Deputado do PAN apresentou mais iniciativas no Parlamento do que toda a bancada do PS

António Cotrim / Lusa

André Silva, o único deputado do PAN eleito em 2015, apresentou 316 iniciativas legislativas, a que se somam 1.281 perguntas e requerimentos ao Governo. 

De acordo com os dados consultados pelo Jornal de Notícias, estas iniciativas são mais do que todas as propostas de lei feitas pela bancada inteira do Partido Socialista, que conta com 85 deputados.

Com apenas um deputado, o PAN apresentou 316 iniciativas legislativas no Parlamento, das quais 158 foram projetos de lei e 158 projetos de resolução. Além disto, efetuou ainda 1281 perguntas e requerimentos ao Governo, sendo que 735 tiveram resposta.

Ao todo, os deputados do PS apresentaram 257 iniciativas legislativas – 93 projetos de lei e 164 projetos e propostas de resolução -, o número mais baixo entre todos os partidos, de acordo com o mesmo jornal. O vice-presidente da bancada dos socialistas, João Paulo Correia, lamentou que as contas feitas pelo jornal não incluam “as propostas de alteração apresentadas na totalidade”. “O PS apresentou centenas que foram decisivas para os textos aprovados”, declarou.

No primeiro lugar do pódio do está o Bloco de Esquerda, que conta com 19 deputados, com 765 iniciativas legislativas apresentadas por uma bancada com 19 deputados. Segue-se o PCP (730 iniciativas, 15 deputados), o CDS (471 propostas, 18 deputados), o PSD (433 iniciativas, 89 parlamentares) e os Verdes (297 propostas para dois deputados). O PAN e o PS encerram a lista.

Para André Silva, os dados mostram “a importância do PAN no panorama político português”, como explicou ao JN, destacando as iniciativas do partido em áreas que “tendiam a ser menosprezadas ou mesmo esquecidas” como os direitos dos animais e as alterações climáticas.

Durante a última legislatura, de acordo com o Expresso, deram entrada no Parlamento um total de 3700 iniciativas legislativas (1412 projetos de lei e 2288 resoluções).

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • primeiro tem que passar todos ao nível de cão para sentirem o impacto das propostas, que não passam de propostas, porque o real efeito nas suas vidas é virtual.

  1. bom… sem qualquer vontade de desprestigiar o visado, mas, imaginando que é humanamente impossível tanta produção poder ser atribuída ao trabalho de um único cérebro/mente… surge-me uma pergunta que não quer calar:
    – este deputado é o rosto de qual grupo de “pensadores”? Quem é que ele em boa verdade – representa??!!
    PAN = A Natureza e os Animais são – real e sobejamente – inspiradores a esta Pessoa… 🙂

  2. ….obviamente que há uma estratégia caro Whatson….que passa exclusivamente por…. dois pólos…PRIMEIRO : Um manda e todos dizem AMEN (não há pao para malucos-tipo Alegretes ou Assis – TAO CALADOS QUE ELES ESTAO!!); SEGUNDO: o objetivo NR 1 e a caça ao voto….o objetivo NR 2 e a caça ao voto…..o objetivo NR 3 e a caça ao voto….e por aí adiante…….DUVIDAS?? Não há!!

RESPONDER

Marroquinas declaram-se "fora da lei" para defender a sua liberdade

Centenas de marroquinas declararam-se "fora-da-lei", proclamando terem já violado as "obsoletas" leis sobre os costumes e o aborto, num manifesto publicado, esta segunda-feira, por vários media marroquinos em nome das liberdades individuais. A tomada de …

Emmy. Atrizes usam palco para apelos pró-transexuais, igualdade salarial e imigração

As atrizes Patricia Arquette, Michelle Williams e Alex Borstein usaram o seu discurso de vitória nos prémios Emmy da Academia de Televisão, que decorreu esta madrugada em Los Angeles, nos Estados Unidos (EUA) para fazerem …

Assunção Cristas ataca falhanços do Governo na saúde

A presidente do CDS-PP atacou, esta segunda-feira, os falhanços do Governo e visitou uma Unidade de Saúde Familiar (USF) em Lisboa para pedir contas à promessa de acabar com os centros de saúde em prédios …

Companhia aérea fez mais de 80 voos sem nenhum passageiro a bordo (e não se sabe porquê)

Um relatório revelou que a companhia aérea Pakistan International Airlines (PIA) fez mais de 80 voos sem ter nenhum passageiro a bordo. Estas operações aconteceram durante dois anos, desde 2016 até 2017, e as perda financeiras …

Rússia adere definitivamente ao acordo de Paris

A Rússia assinou, esta segunda-feira, uma resolução governamental que consagra a adesão definitiva ao Acordo de Paris sobre redução de emissões de gases com efeito de estufa, assinado por 195 países. "O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, …

"Roubaram-me os sonhos e a infância", acusa Greta Thunberg na Cimeira do Clima

A jovem ativista sueca criticou, esta segunda-feira, os líderes mundiais pela inação face às alterações climáticas e acusou-os de lhe roubarem os sonhos e a infância. "Como é que se atreveram? Vocês roubaram-me os sonhos e …

Jerónimo frisa que passes de transportes mais baratos foram obra da CDU

O secretário-geral comunista vincou o papel do PCP e "Os Verdes" na redução dos preços dos passes dos transportes públicos, numa sessão pública com trabalhadores das empresas do setor, na estação de comboios de Santa …

Morte de menina de oito anos com bala perdida revolta Brasil

A morte de Ágatha Félix, uma menina de oito anos atingida, alegadamente, por uma bala perdida da polícia do Rio de Janeiro, está a provocar indignação no Brasil. Ágatha Felix tinha oito anos e foi baleada …

Nós, Cidadãos! defende mudanças na escolha do PGR para combater corrupção

O presidente do partido Nós, Cidadãos! defende mudanças na escolha do Procurador-Geral da República, afirmando que boa parte dos 42 mil milhões de euros que a corrupção custou aos portugueses se deveu à inoperância desta …

"Estranhos sintomas" que afligiam diplomatas em Cuba podem ter sido causados por pesticidas

A misteriosa origem dos estranhos sintomas (entre eles, zumbidos, tonturas, náuseas, perdas de audição e de memória e outras dificuldades cognitivas) que afligiram diplomatas canadianos e norte-americanos em Cuba entre 2016 e 2018 dever-se-á a …