Daesh procura tradutores de português e espanhol

(dr) Dabiq Magazine #10

-

O grupo extremista Estado Islâmico (EI) lançou uma campanha na Internet para angariar pessoas que falem português ou espanhol para trabalharem como tradutores.

A notícia é do jornal espanhol El Mundo, que cita uma mensagem divulgada nas redes sociais desde junho onde se lê: “Queridos irmãos e irmãos, precisamos de irmãos e irmãs que falem português ou espanhol para nos ajudar no nosso projeto, se Alá quiser. Se falas uma destas línguas e queres juntar-te à nossa equipa de tradutores, por favor clica aqui”.

Em maio, foram detetados dois novos canais informativos, um em português e outro em espanhol, criados pelo Daesh (acrónimo árabe que designa o EI) no serviço de mensagens instantâneas Telegram, nos quais os seguidores do grupo radical podiam receber notícias atualizadas.

A Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) estava, em junho, a monitorizar um conjunto de pessoas que comunicavam em português no Telegram.

O grupo usava a designação de “Nashir Português“, numa referência à agência de notícias onde o EI publica os seus manifestos, a Nashir News Agency.

No mês passado, a polícia brasileira deteve dez pessoas por suspeitas de preparação de ataques durante os Jogos Olímpicos, que estariam ligadas ao grupo jihadista.

Na véspera, Rita Katz, especialista norte-americana em contra terrorismo, avisou que extremistas islâmicos publicaram no Telegram recomendações de 17 técnicas para atentados terroristas durante os Jogos Olímpicos, que decorrem entre os dias 5 e 21 de agosto no Rio de Janeiro.

Na notícia, o El Mundo refere que os serviços de inteligência espanhóis detetaram um forte aumento da atividade do Daesh em espanhol, nomeadamente com a divulgação de várias mensagens naquele idioma, o que está a ser entendido pelos especialistas como uma indicação de que Espanha continua na mira do grupo radical.

/Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Mas que raio é esta notícia???… Senhores jornalistas, estão a ajudar os terroristas a recrutar colaboradores?… Isto não é uma notícia que se dê!… Removam de imediato esta “notícia”. Estão apenas a fazer publicidade gratuita ao Daesh, seus burros… Deviam ser multados por ajudar os terroristas!

    • Caro Mário, infelizmente hoje em dia ninguém se contenta em “conter ou diminuír as labaredas mas sim atirar mais gasolina para a fogueira”, muita gente ainda não percebeu que são usadas como veículos de transmissão gratuita ( “virtual”, porta à porta ) e pensam que estão a fazer uma grande coisa mas infelizmente o efeito é contrário, enfim, sinais dos tempos e da procura de protagonismo, quer seja pessoal ou empresarial, neste caso comunicação social…..

  2. Caros Mario Casanova e “Só_de_Passagem”,
    Sem prejuízo de que em nenhuma circunstância aceitamos que nos digam para parar de informar quando o entendemos fazer, lamentamos de facto neste caso concreto ter dois leitores que não compreendem a importância da notícia e a quem prestamos de facto serviço ao fazê-lo.
    Quanto à adjectivação usada por um dos leitores, vamos escusar-nos a brincar com as palas de quem as quer ter.

    • ZAP, gosto muito de vocês, mas lamento que a vossa teimosia e orgulho não vos permita ver o erro colossal que estão a cometer… Estas “notícias” não são notícia. São publicidade gratuita aos esforços de recrutamento do Daesh… Basicamente, estão a ser cúmplices das suas actividades, ao ajudá-los a espalhar o terror e os anúncios de recrutamento… Deviam aprender com os vossos irmãos mais velhos e experientes – Os media em França, que já entenderam que não podem ajudar os terroristas a espalhar o terror. Leiam aqui: http://expresso.sapo.pt/internacional/2016-07-27-Meios-de-comunicacao-franceses-deixam-de-mostrar-imagens-de-terroristas

      • Caro Mário Casanova,
        Há uma diferença colossal entre a necessidade de informar a população de que um streaker atravessou o relvado a correr e de que uma determinada organização terrorista actua de determinada maneira ou planeia determinado acto.
        Se quiser fazer o paralelo com os meios de comunicação que deixaram de dar imagens (que não deixaram de dar as notícias, apenas as imagens), o ZAP também deu apenas a notícia do facto – não deu propriamente o link do anúncio no OLX ou Netemprego a pedir os tradutores, pois não?
        Se quer mesmo saber, hoje o ZAP até pode ter dado uma notícia que se encaixa na crítica de “isto é dar publicidade gratuita, era escusado, não serve para nada, isto é o que eles querem, etc”.
        Mas foi a notícia do PNR, não foi esta.

  3. Caros.
    Eu sei que é um assunto sério, mas a determinada
    Altura vamos ter que tomar uma posição.
    Esta “gente” do EI vive a época dos Cruzados.
    Não percebeu (devido aos lideres religiosos) que estamos no século XXI.
    Todos percebemos que é triste este tipo de mentalidade, mas infelizmente é a realidade

RESPONDER

Ana Rita Cavaco ataca plano de inverno (e duvida que Marcelo "tenha ficado mais sossegado")

Ana Rita Cavaco reuniu-se com Marcelo Rebelo de Sousa, mas duvida que o Presidente tenha ficado mais tranquilo após ter ouvido os representantes do setor da Saúde, no Palácio de Belém. Ana Rita Cavaco, presidente da …

Nuno Mendes, "hábil como Ronaldinho"

  Portal conceituado destaca o jovem lateral do Sporting e cita Cristiano Ronaldo... várias vezes. Gigantes europeus atentos à evolução do jogador. Nuno Mendes é o foco de um artigo do portal Goal, embora Ronaldo (e Ronaldinho) …

Irão e Rússia estarão a tentar interferir nas presidenciais dos EUA

O diretor nacional dos serviços de informação dos Estados Unidos disse na quarta-feira que Irão e Rússia obtiveram informações dos eleitores norte-americanos e que estão a tentar interferir nas eleições presidenciais de 3 de novembro. "Queremos …

Cientistas revertem a doença de Parkinson em ratos

Uma equipa de cientistas conseguiu reverter totalmente a doença de Parkinson em ratos. Os animais deixaram de apresentar sintomas e recuperaram neurónios. A doença de Parkinson resulta da redução dos níveis de uma substância que funciona …

Entrevista a Carlos Cueva, autor de estudo inédito sobre os jogos à porta fechada

Carlos Cueva, 34 anos e professor na Universidade de Alicante há seis anos. Estudou em Inglaterra, onde completou um doutoramento em Economia. O ensino e a investigação ocupam o seu tempo. É especialista em investigação …

Ministro da Saúde do Brasil infetado com covid-19

Eduardo Pazuello, ministro da Saúde brasileiro, está infetado. Também esta quarta-feira, o governante foi admoestado por Jair Bolsonaro, que negou haver intenção do Brasil comprar 46 milhões de doses de vacina chinesa. O ministro da Saúde …

PSD vai votar contra o OE2021. PS acusa Rio de abandonar defesa do "interesse nacional"

O secretário-geral adjunto socialista disse esta quarta-feira que não surpreende o voto contra do PSD à proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), considerando, no entanto, que Rui Rio “deixou cair” o valor do …

As vacas preferem interagir cara a cara com as pessoas. Ficam mais relaxadas

Um novo estudo descobriu que as vacas preferem interagir com os seres humanos cara a cara e que ficam os animais ficam mais relaxados com este tipo de interação do que quando ouvem uma voz …

Marcelo promulga diploma que reduz debates europeus para dois por semestre

O Presidente da República promulgou o diploma aprovado por PS e PSD que reduz os debates europeus no parlamento para dois por semestre, depois de ter vetado uma primeira versão que previa apenas um por …

Poderia o gato de Schrödinger existir na vida real? A Ciência pode responder em breve

Poderia o gato de Schrödinger existir na vida real? Uma equipa de investigadores propõe uma experiência que pode resolver essa questão espinhosa de uma vez por todas. Já alguma vez esteve em mais de um sítio …