Rapazes salvos na Tailândia saíram do hospital e recordam “milagre”

Pongmanat Tasiri / EPA

As 12 crianças e o treinador de futebol que ficaram presos numa gruta inundada na Tailândia e que estavam internados desde a semana passada receberam esta quarta-feira alta hospitalar e falaram pela primeira vez desde o resgate.

Na primeira conferência de imprensa, um dos jovens resgatados, de 14 anos, disse que foi “um milagre” que ele e os seus colegas tenham sido encontrados. Os jovens contaram que não tinham comida e que sobreviveram a beber água que escorria pelas paredes da caverna.

“Nós tentámos sair porque achámos que não podíamos esperar que as autoridades nos resgatassem”, explicou o técnico Ekkapol Chantawong.

Os rapazes pediram ainda desculpa aos seus pais por terem mentido para conseguir sair de casa. Na altura, as crianças disseram que iam jogar à bola, omitindo que, na verdade, iam explorar uma gruta.

Recordaram ainda Kunan, o mergulhador que morreu durante o resgate, esperando que “esteja num sítio melhor”. “Queríamos muito que soubesse que lhe agradecemos do fundo do coração“, disseram.

Os médicos que acompanhavam os adolescentes decidiram antecipar a alta por um dia e, devido ao grande interesse provocado pela história, as autoridades permitiram que o grupo falasse com a imprensa antes de seguirem para as suas casas.

Os psiquiatras que acompanham as crianças e o treinador pediram para ter acesso às perguntas dos jornalistas para afastarem aspetos que podem ser traumáticos para os elementos do grupo.

Os especialistas avisaram ainda que as crianças e o seu treinador poderão sofrer transtornos a longo prazo, devido à intensa experiência vivida na caverna de Tham Luang, no norte da Tailândia. Aconselharam ainda as famílias do jovem a evitar falar com os media, pelo menos, durante o primeiro mês.

O grupo passou uma semana no hospital de Chiang Rai, no norte da Tailândia, depois de terem estado duas semanas presos na gruta inundada.

Os familiares das crianças também estiveram presentes. A organização desta conferência de imprensa explicou também que foram recebidas mais de 100 perguntas enviadas por jornalistas de todo o mundo.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mais 500 pessoas foram obrigadas a abandonar as suas casas em La Palma

500 pessoas juntaram-se, esta quinta-feira, às milhares que já foram obrigadas a abandonar as suas casas na ilha espanhola de La Palma, quando um rio de lava se aproximou de uma povoação junto à costa, …

Messi no PSG

"Messi, dá-me a tua camisola e eu dou-te a minha mãe"

Grande jogo em Paris, golo de André Silva, bis de Messi, mas uma criança também foi o centro das atenções. Os nomes das equipas já prometiam espectáculo e houve mesmo: o Paris Saint-Germain ganhou em casa …

Portugal com mais oito mortes e 865 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais oito mortes e 865 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 865 novos …

O empresário John Textor

Direcção do Benfica e John Textor em reunião

Benfica informou que houve um encontro entre o empresário e dois vice-presidentes do clube, que querem saber mais sobre as intenções do norte-americano. John Textor esteve no Estádio da Luz, nesta quinta-feira. O empresário foi recebido …

BE e PCP fazem pressão e Carlos César questiona: "Sentem-se melhor a fazer oposição ou a fazer acordos?"

O presidente do PS defendeu, esta quinta-feira, que Bloco e PCP têm de esclarecer "o que os move" nas negociações orçamentais: se preferem fazer oposição a um Governo de direita ou fazer acordos com um …

Apenas 14% das vacinas prometidas aos países mais pobres foram efetivamente entregues

Apesar das promessas deixadas por muitos dos países mais ricos e desenvolvidos, número de vacinas que chegou aos territórios é ainda muito baixo, o que pode comprometer os avanços já conseguidos. Apenas uma em sete doses …

Presidente da Coreia do Sul anuncia fracasso da colocação de satélite em órbita

O primeiro foguetão espacial fabricado pela Coreia do Sul falhou a colocação em órbita da sua carga, um satélite simulado de 1,5 toneladas, apesar de o lançamento ter tido sucesso, disse o Presidente do país. O …

Juízes recusam suspender julgamento de Ricardo Salgado

O juiz que está a julgar o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES), no âmbito da Operação Marquês, recusou suspender o julgamento, depois de a defesa ter alegado o facto de ter sido diagnosticado Alzheimer …

Quadro de Van Gogh, que esteve nas mãos dos nazis, vai a leilão. Deverá render 25 milhões de euros

Uma pintura de Vincent van Gogh vai ser leiloada no próximo mês, depois de mais de um século sem ser vista em público. Estima-se que o preço de venda chegue aos 25 milhões de euros. O …

Coreia do Sul lança com êxito o seu primeiro foguetão espacial

A Coreia do Sul lançou hoje o seu primeiro foguetão de fabrico próprio, segundo as imagens transmitidas pela televisão, tornando-se o décimo país do mundo com capacidade para desenvolver e lançar veículos espaciais. O veículo coreano …