David Neeleman é o novo dono da TAP

Stuart Isett / Fortune Brainstorm Green

David Neeleman, dono da Azul Linhas Aéreas Brasileiras

David Neeleman, dono da Azul Linhas Aéreas Brasileiras

O Governo deverá anunciar esta quinta-feira a venda de até 66% da TAP a David Neeleman, dono da Azul Linhas Aéreas Brasileiras.

De acordo com o Diário Económico, a proposta financeira de David Neeleman para o processo de privatização da companhia aérea portuguesa, através da Gateway, terá sido a mais vantajosa, ficando à frente da proposta da SAGEF, do grupo Synergy e Germán Efromovich

A venda deverá ser anunciada ainda hoje, depois da reunião do Conselho de Ministros, menos de uma semana depois da entrega das propostas finais, na passada sexta-feira, nas quais ambos os candidatos melhoraram as suas ofertas a nível financeiro e nos aspetos técnicos.

O projeto do novo dono, num consórcio com a Barraqueiro, assim como a disponibilidade para investir e os projetos de capitalização da empresa foram determinantes para a decisão, de acordo com o Económico.

O Governo quer fechar a venda dos 66% da TAP até ao final do mês. O novo investidor de referência assumirá 61% da empresa e os trabalhadores os restantes 5%, e só quando o consórcio entrar na companhia é que começarão os períodos de renegociação dos prazos da dívida.

Venda da TAP pode chegar aos 488 ME consoante desempenho em 2015

A venda da TAP ao consórcio Gateway permite a entrada de “no mínimo” 354 milhões de euros, valor que, consoante o desempenho da transportadora, pode chegar aos 488 milhões de euros, revelou hoje o Governo.

O valor da transação é “medido pela capitalização, pelo preço pago por ações e pela opção de compra e venda”, sendo que “não é possível antecipar nesta fase o valor recebido daqui a dois anos” pelo Estado com a privatização da TAP, explicou a secretária de Estado do Tesouro, Isabel Castelo Branco.

O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro reconheceu que o valor de encaixe para o Estado com o negócio é “reduzido” mas “importante”, sendo que a aposta no caderno de encargos sinalizava de antemão que havia um foco importante na capitalização da empresa.

O Governo decidiu hoje vender o grupo TAP, dono da transportadora aérea nacional, ao consórcio Gateway, do empresário norte-americano e brasileiro David Neeleman e do empresário português Humberto Pedrosa, rejeitando pela segunda vez a proposta de Germán Efromovich.

ZAP

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Assunto arrumado. Agora só falta tartar das restantes empresas de trnsportes públicos que mantêm o Estado e, bem assim, o contribuinte reféns da pouca vergonha a que se tem assistido. Bem haja o Governo que tenha a coragem de acabar com a mama destes “trabalhadores” oportunistas que prestam um péssimo serviço ao cidadão e ao país.

    • É assim mesmo, a mama tem de acabar, deixam de se armar em parvos com as greves que acham que fazem deles mais do que os outros.

  2. Finalmente… Depois do PS (AntºGuterres) ao fim de 15 anos acabou o fartote… Qdo dava lucro logo a tratavam de afundar ao verão na páscoa e no natal, ciclicamente e anos a fio.

  3. Parabens ao governo mais nacionalista desde que o 25 de Abril aconteceu. Os caes ladraram, a caravana passou e a TAP finalmente vai ser uma empresa que honre os Portugueses nos cinco cantos do mundo. Parabens Pedro Passos Coelho!

  4. Quem se lembra? Tal e qual as indústrias Cimenteira, metalomecânica, siderúrgica, Lisnave, Sorefame, Setenave, CTT, Carris, metropolitano… A coberto da pseudo “consciência de classe… Também a TAP. Finalmente com asinhas a voar para longe dos contribuintes e entregue a si própria e às “leis de mercado”.

  5. É inacreditável como gente “erudita” do BEsqª consegue desacreditar-se e levar com areia que eles próprios atiram para o ar, arregalados na contemplação da “chuvada”:
    “A Portugália foi comprada pela TAP por 100ME e agora a TAP é vendida por 10ME!”
    – A privatização vai gerar no mínimo receita de 354 ME e conforme os resultados da transportadora pode chegar aos 488 ME

    Que credibilidade podem suscitar estes momentos de boca no trombone? Nenhuma mas, se ela o disse é porque o conteúdo cola em certas cabecinhas!

  6. Que “festa”!…
    Parece-me que, como é habitual nestes casos (o tal “8 ou 80”!), há uns que acham que a TAP não serve para nada, e, outros que sonham com uma companhia aérea que nunca vai existir!…
    Muitos vão ter uma grande desilusão…
    Bom era a TAP não ter dívidas e continuar a ser nacional; assim, não há nada para festejar!!

    • Com a dívida (prejuízo colossal) que tem… Deixemo-nos de “romantismos”. Que se feche finalmente a torneira dos contribuintes e a transportadora que se entregue às leis do mercado.

      • Ah?!
        Qual “torneira dos contribuintes”?!
        O estado há anos que não mete um tostão na TAP!!
        Nem pode, segundo as regras da EU!!
        Alguém se dever ter esquecido deste “pormenor”…

RESPONDER

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …