“Péssimo sinal político” e “uma mão cheia de nada”. As críticas ao novo diretor do SEF

Academia Militar

Tenente-general Luís Botelho Miguel

O sindicato dos inspetores do SEF já veio lamentar a nomeação de um general para diretor do serviço. O ministro da Administração Interna, por sua vez, considera que este tem um “prestígio indiscutível”.

O ex-comandante-geral da GNR, Luís Francisco Botelho Miguel, foi nomeado, esta sexta-feira, como novo diretor do SEF e vai dirigir o processo de reestruturação do serviço e “assegurar a separação orgânica entre as suas funções policiais e as funções administrativas de autorização e documentação de imigrantes”.

O sindicato dos inspetores do SEF já reagiu a esta nomeação, tendo considerado que a nomeação de um general para diretor do serviço é um “péssimo sinal político” e uma “fuga para a frente” do Governo.



Segundo o presidente do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização (SCIF/SEF), Acácio Pereira, “nas fugas para a frente, em que o objetivo é desviar o foco político, tudo se destrói e pouco se aproveita”.

O responsável fez um apelo aos deputados e aos partidos para que defendam o SEF, enquanto serviço de segurança e polícia integral de imigração “civilista” e “humanista”.

Uma deriva militarista não é solução para o SEF: nem serve a segurança de Portugal e do espaço europeu, nem combate a criminalidade transnacional, nem protege as vítimas do tráfico de seres humanos”, afirma Acácio Pereira, para quem “colocar um militar à frente do SEF “é estragar e negar mais de 30 anos do mais civilista serviço de segurança e polícia de imigração de Portugal”.

O novo diretor do SEF exerceu vários cargos de comando entre 2010 e 2020 na Guarda Nacional Republicana, onde cessou funções como Comandante-Geral em julho.

“Foi uma mão cheia de nada”

Em declarações à rádio TSF, o vice-presidente da Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR), José Miguel, declarou que o antigo Comandante-Geral não deixa saudades na GNR.

O responsável recordou que Botelho Miguel “tinha um bom discurso”, mas, “em termos práticos, (…) não trouxe nada de novo“. “Foi apenas mais um comandante que passou. Infelizmente, não deixa história”, afirmou o representante dos guardas.

“Só desejamos que possa ter algum sucesso e que seja melhor o seu desempenho enquanto diretor de uma estrutura policial do que foi na Guarda Nacional Republicana. A nós, deixou-nos uma mão vazia e outra cheia de nada”, disse ainda.

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, não partilha desta opinião, tendo afirmado que Botelho Miguel tem um “prestígio indiscutível”.

“Porquê o general Botelho Miguel? Pelo seu percurso de vida. Conhece muito bem e relacionou-se com todas as entidades envolvidas neste processo. É um cidadão que desempenhou notáveis funções ao longo da sua vida”, disse o governante à saída da inauguração das novas instalações do Posto Territorial da GNR de Salvaterra de Magos, citado pelo jornal Público.

A designação de Botelho Miguel surge depois da demissão da ex-diretora Cristina Gatões, que saiu do cargo nove meses depois do cidadão ucraniano Ihor Homeniuk ter sido morto nas instalações daquele serviço no aeroporto de Lisboa.

Homeniuk terá sido vítima de violentas agressões por três inspetores do SEF, acusados de homicídio qualificado e cujo julgamento começa a 20 de janeiro, com a alegada cumplicidade ou encobrimento de outros 12 inspetores e de uma funcionária administrativa.

Na terça-feira, o ministro da Administração Interna anunciou no Parlamento que a legislação sobre a restruturação do SEF será produzida em janeiro.

  Filipa Mesquita, ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “… O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, não partilha desta opinião, tendo afirmado que Botelho Miguel tem um “prestígio indiscutível”. …”
    claro que tem um bom prestigio. nao fez ondas para nao ser corrido da chefia da gnrestes cargos sao todos politicos, logo se vai contra o que diz o ministro é corrido, por isso tem um bom prestigio.

RESPONDER

"Deixa os homens cantar". Ex-paraquedistas vaiam e pedem demissão do ministro da Defesa

Centenas de ex-paraquedistas vaiaram e pediram hoje a demissão do ministro da Defesa e do Chefe do Estado Maior do Exército durante a cerimónia militar nas comemorações do Dia do Exército, em Aveiro. A iniciativa, que …

Portugal com mais quatro óbitos e 604 casos de covid-19

Portugal regista hoje mais 604 novos casos de covid-19 confirmados e quatro óbitos pela doença, assim como mais 243 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, segundo o boletim oficial. De …

Retrato de Monsieur Lavoisier e a sua esposa Marie-Anne-Pierrette Paulze.

Análise revela composição secreta debaixo de retrato de Lavoisier

Um icónico retrato do químico francês Antoine-Laurent de Lavoisier e da sua esposa, Marie-Anne, mostrou ter uma composição escondida debaixo dele. Antoine-Laurent de Lavoisier foi um químico francês fundamental para a revolução deste campo científico no …

Combustíveis: governantes "não fizeram o trabalho de casa"

A presidente executiva da OZ Energia, Micaela Silva, defendeu que o “Governo devia intervir menos” no mercado dos combustíveis, porque é liberalizado e não tem margens excessivas de comercialização, mas é “muito penalizado” pela quantidade …

Implante cerebral permite que paciente totalmente cega consiga ver formas e letras

Os cientistas da Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH), em Espanha, fizeram com que uma mulher completamente cega conseguisse ver formas simples e letras, através da colocação de um implante no seu córtex visual. Os investigadores …

Teoria dos primatas pedrados. Podem os cogumelos mágicos ter sido a chave para a nossa evolução?

A teoria já era conhecida desde os anos 90, mas um novo estudo veio trazê-la à baila novamente. O argumento é de que os cogumelos com efeitos psicadélicos podem ter ajudado a tornar os nossos …

Ainda sem fumo branco para o OE, Bloco e PCP reúnem órgãos máximos

O PCP e o Bloco de Esquerda reúnem hoje os respetivos órgãos máximos entre congressos com a proposta orçamental para 2022 no centro do debate. As conclusões da reunião da Mesa Nacional do BE serão apresentadas …

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …