Motorista João Perna passava cheques ao patrão, José Sócrates

José Sena Goulão / Wikimedia

Ex-primeiro-ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro-ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

As contas bancárias do motorista de José Sócrates, João Perna, terão sido usadas como ponte de passagem do dinheiro entre Carlos Santos Silva e o ex-primeiro-ministro. O Ministério Público diz que, desta forma, Sócrates tentava evitar uma ligação directa ao amigo.

Esta ideia é divulgada pelo DN que salienta que, “desde 2011, terão passado pela conta de Perna 87 mil euros provenientes de Carlos Santos Silva para pagar despesas de Sócrates“.

O Ministério Público terá detectado várias transferências suspeitas, feitas das contas de João Perna para as de José Sócrates, coincidindo, nos montantes e nas datas, com outras transferências feitas por Carlos Santos Silva para as contas do motorista.

Depois de se ter noticiado que João Perna transportava dinheiro em malas para José Sócrates, surge agora a ideia de que o motorista serviu de intermediário também em transferências bancárias e passagem de cheques.

O Ministério Público, segundo aponta o Diário de Notícias, entende que havia uma “rotina” nestas transferências, constatando que os valores se destinavam ao pagamento de condomínio, viagens, roupa e outras despesas de José Sócrates.

Entre as várias transferências detectadas pelo Ministério Público, o Diário de Notícias refere uma que terá ocorrido em 10 de Maio de 2012, em que João Perna terá depositado um cheque de 15 mil euros que lhe terá sido passado por Carlos Santos Silva. Quatro dias depois disso, um cheque com o mesmo valor, emitido pelo motorista em nome de José Sócrates, terá sido depositado na conta do ex-primeiro-ministro.

João Perna, que está em prisão domiciliária, depois de ter visto a medida de coacção de prisão preventiva alterada, trabalhava como motorista de José Sócrates desde 2011. Ele é suspeito de fraude fiscal qualificada, de branqueamento de capitais e de detenção de arma proibida.

Entretanto, o CM apurou que José Sócrates terá pressionado a direcção do INEM, quando trabalhava na Octopharma, no sentido de que esta mantivesse contratos com empresas da esfera da farmacêutica.

O presidente do INEM, Paulo Campos, terá contudo evitado qualquer contacto com José Sócrates, não se deixando influenciar.

SV, ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Potes vários para tanto mel. O enchame é que anda a pagar. É. Tantos juizes e todos enganados, pela extensão e complexidade, no detalhe para formalmente acusar… Há que aguardar. É provável haver ainda outros tipificados ‘cá-fora-dentro’

  2. O Tone é empresário? Se os empregados andam sempre a pedir-lhe é porque você não lhes paga o devido! Empresário ladrão, de certeza!

  3. No tempo da inquisição alguns ricos eram acusados dos maiores disparates matavam-lhe toda a familia e ficavam-lhe com os bens, ainda hoje o fazem em alguns paises do terceiro mundo,por cá que tambem somos do terceiro mundo já se comecou a fazer o mesmo,a mim para me roubar andam a fazer o mesmo,a merda é a mesma as moscas é que são diferentes.

    • Do 3º mundo já era… Agora é mais do ‘mundo em desenvolvimento´… Aquele tipo de ‘escolaridade’ é idêntica à generalidade dos continentes, excepto na maioria dos paises escandinavos! Porque será? É certo que o problema não será da mosca nem da abelha. Será do mel do pote, ou da meia do pé de outro?

RESPONDER

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …