Secretas investigam canal em português de propaganda do Daesh

(dr) Dabiq Magazine

O grupo terrorista Estado Islâmico criou um canal de propaganda em português no serviço de mensagens instantâneas Telegram. Os Serviços de Inteligência do Brasil estão já a investigar o caso, mas os criadores do fórum poderão ser jihadistas portugueses.

O “Nashir português” foi criado há cerca de três semanas, conforme avança a Antena 1, que adianta que a Agência Brasileira de Inteligência está a vigiar o fórum com atenção.

Pegando no nome da agência de propaganda do grupo terrorista, a Nashir News Agency, este “Nashir português” é mais um veículo para a disseminação da ideologia do Estado Islâmico e, por isso, é encarado com preocupação pelas autoridades.

“A abertura dessa nova frente de difusão de informações voltadas à doutrinação extremista, direccionada ao público de língua portuguesa, amplia a complexidade do trabalho de enfrentamento ao terrorismo e representa facilidade adicional à radicalização de cidadãos brasileiros”, sustenta a Agência Brasileira de Inteligência, citada pelo Jornal de Notícias.

Os autores deste canal em Português poderão ser alguns dos jihadistas portugueses que foram para a Síria combater ao lado do Daesh e que, conforme tem sido noticiado, assumiram papéis relevantes na máquina de propaganda do grupo terrorista.

O Expresso adianta que Steve Duarte Amieiro ou Celso Rodrigues da Costa podem estar “directa ou indirectamente” ligados a este “Nashir português”. O primeiro é, segundo o semanário, “um dos especialistas na realização e produção de material de propaganda do Daesh“, enquanto o segundo já apareceu em dois vídeos da organização a apelar ao extremismo.

É a primeira vez que existe um media jihadista em língua portuguesa“, destaca a especialista norte-americana em terrorismo, Rita Katz, em declarações ao Expresso.

Esta notícia assume maior relevância perante a proximidade dos Jogos Olímpicos no Brasil, a realizar de 5 a 21 de Agosto. O país já elevou o alerta de ameaça terrorista, nos últimos meses, e teme vir a ser alvo de ataques relacionados com o Daesh, nomeadamente, cometidos pelos chamados “lobos solitários”, apologistas da causa islâmica que actuam sozinhos.

Entretanto, há quatro dias foi criado no YouTube um canal do “Nashir português” que tem, até ao momento de redacção deste artigo, um único vídeo publicado, com imagens que parecem de um jogo de guerra. Na descrição do canal surge apenas a frase “Allah escreveu: ‘Eu certamente irei prevalecer, eu e os meus mensageiros.'”.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Twitter pede aos utilizadores para serem simpáticos (e pensarem duas vezes antes de responder)

O Twitter vai começar a pedir aos utilizadores que repensem os conteúdos das suas respostas, através de uma mensagem de alerta. O objetivo é evitar mensagens ofensivas. A rede social Twitter vai passar a solicitar aos …

Suspensas marchas populares em Lisboa

As marchas populares em Lisboa, que decorrem em junho, foram suspensas "tendo em conta o atual contexto pandémico e devido às restrições de saúde pública que ainda se mantêm", anunciou esta quinta-feira a Câmara Municipal …

CDS-PP quer manter corridas de touros na RTP e contrariar a “política de gosto”

A bancada parlamentar do CDS-PP questionou hoje o Governo sobre o eventual fim das transmissões televisivas de corridas de touros nos canais públicos da RTP, mostrando-se contra a “tutela política” a ditar “uma política de …

Cabeceiras de Basto recua no desconfinamento. Quatro concelhos podem agora avançar

A ministra Mariana Vieira da Silva apresentou um quadro geral da situação em Portugal e revela que há um concelho que vai recuar no desconfinamento: Cabeceiras de Basto. A ministra de Estado e da Presidência acrescentou …

Aeroporto no Montijo pode levar à perda das principais áreas de alimentação das aves migratórias

Caso o Montijo venha mesmo a receber um novo aeroporto, poderá levar à perda de até 30% das principais áreas de alimentação das aves migratórias que passam o Inverno no estuário do Tejo. A conclusão está …

Príncipe de Liechtenstein acusado de matar Arthur, o maior urso da Roménia

Grupos ambientalistas acusaram um príncipe da família real de Liechtenstein de matar o maior urso da Roménia, violando a proibição da caça de grandes carnívoros. Em comunicado citado pelo jornal britânico The Guardian, a ONG romena …

França e Reino Unido mobilizam navios para Jersey e aumentam a tensão no Canal da Mancha

A Marinha francesa respondeu esta quinta-feira ao envio de dois navios-patrulha britânicos para Jersey, na véspera, e mobilizou as suas próprias embarcações militares para as imediações da ilha, contribuindo, dessa forma, para o aumento da …

Governo aprova a criação da tarifa social de internet. Preço ainda vai ser definido

O Governo aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, a criação de uma tarifa social de acesso a serviços de internet em banda larga, conhecida como tarifa social de internet, anunciou o ministro de Estado …

Cerca sanitária em Odemira diminuiu casos para menos de metade, garante Governo

O ministro da Administração Interna salientou hoje que a cerca sanitária em Longueira-Almograve e São Teotónio permitiu baixar os casos de infeção por covid-19 em Odemira para menos de metade e acusou a direita de …

Joshua Wong condenado a mais dez meses de prisão por participar em vigília que lembrava "massacre de Tiananmen"

O ativista de Hong Kong Joshua Wong foi condenado a dez meses de prisão por participar em 4 de junho de 2020 numa vigília para lembrar o chamado "massacre de Tiananmen", que Pequim não reconhece. A …