De mesquita a centro de vacinação. No Reino Unido, um imã combateu o medo da vacina

Darren Staples / AFP

Vacinação no Al-Abbas Islamic Center, no Reino Unido

Às sextas-feiras, durante os seus sermões, o Sheikh Nuru Mohammed começou a lutar contra a desinformação e transformou a sua mesquita num centro de vacinação contra a covid-19.

O Sheikh Nuru Mohammed, imã da mesquita Al-Abbas, no Reino Unido, sabia que uma percentagem significativa dos seus fieis estava hesitante em receber a vacina contra a covid-19. Em dezembro, o líder religioso decidiu lutar contra a desinformação durante os seus sermões online e transformou a sua mesquita num centro de vacinação.

Foi o primeiro a dar o passo na Grã-Bretanha e abriu caminho para dezenas de outros. Centenas de milhares de cidadãos britânicos descendentes do sul da Ásia e britânicos negros mudaram de ideias e decidiram vacinar-se contra o vírus, segundo pesquisas nacionais citadas pelo NPR.

Parth Patel, médico e investigador da University College London, acredita que a liderança local desempenhou um papel significativo em convencer as pessoas a tomar a vacina.

“Usar a mesquita como centro de vacinação é um evento realmente significativo”, disse Patel, que estudou os dados da pesquisa sobre a hesitação em relação à vacina. “É sobre: ​​de onde está a vir a mensagem? É sobre confiança.”

Razões históricas explicam o motivo pelo qual as pessoas de ascendência sul-asiática e negros britânicos hesitam mais em vacinar-se, isto porque ambas as minorias enfrentaram preconceito racial e são mais propensas a desconfiar do sistema.

Boris Johnson, primeiro-ministro britânico, tentou conter a desinformação, mas o governante tem um grande problema de credibilidade. Quando a pandemia começou a ganhar terreno, no ano passado, Boris minimizou-a, brincando sobre continuar a apertar a mão das pessoas.

O imã, originário do Gana, trabalha na mesquita há mais de quatro anos. Quando o Governo britânico começou a anunciar o plano de vacinação, os congregantes bombardearam-no com perguntas: queriam saber se era halal, ou seja, de acordo com os ensinamento do Islamismo.

O Sheikh Nuru Mohammed baseou-se nas escrituras islâmicas para obter respostas, sublinhando que a boa saúde é um presente de Deus. Durante os seus sermões de sexta-feira, criticava a desinformação: “Não devemos permitir que as teorias da conspiração e as notícias falsas nos controlem”, dizia.

Mas a tática mais eficaz do imã foi vacinar-se. Depois de ter recebido a vacina contra a covid-19, os congregantes sentiram-se confiantes em seguir o seu exemplo – uma prova de que pode não haver nada mais poderoso do que ver a experiência de um líder ou amigo de confiança.

Centenas de congregantes foram vacinados e a mesquita administrou mais de 15.000 doses. Desde que a mesquita Al-Abbas foi inaugurada como um centro de vacinação, mais de 50 outras mesquitas do Reino Unido seguiram o mesmo caminho.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …

Dinamarca enfrenta acção legal por querer repatriar refugiados sírios

O governo dinamarquês quer repatriar sírios naturais de Damasco depois de um relatório mostrar que há zonas da Síria onde a segurança melhorou. A decisão está a ser criticada por activistas e o caso pode …

Pela primeira vez, foi observada luz por detrás de um buraco negro

Um estudo divulgado esta quarta-feira revelou a primeira observação direta da luz por detrás de um buraco negro, através da deteção de pequenos sinais luminosos de raios-X, confirmando a Teoria da Relatividade Geral, de Einstein. Segundo …

Cheias atingem campos no Bangladesh. Pelo menos seis refugiados Rohingya mortos

Pelo menos seis refugiados Rohingya morreram após as cheias inundarem os campos de refugiados em Bangladesh nos últimos dias, destruindo os abrigos de bambu e plástico e deixando pelo menos 5.000 desabrigados, informou o Alto-comissariado …

Defesa de Salgado alega diagnóstico preliminar de Alzheimer do ex-banqueiro

A defesa do antigo presidente do BES, que está a ser julgado por três crimes de abuso de confiança no âmbito da Operação Marquês, pediu ao tribunal uma perícia médica devido ao seu diagnóstico preliminar …