Cristas diz que professores “foram aldrabados” e acusa Costa de incompetência

Rodrigo Antunes/ Lusa

A presidente do Partido Popular (CDS/PP), Assunção Cristas

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, afirmou nesta terça-feira que os professores “foram aldrabados” pelo Governo, liderado pelo socialista António Costa, acusando ainda o primeiro-ministro de ser “muito incompetente”.

“Compreendo muito bem as razões dos professores e compreendo muito bem que foram aldrabados, foram enganados no último Orçamento do Estado, claramente, por parte do Governo”, afirmou ontem a líder centrista, em entrevista à RTP1.

Assunção Cristas considerou que, no que diz respeito aos professores, que reclamam a contagem da totalidade do tempo de serviço (nove anos, quatro meses e dois dias), o Governo e o primeiro-ministro, António Costa, têm “andado muito mal”.

“O primeiro-ministro não tem razão, não consegue dialogar. É um primeiro-ministro que não mostra competência. É um político hábil, mas é um governante muito incompetente, nestas matérias e noutras matérias”, afirmou.

A negociação para o Orçamento de 2018 “prolongou-se” e “houve um acordo” que deixou os docentes “mais ou menos tranquilos”, mas “depois perceberam que era um logro”, referiu Assunção Cristas.

Para a presidente do CDS, este é “um padrão da atuação” do Governo do PS, em áreas como a educação, a saúde, a ferrovia ou dos investimentos públicos.

Questionada sobre se considera que os professores têm razão, Assunção Cristas defendeu a necessidade de “conversar para perceber o que é possível e em que timing”.

Taxas Robles é o “BE a lavar a sua consciência”

Durante a entrevista, Assunção Cristas abordou ainda a “taxa Robles“, a proposta apresentada pelo Bloco de Esquerda para travar a especulação imobiliária. Para a líder centrista, esta é uma tentativa do partido “lavar a sua consciência”.

“É o BE a lavar a sua consciência, mas não consegue e quer fazê-lo pelo canal errado“. Para Cristas, o importante neste momento é “combater a especulação imobiliária e dar habitação a muitas pessoas“.

Assunção Cristas não poupou nas críticas e, abordando o Orçamento de Estado para o próximo ano, considerado que “este Governo tem um primeiro-ministro e um ministro, o resto são todos secretários de Estado“, atirou.

Confrontada com os resultados orçamentais das Finanças, Cristas respondeu dizendo que Mário Centeno “faz um orçamento fantasioso, não rigoroso”, apelidando mesmo o ministro das Finanças como “campeão das cativações”.

A líder do CDS-PP aproveitou ainda para reiterar o que tem dito nos últimos tempos: “O CDS é a alternativa. Neste momento, somos a alternativa clarinha“, considerou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E foram aldrabados por quem?A senhora lembra-se de passos coelho e toda a bandidagem que esteve nesse (des)governo?Lembra-se?Nós não esquecemos que a senhora esteve lá!!!

  2. Era bom que esta senhora dissesse que o CDS e PPD mentiram descaradamente aos portugueses em 2011 e durante mais quatro anos. É preciso não ter vergonha na cara e ser um ser aberrante ao ponto de pretender “fazer a lavagem” dos anos negros em que fez parte de um governo miseravel e foi a autora da célebre “lei do despejos”, que pôs milhares de pessoas a viverem debaixo da ponte. É alguém que cheira mal.

RESPONDER

Pescador encontra destroços de navio que terá naufragado há mais de 200 anos

Arqueólogos mexicanos localizaram os destroços de um navio na costa do estado de Quintana Roo, no México, e acreditam que o mesmo terá naufragado há mais de 200 anos. De acordo com a BBC, o naufrágio …

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …