Desde dezembro de 2016 que o Portal de Transparência do SNS publica diariamente dados relativos ao funcionamento da linha SNS24. Isso já não acontece desde 09 de março.
Segundo noticiou o Expresso, na última vez que os dados foram publicados, a linha atingiu um pico inédito de chamadas e mais de metade não foram atendidas. Os dados não foram atualizados depois desse dia.
Também no mapa epidemiológico da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública (ANMSP), na secção sobre a resposta da linha SNS24, os últimos dados são de 09 de março. Nesse dia, a linha recebeu 27.679 chamadas, 15.072 foram abandonadas depois de terem passado pelo menos 15 segundos e 10.940 foram atendidos.
Embora não estejam a ser divulgados dados desde o dia 09, a ministra da Saúde, Marta Temido, disse no Parlamento que, a 19 de março, o call center recebeu 40 mil chamadas.
Já a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, afirmou estarem a ser feitos “grandes esforços” para reforçar o atendimento, com mais de 800 enfermeiros a responderam ao apelo. A linha já tem capacidade para atender 1200 chamadas em simultâneo, disse.
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe