Crise leva à queda de uso de Visa em Portugal

LaTunya Howard / USN

foto: LaTunya Howard / USN

foto: LaTunya Howard / USN

As transações com cartões Visa caíram em 2013, o que o responsável da empresa em Portugal relaciona com a crise económica que o país atravessa, apesar de antever uma melhoria da situação para o próximo ano.

“O número médio de transações no ponto de venda caiu 8,2%. Houve 49,6 transações em média no ponto de venda, quando em 2012 foram 54 transações. Em volume, no ponto de venda, houve um decréscimo de 1,4% para 23,7 mil milhões de euros”, disse à Lusa Sérgio Botelho, gestor da Visa Europe em Portugal, que associa este decréscimo à “atual situação económica”.

Ainda assim, disse o responsável, a queda de 1,4% no volume de transações no ano passado ficou abaixo do recuo de 5,6% de 2012 e nos últimos “dois trimestres fiscais, entre abril e setembro, começou a sentir-se uma melhoria na faturação e na utilização de cartões, o que demonstra a confiança que os portugueses começam a sentir”.

A Visa Europe, empresa emissora de cartões de pagamento, apresentou hoje os resultados do ano fiscal de 2013, que compreende o período entre outubro de 2012 e setembro de 2013.

Ainda em Portugal, o valor médio de transação no ponto de venda caiu uns ligeiros 0,8% para 39,90 euros, mantendo a tendência decrescente dos últimos anos, com o responsável da Visa Portugal a justificar a diminuição com o facto de cada vez mais os portugueses usarem os cartões Visa para pagarem “pequenos valores”.

Apesar disto, em Portugal, um euro em cada 4,52 euros gastos foram transacionados através de um cartão Visa, enquanto na Europa o valor foi de um euro em cada 6,75 euros.

Em Portugal, registou-se ainda um crescimento de 8% da emissão de cartões e aumentaram as transações com cartões Business/Corporate, destinados a empresas, com a despesa total realizada a aumentar 11,4% para mil milhões de euros.

As despesas com cartões pré-pagos aumentaram cerca de 400% para 425 milhões de euros, que a Visa atribui aos benefícios no pagamento de subsídios de refeição com cartões pré-pagos.

Quanto à fraude com cartões Visa em Portugal, esta foi de 0,017%, cerca de três vezes inferior à média europeia (0,045%).

Para este ano, os objetivos da Visa estão relacionaodos com as inovações tecnológicas no pagamento com cartões, sobretudo no incremento de cartões ‘contactless’ (tecnologia sem contacto, que permite fazer pagamentos sem necessidade de inserir o cartão). A Visa lançará ainda programas piloto de pagamentos através do telemóvel e de transferências monetárias entre pessoas também usando os telemóveis.

“A visão da Visa é que, em 2020, metade das transações hoje realizadas com cartões sejam realizadas com um objeto móvel, como um ‘smartphone’ ou um ‘tablet'”, disse Sérgio Botelho.

Em 2013, na Europa, a Visa tinha 494 milhões de cartões em circulação em 37 países, mais 6% do que no ano anterior.

A empresa gerou no ano fiscal passado mil milhões de euros de receitas, tendo a despesa com cartões Visa atingido os dois biliões de euros.

Presente em Portugal desde 1970, a Visa é uma empresa de tecnologia de pagamentos atualmente detida e operada por bancos europeus e outros fornecedores de serviços de pagamentos. A sua principal concorrente é a também norte-americana MasterCard.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

PCP quer travar "ameaça de despejos" no final deste ano

O PCP entregou uma proposta de alteração ao Orçamento do estado para 2020 para manter congeladas as rendas antigas, quando os locatários tenham um rendimento inferior a cinco salários mínimos nacionais. O PCP quer manter congeladas …

CDS/Congresso: Carlos Meira disponível para acordo que vença João Almeida

Carlos Meira, candidato à liderança do CDS-PP, admite estar disponível para se unir a Filipe Lobo d'Ávila e Francisco Rodrigues dos Santos para vencer João Almeida e lutar "contra o sistema". Carlos Meira, militante de Viana …

Manuais gratuitos também no privado e no cooperativo. Iniciativa Liberal quer igualdade na Educação

O Iniciativa Liberal (IL) propôs uma alteração ao Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) na área da educação, que passa por fornecer manuais escolares gratuitos a todos os alunos da escolaridade obrigatória, quer frequentem o ensino …

Bezos lembra que Governo saudita assassinou um jornalista. ONU pede investigação a pirataria

Dois peritos das Nações Unidas dizem que Mohammed Bin Salman acedeu a informações pessoais de Jeff Bezos para tentar influenciar cobertura do The Washington Post sobre a Arábia Saudita. Depois de uma investigação do The Guardian …

MAI abre inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por agente da PSP

O Ministério da Administração Interna (MAI) já abriu um inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por um agente da PSP, na Amadora, de maneira a apurar responsabilidades. "O Ministro da Administração Interna …

Ronaldo volta a marcar e Sarri só tem de agradecer a Dolores por criar um espécime assim

Cristiano Ronaldo leva quatro jogos consecutivos a marcar e mais de 30 golos esta temporada, entre clube e seleção. Sarri disse que o mérito é de Dolores, "por criar uma espécime assim". A Juventus derrotou, esta …

Ana Gomes apontada à Presidência. "Costa jamais permitirá"

O antigo eurodeputado socialista Francisco Assis lançou o nome da também antiga eurodeputada do PS Ana Gomes como possível candidata à Presidência da República, manifestando desde logo o seu apoio a uma eventual candidatura. "Acho …

Silas deve deixar o Sporting no fim da época (ou até antes)

O Jogo escreve que Silas deverá deixar o Sporting no fim desta temporada, havendo também a possibilidade de sair antes do fim do mês de maio. O desportivo, que avança a notícia esta quinta-feira, adianta …

Taxa para descolagens e aterragens no Montijo reduz fatura da ANA em oito milhões

Uma das decisões da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que fazem parte da aprovação da construção do novo aeroporto do Montijo é a criação de uma taxa de 4,5 euros a aplicar a cada movimento …

Vitória-Porto: O guião de uma vingança aos minhotos com Telles e Soares como atores principais

Depois da derrota com o Braga para a liga, o FC Porto conseguiu derrotar o Vitória de Guimarães, avançando para a final da Taça da Liga, que se jogará frente aos bracarenses. Antes de se falar …