Motorista João Perna passava cheques ao patrão, José Sócrates

José Sena Goulão / Wikimedia

Ex-primeiro-ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro-ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

As contas bancárias do motorista de José Sócrates, João Perna, terão sido usadas como ponte de passagem do dinheiro entre Carlos Santos Silva e o ex-primeiro-ministro. O Ministério Público diz que, desta forma, Sócrates tentava evitar uma ligação directa ao amigo.

Esta ideia é divulgada pelo DN que salienta que, “desde 2011, terão passado pela conta de Perna 87 mil euros provenientes de Carlos Santos Silva para pagar despesas de Sócrates“.

O Ministério Público terá detectado várias transferências suspeitas, feitas das contas de João Perna para as de José Sócrates, coincidindo, nos montantes e nas datas, com outras transferências feitas por Carlos Santos Silva para as contas do motorista.

Depois de se ter noticiado que João Perna transportava dinheiro em malas para José Sócrates, surge agora a ideia de que o motorista serviu de intermediário também em transferências bancárias e passagem de cheques.

O Ministério Público, segundo aponta o Diário de Notícias, entende que havia uma “rotina” nestas transferências, constatando que os valores se destinavam ao pagamento de condomínio, viagens, roupa e outras despesas de José Sócrates.

Entre as várias transferências detectadas pelo Ministério Público, o Diário de Notícias refere uma que terá ocorrido em 10 de Maio de 2012, em que João Perna terá depositado um cheque de 15 mil euros que lhe terá sido passado por Carlos Santos Silva. Quatro dias depois disso, um cheque com o mesmo valor, emitido pelo motorista em nome de José Sócrates, terá sido depositado na conta do ex-primeiro-ministro.

João Perna, que está em prisão domiciliária, depois de ter visto a medida de coacção de prisão preventiva alterada, trabalhava como motorista de José Sócrates desde 2011. Ele é suspeito de fraude fiscal qualificada, de branqueamento de capitais e de detenção de arma proibida.

Entretanto, o CM apurou que José Sócrates terá pressionado a direcção do INEM, quando trabalhava na Octopharma, no sentido de que esta mantivesse contratos com empresas da esfera da farmacêutica.

O presidente do INEM, Paulo Campos, terá contudo evitado qualquer contacto com José Sócrates, não se deixando influenciar.

SV, ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Potes vários para tanto mel. O enchame é que anda a pagar. É. Tantos juizes e todos enganados, pela extensão e complexidade, no detalhe para formalmente acusar… Há que aguardar. É provável haver ainda outros tipificados ‘cá-fora-dentro’

  2. O Tone é empresário? Se os empregados andam sempre a pedir-lhe é porque você não lhes paga o devido! Empresário ladrão, de certeza!

  3. No tempo da inquisição alguns ricos eram acusados dos maiores disparates matavam-lhe toda a familia e ficavam-lhe com os bens, ainda hoje o fazem em alguns paises do terceiro mundo,por cá que tambem somos do terceiro mundo já se comecou a fazer o mesmo,a mim para me roubar andam a fazer o mesmo,a merda é a mesma as moscas é que são diferentes.

    • Do 3º mundo já era… Agora é mais do ‘mundo em desenvolvimento´… Aquele tipo de ‘escolaridade’ é idêntica à generalidade dos continentes, excepto na maioria dos paises escandinavos! Porque será? É certo que o problema não será da mosca nem da abelha. Será do mel do pote, ou da meia do pé de outro?

RESPONDER

Explosão suspeita em complexo de edifícios na Suécia causa mais de 20 feridos

Mais de 20 pessoas ficaram feridas, três delas com gravidade, após uma explosão num complexo de edifícios no centro de Gotemburgo, na Suécia. A polícia está a investigar as causas do incidente e admite a …

Costa pode remodelar Governo após choque eleitoral (com Medina à cabeça)

António Costa pode estar a preparar uma remodelação no Governo, com Fernando Medina à cabeça. António Costa já veio negar essa possibilidade. O primeiro-ministro António Costa está preparado para fazer uma remodelação no Governo, após a …

Portugal com mais 600 casos de covid-19 e sete óbitos. Internamentos baixam das quatro centenas

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 600 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da …

Autárquicas não contaminam processo orçamental. Esquerda chuta eleições para canto e mantém pressão

Depois de uma empolgante noite eleitoral, avizinham-se duas semanas de negociações entre os partidos e o Governo. Os trabalhos de negociação do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) estão mais atrasados do que o habitual devido …

Igreja desaba com a força da lava do vulcão em La Palma

Uma igreja na ilha espanhola de La Palma desabou depois de ter sido atingida pela lava do vulcão que entrou em erupção no passado domingo, dia 19. Após ter escapado por pouco no início da semana …

Homem que tentou matar Ronald Reagan vai ser libertado em 2022

Na altura o homem foi considerado inimputável pela justiça devido a problemas mentais. Depois de ter saído de um hospital psiquiátrico em 2016, John Hinckley Jr vai ficar em liberdade total de 2022. A 31 de …

Coreia do Norte lança "projétil não identificado"

A Coreia do Norte lançou um "projétil não identificado" no mar ao largo da sua costa oriental, disseram esta madrugada os militares sul-coreanos. Tanto o Japão como os Estados Unidos já condenaram o lançamento. A Coreia …

Pandemia, campanha anticomunista ou geringonça? As justificações para a derrota do PCP

Pandemia, campanha anticomunista, geringonça ou outra coisa qualquer? O que justifica a hecatombe do PCP nas duas últimas eleições autárquicas? A noite eleitoral foi um tombo para o PCP, que, além de não ter conseguido recuperar …

"Os eleitores fizeram-se ouvir muito bem". SPD responde à CDU e quer aliança com os Verdes e FDP

Armin Laschet tinha anunciado que a CDU queria liderar o executivo apesar do mau resultado, o que já motivou uma resposta do SPD. O líder dos conservadores está também debaixo de fogo dentro do próprio …

Durante a Administração Trump, CIA terá abordado hipótese de raptar e até assassinar Assange

Em 2017, a CIA terá considerado raptar e discutido planos para assassinar o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, atualmente preso em Londres. Membros seniores da CIA discutiram a possibilidade de raptar e de assassinar Julian Assange …