/

Criador do Popcorn Time revelou a sua identidade

O criador do Popcorn Time, "Sebastian", é na verdade o designer argentino Federico Abad, de 29 anos

O criador do Popcorn Time, “Sebastian”, é na verdade o designer argentino Federico Abad, de 29 anos

O Popcorn Time chegou ao mundo há cerca de um ano e meio e causou um grande impacto no universo da partilha ilegal de ficheiros de forma – tudo porque o programa transforma o download de um filme via torrent numa transmissão tão simples como assistir a um vídeo no YouTube ou no Netflix.

Há algum tempo, o seu criador original — conhecido apenas pelo pseudônimo Sebastian — resolveu encerrar o projecto, que foi continuado por outro grupo.

Mas esta quarta-feira, o criador do Popcorn Time original saiu oficialmente da clandestinidade e revelou ao Mundo a sua verdadeira identidade.

Sebastian é, na realidade, o designer argentino Federico Abad, de 29 anos.

Em entrevista ao site holandês DN.no, Abad revela não apenas a sua verdadeira identidade, mas também as razões que o levaram a criar e, posteriormente abandonar, o projeto.

Internet lenta, atrasos no cinema e mais facilidade

Na entrevista, Abad revela que as suas principais motivações para criar o Popcorn Time foram as baixas velocidades de ligação à internet e também as estreias atrasadas dos filmes na Argentina em relação ao seu lançamento original.

“Aqui na Argentina as velocidades de internet são muito lentas. E os filmes estão a estrear com bastante atraso no cinema – às vezes meio ano depois de estrearem nos Estados Unidos”, diz Abad.

Além disso, a ideia de facilitar o acesso aos conteúdos disponíveis via torrent também foi um dos factores que levaram o designer a investir tempo e esforços na ferramenta.

“Se quiseres ver um filme em casa com uma rapariga, não podes dizer-lhe olha, vamos ver um filme e ficar à espera que descarregue“, explica Abad.

“Precisávamos de descarregar o filme um dia antes, para o ver quando precisássemos”, continua o designer, “e pensei que isto seria uma solução melhor”.

abadfederico / Instagram

Sebastian oficialmente saiu da clandestinidade e revelou a sua identidade ao público

Sebastian oficialmente saiu da clandestinidade e revelou a sua identidade ao público

Um dos principais alvos desta facilidade são as pessoas leigas, que não têm conhecimentos necessário para dominar as ferramentas dos torrent.

“Os torrents são todos muito direccionados aos especialistas. A minha mãe não conseguiria usar. Ela não poderia apenas clicar e ver um filme, no momento em que quisesse”, comenta Abad.

“Quando estou a desenvolver algo, a minha mãe é o meu estudo de caso. Se ela não consegue usar, ninguém consegue”, diz Abad.

“A ideia toda era que qualquer pessoa deveria ser capaz de ver um filme com dois cliques”, complementa.

Chamando a atenção dos grandes

No início, o Popcorn Time chamou a atenção de vários programadores, que começaram a colaborar com Federico Abad no projecto.

Em pouco tempo, porém, o sucesso do aplicativo atraiu a atenção do público, que foi o grande responsável pela publicidade do software.

Tanta atenção assustou os programadores, e o criador da ferramenta se viu sozinho mais uma vez.

“O projeto ganhou tanta atenção que os meus colegas enlouqueceram”, diz Abad.

“Eles acharam que isto se tinha tornado demasiado grande para nós, e toda a equipa principal de desenvolvimento saiu, fiquei sozinho”, conta o designer.

Nessa altura, Abad decidi iniciar contacto com developers em todo o mundo.

Em pouco tempo, havia mais de 100 pessoas envolvidas no desenvolvimento e manutenção do software, a trabalhar a partir de várias locais de todo mundo.

Mas tudo isto começava a ter um preço. A dedicação excessiva de Abad e de alguns dos programadores passou a ter uma influência negativa nas suas vidas pessoais.

Depois de passar noites em claro a trabalhar no projetco, muitos dos programadores tinham problemas de concentração, durante o dia, no trabalho.

E a namorada de Federico deixou-o, por se ter sentido abandonada.

Oportunidade (rejeitada) para ganhar dinheiro

Um dos pontos mais interessantes da entrevista de Abad diz respeito às ofertas indecorosas que recebeu enquanto estava à frente do Popcorn Time.

Diversos indivíduos com intenção criminosa estabeleceram contacto, oferecendo pequenas fortunas para que fosse instalado malware no programa.

“Houve muitas ofertas de negócios criminosos. Diziam que podíamos ganhar uns 10 mil dólares só numa semana”, conta Abad.

“Uma vez ofereceram-nos 5 dólares por cada pessoa que instalasse um spyware ou malware que modificasse os anúncios nas páginas web para mostrar anúncios deles”, revela Federico.

abadfederico / Instagram

Em março de 2014, Federico Abad e os demais programadores envolvidos no Popcorn Time resolveram abandonar o barco pirata.

Em março de 2014, Federico Abad e os demais programadores envolvidos no Popcorn Time resolveram abandonar o barco pirata.

Nenhuma dessas tentativas, porém, foi bem sucedida junto da equipa do Popcorn Time.

Rejeitámos todas as ofertas. Não estávamos a fazer isto por dinheiro”, diz o designer.

“Apenas queríamos oferecer um serviço bom, não algo que arruinasse as máquinas das pessoas”, garante Abad.

O Big Brother está a ver-te

Era só um questão de tempo até que os problemas legais começassem a surgir, e os responsáveis pelo programa sabiam-no.

Apesar de todos os seus esforços para se manterem sob anonimato, notaram que os seus perfis no LinkedIn tinham recebido a visita de um advogado dos estúdios Warner.

“Nós não sabemos como, mas ele conseguiu encontrar-nos”, conta Abad

“Ficámos assustados, pois nenhum de nós estava já no anonimato. Eles sabiam onde nós trabalhávamos e vivíamos”, recorda.

A 14 de março de 2014, Federico Abad e os restantes programadores envolvidos no Popcorn Time resolveram abandonar o barco pirata.

Mas, em vez de encerrar simplesmente o programa, ofereceram o código fonte à comunidade, para que continuasse com o seu desenvolvimento.

Actualmente, os herdeiros de Abad podem ser encontrados no popcorntime.io.

Sem arrependimentos, Abad voltou à vida normal de um designer argentino de 29 anos, e pode até ser encontrado nas redes sociais como o Instagram e Twitter.

Mas tristemente, não há notícias de que a namorada tenha regressado.

ZAP / Espírito Livre

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.