Motorista João Perna passava cheques ao patrão, José Sócrates

José Sena Goulão / Wikimedia

Ex-primeiro-ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro-ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

As contas bancárias do motorista de José Sócrates, João Perna, terão sido usadas como ponte de passagem do dinheiro entre Carlos Santos Silva e o ex-primeiro-ministro. O Ministério Público diz que, desta forma, Sócrates tentava evitar uma ligação directa ao amigo.

Esta ideia é divulgada pelo DN que salienta que, “desde 2011, terão passado pela conta de Perna 87 mil euros provenientes de Carlos Santos Silva para pagar despesas de Sócrates“.

O Ministério Público terá detectado várias transferências suspeitas, feitas das contas de João Perna para as de José Sócrates, coincidindo, nos montantes e nas datas, com outras transferências feitas por Carlos Santos Silva para as contas do motorista.

Depois de se ter noticiado que João Perna transportava dinheiro em malas para José Sócrates, surge agora a ideia de que o motorista serviu de intermediário também em transferências bancárias e passagem de cheques.

O Ministério Público, segundo aponta o Diário de Notícias, entende que havia uma “rotina” nestas transferências, constatando que os valores se destinavam ao pagamento de condomínio, viagens, roupa e outras despesas de José Sócrates.

Entre as várias transferências detectadas pelo Ministério Público, o Diário de Notícias refere uma que terá ocorrido em 10 de Maio de 2012, em que João Perna terá depositado um cheque de 15 mil euros que lhe terá sido passado por Carlos Santos Silva. Quatro dias depois disso, um cheque com o mesmo valor, emitido pelo motorista em nome de José Sócrates, terá sido depositado na conta do ex-primeiro-ministro.

João Perna, que está em prisão domiciliária, depois de ter visto a medida de coacção de prisão preventiva alterada, trabalhava como motorista de José Sócrates desde 2011. Ele é suspeito de fraude fiscal qualificada, de branqueamento de capitais e de detenção de arma proibida.

Entretanto, o CM apurou que José Sócrates terá pressionado a direcção do INEM, quando trabalhava na Octopharma, no sentido de que esta mantivesse contratos com empresas da esfera da farmacêutica.

O presidente do INEM, Paulo Campos, terá contudo evitado qualquer contacto com José Sócrates, não se deixando influenciar.

SV, ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Potes vários para tanto mel. O enchame é que anda a pagar. É. Tantos juizes e todos enganados, pela extensão e complexidade, no detalhe para formalmente acusar… Há que aguardar. É provável haver ainda outros tipificados ‘cá-fora-dentro’

  2. O Tone é empresário? Se os empregados andam sempre a pedir-lhe é porque você não lhes paga o devido! Empresário ladrão, de certeza!

  3. No tempo da inquisição alguns ricos eram acusados dos maiores disparates matavam-lhe toda a familia e ficavam-lhe com os bens, ainda hoje o fazem em alguns paises do terceiro mundo,por cá que tambem somos do terceiro mundo já se comecou a fazer o mesmo,a mim para me roubar andam a fazer o mesmo,a merda é a mesma as moscas é que são diferentes.

    • Do 3º mundo já era… Agora é mais do ‘mundo em desenvolvimento´… Aquele tipo de ‘escolaridade’ é idêntica à generalidade dos continentes, excepto na maioria dos paises escandinavos! Porque será? É certo que o problema não será da mosca nem da abelha. Será do mel do pote, ou da meia do pé de outro?

RESPONDER

"Parasitas": O Melhor Filme dos Óscares chega à televisão

Parasitas vai passar na televisão esta sexta-feira (3), às 21h30, no canal TVCine Top. A produção de Bong Joon-ho angariou, nesta última award season, inúmeras nomeações, tendo sido Palma de Ouro no Festival de Cinema …

Países entram numa "guerra secreta" por ventiladores, admite agente da Mossad

Muitos países estão a utilizar os seus serviços de informações para a compra de material de saúde encomendado por outros, sobretudo ventiladores, para enfrentar a crise do novo coronavírus, disse um agente da Mossad, encarregado …

Pessoas que espalham ódio na Internet tendem a ser psicopatas

Os utilizadores da Internet que publicam comentários de ódio sobre outras pessoas tendem a ter traços psicopáticos. Por outro lado, os cientistas não encontraram uma correlação entre essa prática e narcisismo ou maquiavelismo. Estes utilizadores são …

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …

Bill Gates deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia

Num artigo publicado no jornal norte-americano Washington Post, o fundador da Microsoft, Bill Gates, deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia de covid-19, que já fez 43 mil mortes em todo o …

Comissão de Trabalhadores da TAP pede nacionalização da companhia

A Comissão de Trabalhadores (CT) da TAP reforçou esta quarta-feira o apelo para que a transportadora “se torne 100% pública”, depois de a empresa ter anunciado o lay-off da maioria dos trabalhadores, segundo um comunicado. No …