David Neeleman é o novo dono da TAP

Stuart Isett / Fortune Brainstorm Green

David Neeleman, dono da Azul Linhas Aéreas Brasileiras

David Neeleman, dono da Azul Linhas Aéreas Brasileiras

O Governo deverá anunciar esta quinta-feira a venda de até 66% da TAP a David Neeleman, dono da Azul Linhas Aéreas Brasileiras.

De acordo com o Diário Económico, a proposta financeira de David Neeleman para o processo de privatização da companhia aérea portuguesa, através da Gateway, terá sido a mais vantajosa, ficando à frente da proposta da SAGEF, do grupo Synergy e Germán Efromovich

A venda deverá ser anunciada ainda hoje, depois da reunião do Conselho de Ministros, menos de uma semana depois da entrega das propostas finais, na passada sexta-feira, nas quais ambos os candidatos melhoraram as suas ofertas a nível financeiro e nos aspetos técnicos.

O projeto do novo dono, num consórcio com a Barraqueiro, assim como a disponibilidade para investir e os projetos de capitalização da empresa foram determinantes para a decisão, de acordo com o Económico.

O Governo quer fechar a venda dos 66% da TAP até ao final do mês. O novo investidor de referência assumirá 61% da empresa e os trabalhadores os restantes 5%, e só quando o consórcio entrar na companhia é que começarão os períodos de renegociação dos prazos da dívida.

Venda da TAP pode chegar aos 488 ME consoante desempenho em 2015

A venda da TAP ao consórcio Gateway permite a entrada de “no mínimo” 354 milhões de euros, valor que, consoante o desempenho da transportadora, pode chegar aos 488 milhões de euros, revelou hoje o Governo.

O valor da transação é “medido pela capitalização, pelo preço pago por ações e pela opção de compra e venda”, sendo que “não é possível antecipar nesta fase o valor recebido daqui a dois anos” pelo Estado com a privatização da TAP, explicou a secretária de Estado do Tesouro, Isabel Castelo Branco.

O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro reconheceu que o valor de encaixe para o Estado com o negócio é “reduzido” mas “importante”, sendo que a aposta no caderno de encargos sinalizava de antemão que havia um foco importante na capitalização da empresa.

O Governo decidiu hoje vender o grupo TAP, dono da transportadora aérea nacional, ao consórcio Gateway, do empresário norte-americano e brasileiro David Neeleman e do empresário português Humberto Pedrosa, rejeitando pela segunda vez a proposta de Germán Efromovich.

ZAP

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Assunto arrumado. Agora só falta tartar das restantes empresas de trnsportes públicos que mantêm o Estado e, bem assim, o contribuinte reféns da pouca vergonha a que se tem assistido. Bem haja o Governo que tenha a coragem de acabar com a mama destes “trabalhadores” oportunistas que prestam um péssimo serviço ao cidadão e ao país.

    • É assim mesmo, a mama tem de acabar, deixam de se armar em parvos com as greves que acham que fazem deles mais do que os outros.

  2. Finalmente… Depois do PS (AntºGuterres) ao fim de 15 anos acabou o fartote… Qdo dava lucro logo a tratavam de afundar ao verão na páscoa e no natal, ciclicamente e anos a fio.

  3. Parabens ao governo mais nacionalista desde que o 25 de Abril aconteceu. Os caes ladraram, a caravana passou e a TAP finalmente vai ser uma empresa que honre os Portugueses nos cinco cantos do mundo. Parabens Pedro Passos Coelho!

  4. Quem se lembra? Tal e qual as indústrias Cimenteira, metalomecânica, siderúrgica, Lisnave, Sorefame, Setenave, CTT, Carris, metropolitano… A coberto da pseudo “consciência de classe… Também a TAP. Finalmente com asinhas a voar para longe dos contribuintes e entregue a si própria e às “leis de mercado”.

  5. É inacreditável como gente “erudita” do BEsqª consegue desacreditar-se e levar com areia que eles próprios atiram para o ar, arregalados na contemplação da “chuvada”:
    “A Portugália foi comprada pela TAP por 100ME e agora a TAP é vendida por 10ME!”
    – A privatização vai gerar no mínimo receita de 354 ME e conforme os resultados da transportadora pode chegar aos 488 ME

    Que credibilidade podem suscitar estes momentos de boca no trombone? Nenhuma mas, se ela o disse é porque o conteúdo cola em certas cabecinhas!

  6. Que “festa”!…
    Parece-me que, como é habitual nestes casos (o tal “8 ou 80”!), há uns que acham que a TAP não serve para nada, e, outros que sonham com uma companhia aérea que nunca vai existir!…
    Muitos vão ter uma grande desilusão…
    Bom era a TAP não ter dívidas e continuar a ser nacional; assim, não há nada para festejar!!

    • Com a dívida (prejuízo colossal) que tem… Deixemo-nos de “romantismos”. Que se feche finalmente a torneira dos contribuintes e a transportadora que se entregue às leis do mercado.

      • Ah?!
        Qual “torneira dos contribuintes”?!
        O estado há anos que não mete um tostão na TAP!!
        Nem pode, segundo as regras da EU!!
        Alguém se dever ter esquecido deste “pormenor”…

RESPONDER

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia é uma invenção

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia de coronavírus é uma invenção, de acordo com uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Economia de Moscou (HSE). Segundo avançou o site de notícias RBC, citado …