Pela terceira vez, proposta de impeachment contra Trump chumbada na Câmara dos Representantes

Jason Szenes / EPA

Pela terceira vez nos últimos dois anos, uma iniciativa apresentada pelo congressista democrata Al Green, do Texas, com vista à abertura de um processo de destituição do Presidente Donald Trump, foi chumbada.

A votação reuniu 95 votos a favor e 332 votos contra, naquela que foi a primeira ação do género desde que os democratas conquistaram a maioria na Câmara dos Representantes. Dos 235 congressistas democratas, 137 votaram contra a proposta, de acordo com o The New York Times. Nas anteriores votações, em dezembro de 2017 e janeiro de 2018, os republicanos ainda detinham a maioria dos assentos.

A proposta de abertura de um processo de destituição do presidente norte-americano surgiu depois de, na terça-feira, a Câmara dos Representantes ter condenado os “comentários racistas” de Donald Trump numa série de tweets publicados no domingo, onde dizia que as mulheres congressistas progressistas que o criticam deveriam voltar para os “sítios destruídos e infestados de crime de onde vieram”.

“Com as suas declarações”, explicou Al Green antes da votação, “Trump expôs o alto cargo de Presidente dos EUA ao desprezo, ridículo, vergonha e descrédito, semeou discórdia entre o povo dos EUA, demonstrou ser incapaz de ser Presidente, traiu a confiança para manifesto prejuízo do povo e cometeu um delito grave no cargo”.

Já esta quarta-feira, 85 congressistas do Partido Democrata e um ex-republicano comprometeram-se a apoiar a abertura de um processo de impeachment contra Trump — não existindo, porém, consenso quanto ao momento ideal para o fazer.

Fazem parte deste grupo as quatro congressistas que o Presidente Trump desafiou a “voltar para onde vieram”: Alexandria Ocasio-Cortez, Rashida Tlaib, Ilhan Omar e Ayanna Pressley.

A votação desta quarta-feira serviu para demonstrar que no seio do Partido Democrata existe uma divisão de fundo. De um lado está a ala mais progressista que pretende afastar Trump da Casa Branca o mais rapidamente possível. Do outro estão os democratas mais moderados, que pretendem relegar para segundo plano as intenções de impeachment.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …

A maior entrada de sempre em bolsa. Saudi Aramco garante 25,6 mil milhões de dólares

Para além de fazer uma entrada em estilo na bolsa de Riade na próxima semana, com a maior IPO de sempre, a Saudi Aramco torna-se na empresa mais bem avaliada do mundo. A Saudi Aramco, petrolífera …

Novo livro revela provas de que Albert Camus foi assassinado pelo KGB

Giovanni Catelli é autor da teoria que o prémio Nobel da literatura Albert Camus foi assassinado pelo KGB. No seu novo livro, reitera essa ideia e revela algumas provas. O romancista Albert Camus foi vencedor do …

Embaixada da China reage com "forte indignação” às declarações de Pompeo em Lisboa

A embaixada da China em Portugal reagiu esta sexta-feira com “forte indignação e firme oposição” às declarações do secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, sobre o governo e empresas chineses, durante a visita que fez …

Ministério Público quer anular libertação do amante de Rosa Grilo

O Ministério Público (MP) pediu a nulidade do despacho judicial que ordenou esta sexta-feira a libertação de António Joaquim, acusado de matar o triatleta Luís Grilo, em coautoria com a mulher da vítima, Rosa Grilo. “O …