Curso de Comandos retomado depois dos exames a militares

Resultados dos exames médicos aos instruendos do curso de Comandos não revelaram contra indicações clínicas que impeçam a sua continuidade.

O ministro da Defesa informou esta quarta-feira que o Exército vai reiniciar amanhã o curso de Comandos, avança o Diário de Notícias.

A decisão, que teve o conhecimento do Presidente da República, foi tomada hoje com o Chefe do Estado-Maior do Exército e “significa o regresso gradual à normalidade”, afirmou Azeredo Lopes.

O curso foi suspenso há uma semana, depois da morte do militar Hugo Abreu e, posteriormente, do internamento de outros dois militares.

Recorde-se que, no sábado passado, um desses soldados, Dylan Araújo da Silva, que esperava um transplante hepático acabou também por falecer.

Segundo o DN, os 65 instruendos têm estado em casa nestes últimos dias para lhes serem realizados exames médicos adicionais no Centro de Saúde Militar de Coimbra.

Em comunicado, o Exército anunciou que o curso pode retomar as atividades previstas no plano uma vez que “a avaliação não revelou contra indicações clínicas que impeçam a continuidade”.

De acordo com o diário, os exames incidiram sobre o estado geral de saúde, uma avaliação da degradação de funções específicas e incluíram ainda uma entrevista individual.

Os resultados foram depois avaliados por médicos das especialidades de medicina desportiva, interna, cardiologia e ortopedia.

No fim-de-semana, o Bloco de Esquerda considerou que, para reconhecer as recentes tragédias, era preciso extinguir o batalhão dos Comandos.

“Em 1993 acabou-se com o regimento de Comandos. E bem”, defendeu a coordenadora do BE Catarina Martins, que acrescentou que esta força “não responde a uma necessidade específica hoje” na democracia portuguesa e tem sido permanentemente marcada “pela tragédia”.

“É necessário que, reconhecendo a tragédia, se acabe com o batalhão de Comandos, que não devia ter sido reativado em 2002”, insistiu, referindo-se à decisão de Paulo Portas enquanto ministro da Defesa.

Antes, o Presidente da República já tinha assegurado que essa opção não estava sequer em cima da mesa.

“Não está em causa a extinção dos Comandos, mas uma coisa são as instituições outra coisas são as práticas e comportamentos. Há que apurar quais as práticas e comportamentos de tudo o que aconteceu”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Só por muito grave e inesperado acidente se pode morrer na Instrução Militar, como na vida. Os instruendos estariam,estão com as condições normais para sobreviverem num campo de Batalha exigente se o comandante da força tomasse bom registo do grau de exaustão dos militares e fizesse os respectivos altos, como fazíamos na guerra de Africa, ou , se, se limitasse bem a abrangência psicológica intrapsíquica da ideia força -” NÂO È COMANDO QUEM QUER,É COMANDO QUEM PODE”. E, obviamente, que nestas provas, como no desporto de alta competição, TEM DE HAVER CONTROLO ANTI-DOPING, ponto. Aos meus camaradas tombados e ás suas famílias aquele abraço de dor solidário, aos camaradas em curso prá frente aprendendo e aquele abraço.

    • E, necessariamente, depois da ocorrência, os serviços médicos de emergência e hospitalar têm /tinham de apresentar um grau de prontidão e resposta adequado à situação, facto que parece não ter acontecido. logo. .pode haver a este nível uma muito grave responsabilidade, quanto á reestruturação dos hospitais militares feita pelo governo anterior.

RESPONDER

Pensilvânia certifica vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais

As autoridades da Pensilvânia certificaram, esta terça-feira, a vitória do democrata naquele estado nas eleições presidenciais norte-americanas. Na sua conta do Twitter, o governador local, o democrata Tom Wolf, escreveu que o Departamento de Estado da Pensilvânia …

Nos Países Baixos, há drive-ins para as crianças poderem visitar o Pai Natal em tempo de pandemia

Muito se tem falado de como será o Natal neste ano atípico. Contudo, há países que já começam a arranjar alternativas para a época festiva. Nos Países Baixos, os drive-ins estão a ser usados para …

Vereador da Educação de Lisboa ameaça autarca com “um par de murros”

O vereador da Educação da Câmara de Lisboa afirmou, num comentário no Facebook, em resposta a uma publicação de um vogal da Junta de Freguesia do Areeiro, estar disponível para lhe dar "um par de …

Papa Francisco critica negacionistas da covid-19 e fala da morte de George Floyd

O papa Francisco, num livro esta segunda-feira publicado, criticou os opositores ao uso de máscaras ou outras restrições impostas para conter a pandemia de covid-19, sublinhando que nunca se manifestariam contra a morte do afro-americano …

Fenprof reconhece abertura da tutela do Ensino Superior para negociar apesar de divergências

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) reconheceu esta segunda-feira a abertura do Governo para negociar algumas questões do Ensino Superior, depois de uma reunião em que a tutela e a organização sindical nem sempre estiveram …

Bombeiros vão receber verba adicional de três milhões de euros

As associações humanitárias de bombeiros vão receber uma verba adicional de três milhões de euros em 2021 para fazer face aos constrangimentos financeiros devido à pandemia de covid-19, segundo uma proposta do PS hoje aprovado. Este …

Media Capital desafia ERC e elege Mário Ferreira como presidente

Os acionistas da Media Capital elegeram, esta terça-feira, o empresário Mário Ferreira presidente da dona da TVI. A assembleia-geral esteve inicialmente convocada para 28 de outubro, tendo sido suspensa, retomando hoje os trabalhos e com uma …

Estado de emergência. Maioria dos portugueses concorda com novas medidas de restrição

Uma sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã revela que a maioria dos portugueses concorda com o regresso ao estado de emergência e com as restrições impostas pelo Governo. De acordo com o Correio da …

Taarabt é o terceiro jogador do Benfica infetado com covid-19

O internacional marroquino também testou positivo à covid-19, dois dias antes de o Benfica, que já tinha previstas oito baixas no plantel, defrontar o Rangers para a Liga Europa.  Depois de Darwin Nuñez e Julian Weigl …

Oposição israelita pedirá dissolução do parlamento e novas eleições

O líder da oposição israelita, Yair Lapid, anunciou na segunda-feira que apresentará na próxima semana uma iniciativa para dissolver o Knesset (parlamento) e convocar eleições, num contexto de tensão na coligação governamental, noticiou a agência …