/

Democratas aprovam medida para acelerar investigação sobre impeachment de Trump

Jim Lo Scalzo / EPA

O Presidente dos EUA, Donald Trump

O Comité Judiciário da Câmara dos Representantes norte-americana, liderada pelos democratas, aprovou esta quinta-feira uma medida com vista a acelerar a investigação que poderá conduzir ao processo de destituição de Donald Trump.

O presidente dessa comissão, Jerry Nadler, considerou que este é um “passo necessário” após vários meses de investigação sobre as suspeitas de abuso de poder e corrupção que recaem sobre o Presidente dos EUA. “Temos a obrigação moral, histórica e constitucional para investigar por completo essas matérias. Vamos avançar com o próximo passo deste processo sem atraso”, declarou Jerry Nadler, de acordo com o Politico.

É uma medida simbólica, mas corresponde à primeira iniciativa legislativa dos Democratas com vista ao processo de impeachment de Donald Trump.

“Alguns chamam a este processo um inquérito sobre a destituição, outros falam numa investigação sobre o impeachment. Não há diferença legal entre estas designações”, sublinhou o presidente do Comité Judiciário da Câmara dos Representantes.

Entre os pontos aprovados esta quinta-feira está a possibilidade de agendar audiências e de questionar testemunhas com questões mais complexas durante uma hora no final de cada audiência, de forma a agilizar o processo. Os democratas acreditam que poderão ter documentos e testemunhos fundamentais que apontam responsabilidades ao Presidente dos Estados Unidos.

Para além da alegada interferência russa nas eleições norte-americanas, em 2016, a investigação irá apurar se o Presidente dos EUA beneficiou ou não de gastos da sua administração e outras tentativas de obstrução à Justiça.

Depois da investigação que tem como alvo o Presidente norte-americano, o objetivo dos democratas é solicitar até ao final de 2019 ao plenário da Câmara dos Representantes que dê início ao processo de impeachment de Donald Trump.

Em julho – e pela terceira vez nos últimos dois anos – uma iniciativa apresentada pelo congressista democrata Al Green, do Texas, com vista à abertura de um processo de destituição do Presidente Donald Trump, foi chumbada.

A proposta de abertura de um processo de destituição do presidente norte-americano surgiu depois de, na terça-feira, a Câmara dos Representantes ter condenado os “comentários racistas” de Donald Trump numa série de tweets, onde dizia que as mulheres congressistas progressistas que o criticam deveriam voltar para os sítios destruídos e infestados de crime de onde vieram”.

A votação desta quarta-feira serviu para demonstrar que no seio do Partido Democrata existe uma divisão de fundo. De um lado está a ala mais progressista que pretende afastar Trump da Casa Branca o mais rapidamente possível. Do outro estão os democratas mais moderados, que pretendem relegar para segundo plano as intenções de impeachment.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.