Cunhada trama Sócrates e reforça acusação do Ministério Público

José Sena Goulão / Lusa

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

A companheira do irmão de José Sócrates terá feito declarações, no âmbito da Operação Marquês, que o Ministério Público (MP) considera “muito relevantes” para a acusação contra o ex-Primeiro-ministro.

Entre os depoimentos prestados por Tânia Gouveia, a companheira de António Pinto de Sousa, que faleceu em 2011, está o de que quem pagava as férias da família era o ex-primeiro-ministro José Sócrates.

DN teve acesso ao depoimento, que foi ouvida a 17 de Dezembro de 2014, e revela que a companheira de António Pinto de Sousa terá dito aos investigadores do MP que era hábito a família passar férias junta e em locais caros como o Pine Cliffs Resort no Algarve, onde na época alta se paga, em média, 500 euros por noite.

Tânia Gouveia ainda terá mencionado viagens a Salvador da Bahia, no Brasil, à Áustria e à Itália, onde terão ficado alojados em hotéis de 5 estrelas – e tudo a expensas de José Sócrates.

O salário de António Pinto de Sousa como funcionário público rondaria os 800 euros mensais, pelo que não teria capacidade para suportar tais gastos.

Tudo era tratado pelo gabinete do senhor engenheiro, que era assim que se falava”, terá dito Tânia Gouveia, citada pelo Diário de Notícias.

Funeral do irmão de Sócrates pago pelo motorista

As despesas do funeral de António Pinto de Sousa também terão sido suportadas por Sócrates, mas não directamente – antes através do seu antigo motorista, João Perna, que também é arguido no caso.

O DN sustenta que o Ministério Público detectou uma transferência de 40 mil euros de Carlos Santos Silva para João Perna e que, depois disso, este emitiu um cheque à agência funerária Servilusa no valor de 27 mil euros.

João Perna terá ainda emitido outro cheque no valor de nove mil euros à Emergência Médica Internacional que efectuou o transporte de António Pinto de Sousa de Lisboa para um hospital na Corunha, onde acabou por falecer.

Tânia Gouveia também terá desmentido José Sócrates quanto ao primo José Paulo Bernardo Pinto de Sousa, suspeito nos processos Freeport e Monte Branco e também envolvido no caso da Operação Marquês.

Sócrates terá argumentado, junto dos investigadores, não ter uma relação próxima com o primo, sublinhando até que não estava com ele há vários anos.

Tânia Gouveia, pelo contrário, terá garantido a presença habitual de José Paulo Bernardo Pinto de Sousa nas férias familiares.

O depoimento da companheira de António Pinto de Sousa será considerado “muito relevante” pelo Ministério Público, a tal ponto que, “ao contrário de outros que se mantiveram apenas gravados num CD, até foi escrito um detalhado resumo do mesmo numa informação da Autoridade Tributária”, afiança o Diário de Notícias.

Em reacção a estes dados, a defesa de José Sócrates reagiu falando em “coscuvilhice”, de acordo com o jornal.

ZAP

PARTILHAR

21 COMENTÁRIOS

  1. Claro que é tudo coscuvilhice ó Dr, claro que toda esta vida de sultão do Engenheiro é coscuvilhice, o apartamento de luxo em Paris, motorista privado. Tudo é mentira. Já agora uma dica: Interponha uma providencia cautelar a ex cunhada do “Inginheiro”

    • Eu diria mais. Interponha uma providência cautelar a todos os contribuintes por, apesar de ainda andarem a pagar (e continuarão a pagar por muito tempo) tanto desvario, não têm nada que procurar informar-se sobre as manigâncias do engenhocas.

  2. Na Mitologia grega, o Rei Midas, transformava em ouro tudo em que tocava. Este Sócrates onde ‘toca’ sai #@*&£ se bem me faço entender. Caramba!!! O homem é um génio. Tipo ‘génio do mal’, está visto.

  3. Tudo calunias, também a mim quem me paga quase tudo é o meu motorista. E também tenho um amigo que me dá ( empresta) tudo o que eu quero e quando quero. Cambada de invejosos por não terem amigos assim.

  4. Grande cunhada, a cuspir no prato da sopa.
    Acho graça a esta gente, vivem e convivem todos á grande e á francesa, á conta dos otários dos contribuintes , quando há problemas sacodem a água do capote e denunciam tudo… tá certo!
    Devia ser presa por afinal de contas também usufruia de todas as modomias e era cúmplice.
    Gentinha!!!!!!

  5. É como diz o ditado « quem não tem pão até migalhas vão». Pobres coitados dos inteligentes e super (também), que quando aparece algo ou alguém a dar uma achega a seu favor, ficam logo eufóricos e aproveitam imediatamente, o que dá a entender que realmente não têm nada.

  6. Eu só me interrogo.. é como é que ainda há pessoas que dizem que ele é inocente e que deveria ser era presidente da republica, porque só ele conseguiria tirar o país da miséria! Não estou a brincar… qualquer um pode ver isto se pesquisar nas redes sociais. Nunca tivemos um político que tenha roubado tanto e tão descaradamente (sim porque todos ou quase todos roubam.. não são é tão descarados).. e mesmo assim.. ainda há quem acredite na inocência dele… … enfim.. assim.. estamos condenados!

  7. É o que se chama ser pobre e mal-agradecida. Primeiro anda a curtir à conta. Depois vai fazer queixa dele. Pode ser cunhada, mas vê-se que faz parte da família.

  8. O problema deste indivíduo é do foro psíquico. Acredita piamente que é inocente e fá-lo-á até ao fim dos seus dias. Há delírio de grandeza, julga-se melhor do que todos. Como a história do soldado que ao marchar estava com o passo certo e todos os outros do pelotão é que iam a marchar mal. Esta estrutura mental está distorcida. O que é de lamentar é que quem o acompanha e apoia se deixa ir na onda e não percebe que está a lidar com alguém com perturbação do foro mental. Entretanto, as suas ações vão tramando o povo e este vai votando nos seus correlegionários. Assim não vamos lá.

  9. As Vozes que nunca chegarão ao céu…
    O PS de agora, com o Almeida ao lado do Costa, do Carlos e do Centeno, em manobras de “diversão” a preparar terreno para outro poder judicial… Supremos e gerais da república…
    “Sócrates o mártir político da democracia” com 40 anos de história desde o PREC aos macaus e essas porcarias passando por emaudios e diamantes, fundações, marqueses e outras companhias bordelizadas de poder cego e vil metal.

RESPONDER

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …

Luis Díaz será a prioridade do Newcastle

Valor de mercado será agora inacessível para os clubes italianos, escreve-se... em Itália. O novo Newcastle deverá atacar o mercado do futebol com estrondo, possivelmente já daqui a pouco mais de dois meses, e a prioridade …