alistamento obrigatório

No início deste ano, Yousef, um sírio de 32 anos que vive na Suécia, teve que pagar as taxas que lhe isentavam da obrigatoriedade de se alistar no exército da Síria, caso contrário a família …

Portugal tem cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, mais de metade em Lisboa

Estima-se que, em 2020, cerca de 485 pessoas tenham abandonado esta condição, o que representa uma descida de 39% face a 2019. Portugal terá cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, segundo os resultados de …

Simone Biles: "Deveria ter desistido muito antes dos Jogos Olímpicos"

"Uma mulher preta tem que ser a melhor, as pessoas tentam menosprezar", lamentou a multi-campeã olímpica de ginástica. Simone Biles não conquistou qualquer medalha de ouro nos Jogos Olímpicos deste ano mas foi a atleta mais …

Mãe e filho de 2 anos morrem à porta do estádio. Jogo decorreu normalmente

Queda aconteceu pouco antes de começar um jogo da Major League Baseball, em San Diego. O desporto passou para segundo plano na tarde deste domingo, pouco antes de um jogo de beisebol, nos Estados Unidos da …

"Blá blá blá". Greta Thunberg acusa líderes mundiais de não cumprirem com as promessas climáticas

Ativista considera que os anúncios feitos pelos líderes mundiais não passam de bonitas intenções que, na prática, não se traduzem em ações com verdadeiro impacto na luta contra as alterações climáticas. Greta Thunberg acusou os líderes …

Mulher com síndrome de Down perde ação judicial contra a lei do aborto no Reino Unido

Na semana passada, uma mulher com síndrome de Down perdeu uma ação judicial contra o governo britânico por causa de uma lei que permite o aborto até ao fim da gestação de fetos que poderão …

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …