A Comissão Europeia teve esta quarta-feira uma primeira discussão sobre o processo de sanções a Portugal e Espanha, mas ainda sem “quaisquer decisões” sobre multas. A questão da suspensão parcial de fundos só deverá ser apreciada em setembro.
Sanções de Bruxelas
-
28 Julho, 2016 Governo nega medidas adicionais e não mexe no IVA
-
27 Julho, 2016 Afinal, Bruxelas propõe multa zero para Portugal
-
24 Julho, 2016 António Costa admite processar Bruxelas
Numa conferência de imprensa para dar conta das decisões tomadas pelo colégio de comissários na sua reunião semanal hoje realizada em Bruxelas, o vice-presidente Maroš Šefčovič apontou que, relativamente à “primeira discussão sobre a situação orçamental em Espanha e Portugal”, não foi tomada hoje qualquer decisão, devendo a Comissão voltar a discutir as propostas de multas “na próxima semana”.
Já quanto ao congelamento parcial de fundos estruturais para 2017, a que a Comissão deve legalmente proceder uma vez desencadeado, a 12 de julho passado, pelo Conselho Ecofin, o processo de sanções aos dois países devido ao défice excessivo, a questão só deverá ser abordada na “rentrée”, já que o Parlamento Europeu solicitou ao executivo comunitário um “diálogo estruturado” sobre esta matéria, anunciou o comissário.
“Acabámos de saber esta manhã que o Parlamento Europeu solicitou um diálogo estruturado sobre esta questão, pelo que provavelmente vamos lidar apenas depois das férias de verão com esta questão da suspensão parcial de fundos estruturais e de investimento europeus”, afirmou Sefcovic.
ZAP / Lusa
Os objectivos da União Europeia eram a solidariedade, a unidade e a harmonia entre os povos da Europa…
É isso que representa a sua bandeira!
Ninguém deve estar esquecido disso… ou estão?
Têm que cozer a decisão em lume brando. É que se decidissem logo, ao fim de 2 ou 3 dias já não seria mais notícia.
Ora assuntos destes fazem falta para ir assustando os portugueses… e os espanhóis.
É a solidariedade, unidade e harmonia praticada na Europa…