Curso de Comandos retomado depois dos exames a militares

Resultados dos exames médicos aos instruendos do curso de Comandos não revelaram contra indicações clínicas que impeçam a sua continuidade.

O ministro da Defesa informou esta quarta-feira que o Exército vai reiniciar amanhã o curso de Comandos, avança o Diário de Notícias.

A decisão, que teve o conhecimento do Presidente da República, foi tomada hoje com o Chefe do Estado-Maior do Exército e “significa o regresso gradual à normalidade”, afirmou Azeredo Lopes.

O curso foi suspenso há uma semana, depois da morte do militar Hugo Abreu e, posteriormente, do internamento de outros dois militares.

Recorde-se que, no sábado passado, um desses soldados, Dylan Araújo da Silva, que esperava um transplante hepático acabou também por falecer.

Segundo o DN, os 65 instruendos têm estado em casa nestes últimos dias para lhes serem realizados exames médicos adicionais no Centro de Saúde Militar de Coimbra.

Em comunicado, o Exército anunciou que o curso pode retomar as atividades previstas no plano uma vez que “a avaliação não revelou contra indicações clínicas que impeçam a continuidade”.

De acordo com o diário, os exames incidiram sobre o estado geral de saúde, uma avaliação da degradação de funções específicas e incluíram ainda uma entrevista individual.

Os resultados foram depois avaliados por médicos das especialidades de medicina desportiva, interna, cardiologia e ortopedia.

No fim-de-semana, o Bloco de Esquerda considerou que, para reconhecer as recentes tragédias, era preciso extinguir o batalhão dos Comandos.

“Em 1993 acabou-se com o regimento de Comandos. E bem”, defendeu a coordenadora do BE Catarina Martins, que acrescentou que esta força “não responde a uma necessidade específica hoje” na democracia portuguesa e tem sido permanentemente marcada “pela tragédia”.

“É necessário que, reconhecendo a tragédia, se acabe com o batalhão de Comandos, que não devia ter sido reativado em 2002”, insistiu, referindo-se à decisão de Paulo Portas enquanto ministro da Defesa.

Antes, o Presidente da República já tinha assegurado que essa opção não estava sequer em cima da mesa.

“Não está em causa a extinção dos Comandos, mas uma coisa são as instituições outra coisas são as práticas e comportamentos. Há que apurar quais as práticas e comportamentos de tudo o que aconteceu”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Só por muito grave e inesperado acidente se pode morrer na Instrução Militar, como na vida. Os instruendos estariam,estão com as condições normais para sobreviverem num campo de Batalha exigente se o comandante da força tomasse bom registo do grau de exaustão dos militares e fizesse os respectivos altos, como fazíamos na guerra de Africa, ou , se, se limitasse bem a abrangência psicológica intrapsíquica da ideia força -” NÂO È COMANDO QUEM QUER,É COMANDO QUEM PODE”. E, obviamente, que nestas provas, como no desporto de alta competição, TEM DE HAVER CONTROLO ANTI-DOPING, ponto. Aos meus camaradas tombados e ás suas famílias aquele abraço de dor solidário, aos camaradas em curso prá frente aprendendo e aquele abraço.

    • E, necessariamente, depois da ocorrência, os serviços médicos de emergência e hospitalar têm /tinham de apresentar um grau de prontidão e resposta adequado à situação, facto que parece não ter acontecido. logo. .pode haver a este nível uma muito grave responsabilidade, quanto á reestruturação dos hospitais militares feita pelo governo anterior.

RESPONDER

Infarmed suspende hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19

O Infarmed suspendeu o uso de hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19. Para além da OMS, outros países já tomaram a mesma decisão que Portugal. A decisão vem no mesmo sentido da Organização Mundial de …

PCP mantém festa do Avante! e pede calma às "almas mais inquietas"

O secretário-geral do PCP admitiu hoje que “não seria um drama”, devido à pandemia de covid-19, cancelar a festa do Avante, e garantiu que não é por dinheiro que os comunistas estão empenhados em realizá-la …

Futebol inglês aponta regresso para dia 17 de junho

A Liga inglesa de futebol, suspensa desde 13 de março devido à pandemia da covid-19, vai regressar em 17 de junho, com a realização de dois encontros em atraso, de acordo com BBC e Sky …

Estado investe 2.000 milhões na ferrovia, mas comboios vão circular à mesma velocidade

O investimento da Infraestruturas de Portugal deverá rondar os 2.000 milhões de euros, mas este montante servirá quase exclusivamente para eletrificação de linhas e substituição de sinalização. De acordo com a edição desta quinta-feira do jornal …

SBSR confirma Foals, Local Natives e Boy Pablo para a edição de 2021

Os Foals, os Local Natives e o músico Boy Pablo são os primeiros nomes reagendados para a 26.ª edição do Festival Super Bock Super Rock, remarcada para julho de 2021, foi hoje anunciado. O SBSR deveria …

Artistas com espetáculos cancelados recebem pelo menos 50%

O primeiro-ministro referendou, esta quarta-feira, a lei que regula a possibilidade de festivais e espetáculos no verão e que assegura apoio financeiro a artistas alvo de cancelamento ou reagendamento dos espetáculos por causa da pandemia. Este …

EUA anunciam fim da isenção de sanções no programa nuclear civil iraniano

Os Estados Unidos (EUA) anunciaram na quarta-feira o fim das derrogações que autorizaram até agora projetos relacionados com o programa nuclear civil iraniano, acordo internacional de 2015 do qual Washington se retirou. "Hoje, anuncio o fim …

Violência doméstica, droga, bairros problemáticos. Agentes da PSP obrigados a usar coletes anti-bala

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) decidiu tornar obrigatório o uso de coletes balísticos em oito tipos de situações. De acordo com o Jornal de Notícias, os agentes da PSP vão passar a …

Benfica e FC Porto estão entre os clubes europeus com maior valor comercial

O Benfica e o FC Porto estão em 24.º e 30.º, respetivamente, na lista dos 32 clubes de futebol europeus com maior valor comercial, que é liderada pelos espanhóis do Real Madrid. O Benfica (24.º) e …

Estados Unidos podem vir a acusar Cilia Flores, mulher de Maduro, por narcotráfico

Os Estados Unidos podem vir a acusar formalmente a mulher do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, por crimes de tráfico de droga e corrupção. A notícia foi avançada esta quarta-feira pela Reuters, que cita quatro fontes diferentes. …