Daniel Alves está de volta ao Barcelona (que gastou 85 milhões para o “esquecer”)

Miguel Ruiz / FC Barcelona

Aos 38 anos e após “5 anos a lutar como um louco”, Daniel Alves está de volta ao Barcelona. O clube gastou 85 milhões de euros em laterais direitos desde a saída do defesa brasileiro, mas não conseguiu “esquecê-lo”.

Daniel Alves está de volta a casa pela mão do antigo colega de equipa Xavi Hernández, agora treinador do Barcelona.

A ideia de fazer regressar o lateral brasileiro de 38 anos já corria há muito nos bastidores do clube catalão, mas Ronald Koeman, o anterior técnico dos blaugrana, não o quis na sua equipa. Agora, Xavi não hesitou em dar o seu aval ao regresso de Daniel Alves.

“Quase 5 anos a lutar como um louco para chegar a este momento”, confessa o lateral numa publicação no Instagram onde aparece a beijar o símbolo do Barcelona, no relvado do Estádio Camp Nou.

“Não sabia que demoraria tanto, não sabia que seria tão difícil, mas sabia dentro do meu coração e dentro da minha alma que esse dia chegaria”, escreve ainda Daniel Alves. “Volto à casa de onde nunca saí”, acrescenta.

“Não sei quanto tempo durará este sonho, mas que seja eterno enquanto dure”, frisa também o defesa, prometendo manter “a mesma ilusão da primeira vez” e as “mesmas ganas de ajudar a reconstruir o melhor clube do mundo”.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Dani Alves (@danialves)

85 milhões depois (com Nélson Semedo como a aposta mais cara)

Daniel Alves saiu do Barcelona para a Juventus em 2016. Ao cabo de seis temporadas, está de volta depois de ter deixado a defesa do Barça orfã de um lateral direito ao seu nível.

O clube catalão gastou cerca de 85 milhões de euros, nestes últimos anos, em laterais direitos. O mais caro dos reforços contratados foi o português Nélson Semedo, ex-Benfica, que custou 30 milhões de euros.

Nélson Semedo revelou alguma irregularidade e acabou por perder a titularidade para Sergi Roberto.

Aleix Vidal, actualmente no Espanyol, foi outra aposta falhada do Barça e custou 18 milhões de euros. O norte-americano Sergiño Dest, ex-Ajax, custou 21 milhões de euros em 2020, mas também não fez esquecer Daniel Alves.

Entretanto, ainda passaram pela posição nomes como Douglas, outro lateral brasileiro que chegou a estar emprestado ao Benfica e que agora está no Besiktas, e Moussa Wagué que foi promovido das bases à equipa principal.

Agora, com Daniel Alves de volta ao lugar onde pertence, é preciso esperar por Janeiro de 2022 para confirmar se o lateral ainda tem o estofo que o tornou no melhor defesa direito do mundo.

(Re)Estreia pelo Barça só em Janeiro

Daniel Alves vai recomeçar a treinar no Barcelona na próxima semana, mas só poderá reestrear-se pela equipa em Janeiro, após o fecho do mercado de transferências de Inverno.

O contrato do lateral deverá prolongar-se até ao final da temporada, com uma duração de apenas seis meses, o que não estranha dados os 38 anos do jogador. Mas deverá incluir uma opção de renovação por mais uma temporada, como assegura o jornalista especialista em transferências Fabrizio Romano.

Os salários do atleta estão no segredo dos deuses, mas o jornalista espanhol Gerard Moreno assegura que estamos a falar de um valor “baixo” e “sempre em função do rendimento” do lateral. Uma preocupação que o clube tem de ter também por causa das regras do “fair play” da UEFA.

Ao longo da sua carreira, Daniel Alves bateu vários recordes com destaque para o facto de ser o futebolista com mais títulos colectivos alcançados (46). Além disso, é o segundo jogador estrangeiro com mais jogos disputados pelo Barcelona (391), só sendo ultrapassado por Messi que soma 778 presenças.

Daniel Alves estava sem clube depois de ter jogador no São Paulo, no Brasil, e no Paris Saint-Germain, em França.

Susana Valente, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.