Secretas investigam canal em português de propaganda do Daesh

(dr) Dabiq Magazine

O grupo terrorista Estado Islâmico criou um canal de propaganda em português no serviço de mensagens instantâneas Telegram. Os Serviços de Inteligência do Brasil estão já a investigar o caso, mas os criadores do fórum poderão ser jihadistas portugueses.

O “Nashir português” foi criado há cerca de três semanas, conforme avança a Antena 1, que adianta que a Agência Brasileira de Inteligência está a vigiar o fórum com atenção.

Pegando no nome da agência de propaganda do grupo terrorista, a Nashir News Agency, este “Nashir português” é mais um veículo para a disseminação da ideologia do Estado Islâmico e, por isso, é encarado com preocupação pelas autoridades.

“A abertura dessa nova frente de difusão de informações voltadas à doutrinação extremista, direccionada ao público de língua portuguesa, amplia a complexidade do trabalho de enfrentamento ao terrorismo e representa facilidade adicional à radicalização de cidadãos brasileiros”, sustenta a Agência Brasileira de Inteligência, citada pelo Jornal de Notícias.

Os autores deste canal em Português poderão ser alguns dos jihadistas portugueses que foram para a Síria combater ao lado do Daesh e que, conforme tem sido noticiado, assumiram papéis relevantes na máquina de propaganda do grupo terrorista.

O Expresso adianta que Steve Duarte Amieiro ou Celso Rodrigues da Costa podem estar “directa ou indirectamente” ligados a este “Nashir português”. O primeiro é, segundo o semanário, “um dos especialistas na realização e produção de material de propaganda do Daesh“, enquanto o segundo já apareceu em dois vídeos da organização a apelar ao extremismo.

É a primeira vez que existe um media jihadista em língua portuguesa“, destaca a especialista norte-americana em terrorismo, Rita Katz, em declarações ao Expresso.

Esta notícia assume maior relevância perante a proximidade dos Jogos Olímpicos no Brasil, a realizar de 5 a 21 de Agosto. O país já elevou o alerta de ameaça terrorista, nos últimos meses, e teme vir a ser alvo de ataques relacionados com o Daesh, nomeadamente, cometidos pelos chamados “lobos solitários”, apologistas da causa islâmica que actuam sozinhos.

Entretanto, há quatro dias foi criado no YouTube um canal do “Nashir português” que tem, até ao momento de redacção deste artigo, um único vídeo publicado, com imagens que parecem de um jogo de guerra. Na descrição do canal surge apenas a frase “Allah escreveu: ‘Eu certamente irei prevalecer, eu e os meus mensageiros.'”.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Plano Outono-Inverno prevê hospitais covid free, testes rápidos e task-force para doentes não-covid

O Plano de Outono-Inverno do Ministério da Saúde foi divulgado esta segunda-feira. O documento será revisto a cada dois meses. O Plano da Saúde para o Outono-Inverno, divulgado esta segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), revela …

Cientistas já sabem como é que raro tipo sanguíneo ajuda a prevenir a malária

Um raro tipo sanguíneo, encontrado apenas em algumas partes da África Oriental, parece proporcionar uma resistência natural à malária. Cientistas pensam ter descoberto como é isto possível. Em 2017, depois de terem analisado milhares de genomas no …

"Nem mais um tostão". Rio defende nova auditoria ao Novo Banco (e vai votar a favor do projeto do BE)

O presidente do PSD sugeriu que seja realizada uma auditoria ao Novo Banco por uma instituição pública como o Tribunal de Contas (TdC) e disse estar disponível para aprovar a proposta de comissão de inquérito …

O propósito do sono muda repentinamente quando somos crianças

Uma equipa de investigadores identificou uma mudança repentina no propósito pelo qual precisamos de dormir. A alteração foi verificada, na mesma altura, em animais. A razão pela qual precisamos de dormir pode variar de acordo com …

“Desrespeito e mentira”. Rui Moreira ameaça levar UEFA a tribunal após cancelamento da Supertaça europeia

O presidente da Câmara do Porto ameaçou recorrer à justiça para reclamar os prejuízos causados pela decisão da UEFA de não realizar a final da Supertaça europeia de futebol na cidade, acusando aquela instituição de …

Eis os quatro mundos mais promissores de albergar vida alienígena

Marte, Europa, Encélado e Titã são, de acordo com as descobertas científicas, os mundos mais promissores de albergar vida alienígena. A biosfera da Terra contém todos os ingredientes conhecidos necessários para a vida como a conhecemos. …

O Ciclo Solar 25 vai afetar a vida na Terra (e a NASA explica como)

A cada 11 anos, o Sol inicia um novo ciclo solar, marcado por períodos de violentas erupções e explosões magnéticas. Em dezembro de 2019, teve início um novo ciclo solar. Na semana passada, a NASA e …

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …