David Neeleman é o novo dono da TAP

Stuart Isett / Fortune Brainstorm Green

David Neeleman, dono da Azul Linhas Aéreas Brasileiras

David Neeleman, dono da Azul Linhas Aéreas Brasileiras

O Governo deverá anunciar esta quinta-feira a venda de até 66% da TAP a David Neeleman, dono da Azul Linhas Aéreas Brasileiras.

De acordo com o Diário Económico, a proposta financeira de David Neeleman para o processo de privatização da companhia aérea portuguesa, através da Gateway, terá sido a mais vantajosa, ficando à frente da proposta da SAGEF, do grupo Synergy e Germán Efromovich

A venda deverá ser anunciada ainda hoje, depois da reunião do Conselho de Ministros, menos de uma semana depois da entrega das propostas finais, na passada sexta-feira, nas quais ambos os candidatos melhoraram as suas ofertas a nível financeiro e nos aspetos técnicos.

O projeto do novo dono, num consórcio com a Barraqueiro, assim como a disponibilidade para investir e os projetos de capitalização da empresa foram determinantes para a decisão, de acordo com o Económico.

O Governo quer fechar a venda dos 66% da TAP até ao final do mês. O novo investidor de referência assumirá 61% da empresa e os trabalhadores os restantes 5%, e só quando o consórcio entrar na companhia é que começarão os períodos de renegociação dos prazos da dívida.

Venda da TAP pode chegar aos 488 ME consoante desempenho em 2015

A venda da TAP ao consórcio Gateway permite a entrada de “no mínimo” 354 milhões de euros, valor que, consoante o desempenho da transportadora, pode chegar aos 488 milhões de euros, revelou hoje o Governo.

O valor da transação é “medido pela capitalização, pelo preço pago por ações e pela opção de compra e venda”, sendo que “não é possível antecipar nesta fase o valor recebido daqui a dois anos” pelo Estado com a privatização da TAP, explicou a secretária de Estado do Tesouro, Isabel Castelo Branco.

O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro reconheceu que o valor de encaixe para o Estado com o negócio é “reduzido” mas “importante”, sendo que a aposta no caderno de encargos sinalizava de antemão que havia um foco importante na capitalização da empresa.

O Governo decidiu hoje vender o grupo TAP, dono da transportadora aérea nacional, ao consórcio Gateway, do empresário norte-americano e brasileiro David Neeleman e do empresário português Humberto Pedrosa, rejeitando pela segunda vez a proposta de Germán Efromovich.

ZAP

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Assunto arrumado. Agora só falta tartar das restantes empresas de trnsportes públicos que mantêm o Estado e, bem assim, o contribuinte reféns da pouca vergonha a que se tem assistido. Bem haja o Governo que tenha a coragem de acabar com a mama destes “trabalhadores” oportunistas que prestam um péssimo serviço ao cidadão e ao país.

    • É assim mesmo, a mama tem de acabar, deixam de se armar em parvos com as greves que acham que fazem deles mais do que os outros.

  2. Finalmente… Depois do PS (AntºGuterres) ao fim de 15 anos acabou o fartote… Qdo dava lucro logo a tratavam de afundar ao verão na páscoa e no natal, ciclicamente e anos a fio.

  3. Parabens ao governo mais nacionalista desde que o 25 de Abril aconteceu. Os caes ladraram, a caravana passou e a TAP finalmente vai ser uma empresa que honre os Portugueses nos cinco cantos do mundo. Parabens Pedro Passos Coelho!

  4. Quem se lembra? Tal e qual as indústrias Cimenteira, metalomecânica, siderúrgica, Lisnave, Sorefame, Setenave, CTT, Carris, metropolitano… A coberto da pseudo “consciência de classe… Também a TAP. Finalmente com asinhas a voar para longe dos contribuintes e entregue a si própria e às “leis de mercado”.

  5. É inacreditável como gente “erudita” do BEsqª consegue desacreditar-se e levar com areia que eles próprios atiram para o ar, arregalados na contemplação da “chuvada”:
    “A Portugália foi comprada pela TAP por 100ME e agora a TAP é vendida por 10ME!”
    – A privatização vai gerar no mínimo receita de 354 ME e conforme os resultados da transportadora pode chegar aos 488 ME

    Que credibilidade podem suscitar estes momentos de boca no trombone? Nenhuma mas, se ela o disse é porque o conteúdo cola em certas cabecinhas!

  6. Que “festa”!…
    Parece-me que, como é habitual nestes casos (o tal “8 ou 80”!), há uns que acham que a TAP não serve para nada, e, outros que sonham com uma companhia aérea que nunca vai existir!…
    Muitos vão ter uma grande desilusão…
    Bom era a TAP não ter dívidas e continuar a ser nacional; assim, não há nada para festejar!!

    • Com a dívida (prejuízo colossal) que tem… Deixemo-nos de “romantismos”. Que se feche finalmente a torneira dos contribuintes e a transportadora que se entregue às leis do mercado.

      • Ah?!
        Qual “torneira dos contribuintes”?!
        O estado há anos que não mete um tostão na TAP!!
        Nem pode, segundo as regras da EU!!
        Alguém se dever ter esquecido deste “pormenor”…

RESPONDER

Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos "Simpsons"

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série "Os Simpsons", anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica. Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que …

"Parasite" vence prémio principal do Sindicato dos Atores dos EUA

O filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho venceu, no domingo, o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG), tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a receber tal distinção. A comédia negra …

Cientistas criam método inovador para tratamento de lesões agudas da pele

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra desenvolveram um método “inovador e sensível à luz”, que poderá ser útil no tratamento de lesões agudas da pele. Um grupo de investigadores do CNC …

Elon Musk quer enviar 10 mil pessoas a Marte até 2050

O CEO da Space X, Elon Musk, quer construir cem naves por ano e levar pelo menos dez mil pessoas a Marte até 2050, embora os protótipos das naves espaciais Starship ainda estejam sujeitos a …

Como será um iPhone daqui a um milhão de anos? Artista mostra o impacto de lixo eletrónico

https://vimeo.com/386000590 A exposição The World After Us: Imaging techno-aestethic futures tem instalações onde se pode ver a natureza a tomar conta de telemóveis, computadores, tablets e outros dispositivos, mostrando que dificilmente se desintegrarão nos próximos anos. Os …

Marca japonesa acusada de apropriação cultural por perucas de modelos

A marca japonesa Comme Des Garçons foi acusada de apropriação cultural devido às perucas usadas pelos seus modelos caucasianos num desfile na Paris Fashion Week, em França. De acordo com a BBC, as perucas com tranças …

Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune. O Governo local decidiu não avançar para …

Regina Duarte inicia "período de testes" na Secretaria da Cultura do Brasil

A atriz brasileira afirmou, esta segunda-feira, que iniciou um "período de testes" na Secretaria Especial da Cultura, pasta que foi convidada a liderar após a exoneração de um governante que parafraseou um discurso nazi. "Nós vamos …

Malásia devolve 150 contentores ilegais de lixo a países desenvolvidos

As autoridades da Malásia anunciaram, esta segunda-feira, que devolveram 150 contentores ilegais de lixo para os seus países de origem e afirmaram que não se querem tornar num "aterro sanitário" dos países desenvolvidos. Os países da …

Vietname contorna Huawei ao desenvolver tecnologia própria para o 5G

O maior grupo de telecomunicações do Vietname vai implementar este ano o 5G com recurso à sua própria tecnologia, contornando os chineses da Huawei, num sinal das implicações geopolíticas da rede de quinta geração. A empresa …