Cristas diz que professores “foram aldrabados” e acusa Costa de incompetência

Rodrigo Antunes/ Lusa

A presidente do Partido Popular (CDS/PP), Assunção Cristas

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, afirmou nesta terça-feira que os professores “foram aldrabados” pelo Governo, liderado pelo socialista António Costa, acusando ainda o primeiro-ministro de ser “muito incompetente”.

“Compreendo muito bem as razões dos professores e compreendo muito bem que foram aldrabados, foram enganados no último Orçamento do Estado, claramente, por parte do Governo”, afirmou ontem a líder centrista, em entrevista à RTP1.

Assunção Cristas considerou que, no que diz respeito aos professores, que reclamam a contagem da totalidade do tempo de serviço (nove anos, quatro meses e dois dias), o Governo e o primeiro-ministro, António Costa, têm “andado muito mal”.

“O primeiro-ministro não tem razão, não consegue dialogar. É um primeiro-ministro que não mostra competência. É um político hábil, mas é um governante muito incompetente, nestas matérias e noutras matérias”, afirmou.

A negociação para o Orçamento de 2018 “prolongou-se” e “houve um acordo” que deixou os docentes “mais ou menos tranquilos”, mas “depois perceberam que era um logro”, referiu Assunção Cristas.

Para a presidente do CDS, este é “um padrão da atuação” do Governo do PS, em áreas como a educação, a saúde, a ferrovia ou dos investimentos públicos.

Questionada sobre se considera que os professores têm razão, Assunção Cristas defendeu a necessidade de “conversar para perceber o que é possível e em que timing”.

Taxas Robles é o “BE a lavar a sua consciência”

Durante a entrevista, Assunção Cristas abordou ainda a “taxa Robles“, a proposta apresentada pelo Bloco de Esquerda para travar a especulação imobiliária. Para a líder centrista, esta é uma tentativa do partido “lavar a sua consciência”.

“É o BE a lavar a sua consciência, mas não consegue e quer fazê-lo pelo canal errado“. Para Cristas, o importante neste momento é “combater a especulação imobiliária e dar habitação a muitas pessoas“.

Assunção Cristas não poupou nas críticas e, abordando o Orçamento de Estado para o próximo ano, considerado que “este Governo tem um primeiro-ministro e um ministro, o resto são todos secretários de Estado“, atirou.

Confrontada com os resultados orçamentais das Finanças, Cristas respondeu dizendo que Mário Centeno “faz um orçamento fantasioso, não rigoroso”, apelidando mesmo o ministro das Finanças como “campeão das cativações”.

A líder do CDS-PP aproveitou ainda para reiterar o que tem dito nos últimos tempos: “O CDS é a alternativa. Neste momento, somos a alternativa clarinha“, considerou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E foram aldrabados por quem?A senhora lembra-se de passos coelho e toda a bandidagem que esteve nesse (des)governo?Lembra-se?Nós não esquecemos que a senhora esteve lá!!!

  2. Era bom que esta senhora dissesse que o CDS e PPD mentiram descaradamente aos portugueses em 2011 e durante mais quatro anos. É preciso não ter vergonha na cara e ser um ser aberrante ao ponto de pretender “fazer a lavagem” dos anos negros em que fez parte de um governo miseravel e foi a autora da célebre “lei do despejos”, que pôs milhares de pessoas a viverem debaixo da ponte. É alguém que cheira mal.

RESPONDER

Mark Zuckerberg tem medo do TikTok (e já se sabe porquê)

Mark Zuckerberg já deixou claro, mais do que uma vez, que não gosta do TikTok. No entanto, agora sabemos o que está por trás desta hostilidade pelo rival: a aplicação está a crescer muito, mesmo …

A empresa mãe da Google já vale um bilião de dólares

Esta quinta-feira, a Alphabet, empresa mãe da Google, conseguiu uma cotação na bolsa de 1 bilião de dólares, cerca de 900 mil milhões de euros. A Alphabet tornou-se, esta quinta-feira, a quarta empresa norte-americana a conseguir …

Cientistas criam "cimento vivo" capaz de se "curar"

Uma equipa de cientistas dos Estados Unidos criou um "cimento vivo" juntando areia e bactérias num material de construção capaz de se auto-reproduzir, de absorver dióxido de carbono e manter a resistência. "Já usamos materiais biológicos …

Sporting 0-2 Benfica | Águia vence dérbi e foge na frente

O Benfica foi o grande vencedor do dérbi lisboeta. Na visita ao Sporting, os “encarnados” marcaram dois golos sem resposta, ambos na segunda parte, por Rafa Silva, entrado no decorrer da segunda parte, após ter …

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos e podem levam décadas até pedir ajuda, por nem sempre aceitarem e entenderem que sofreram violência sexual. Na maior parte dos …

"Messiah", da Netflix, reacende controvérsia sobre os limites da liberdade de expressão

A série Messiah, disponível na plataforma de streaming Netflix, acende a controvérsia em torno dos limites da liberdade de expressão e da criatividade no mundo das artes e do entretenimento. Messiah, uma série produzida por Michael …

Quadro encontrado por jardineiro era mesmo a obra desaparecida de Klimt

Em 1997, Retrato de uma Senhora desapareceu da Galeria de Arte Moderna Ricci Oddi, em Piacenza. Em dezembro, o quadro foi descoberto. Estava escondido numa parede da instituição. O quadro encontrado em dezembro, escondido na reentrância …

Terramotos modificaram a geografia de Porto Rico (e a NASA mostra como)

Os terramotos que Porto Rico tem sentido desde dezembro passado, que causaram pelo menos um morto e milhões de dólares em prejuízos, estão também a mudar a geografia desta ilha das Caraíbas. A agência espacial …

Maldivas desesperam por fundos enquanto continuam a afundar

As Maldivas correm o risco de desaparecer completamente a menos que o Governo consiga aceder a financiamentos para combater a subida das águas. Atualmente, 80% do país está um metro abaixo do nível do mar. "Não …

O avião-baleia da Airbus já fez o seu primeiro voo

https://vimeo.com/385554265 O BelugaXL, da Airbus, é um avião-baleia e é a aeronave com mais espaço de carga do mundo. O avião foi desenvolvido para transportar peças de aviões entre as várias fábricas da empresa europeia e …